domingo, 3 de julho de 2016

COMO NÃO CAIR EM TENTAÇÃO

Todos sabem que não devemos acreditar completamente nas propagandas que aparecem na mídia, porque quase sempre a realidade mostrada nelas está distorcida - só são mostradas as vantagens e nunca as desvantagens - para nos levar a comprar os produtos anunciados.

Se formos acreditar no que vemos nesses anúncios, qualquer homem se tornaria irresistível se usasse determinado desodorante ou uma mulher de meia idade poderia voltar à forma dos seus gloriosos vinte anos apenas usando determinado creme. E assim por diante.

E não adianta tentar fugir delas, pois as propagandas estão em toda parte - somos atingidos quando menos esperamos. Os anunciantes usam os meios mais engenhosos para se comunicar - outro dia vi uma linda camiseta distribuída numa escola. A criança me mostrou toda orgulhosa o que tinha ganho e estava impressa nela uma mensagem dirigida para os pais dela. 

O que está por trás desses esforços são técnicas de marketing cuidadosamente calibradas para despertar o desejo de compra no público consumidor cobiçado pela empresa. E esses esforços sempre acabam tendo algum resultado, conseguindo despertar nas pessoas o desejo de comprar tal ou qual produto. 

Há uma certa semelhança entre esse processo e o que acontece com relação às tentações às quais todos somos expostos. Tentação é toda ação que é feita no sentido de nos fazer pecar, isto é para nos desviar dos caminhos estabelecidos por Deus.

Mas quem provoca a tentação? Simples: a força espiritual que é contrária a Deus, Satanás, cuja grande alegria é nos afastar do caminho do bem. Queiram ou não, essa força do mal existe e está por aí bem atuante, conforme a Bíblia conta e a experiência diária comprova.

O Inimigo é muito ousado e não respeita ninguém - não podemos nos esquecer que ele teve a ousadia de tentar o próprio Jesus.

E ele usa técnicas de marketing bem sofisticadas: sempre procura apresentar o incentivo para ceder à tentação como se fosse uma coisa boa ou sem perigo. Satanás sempre tenta nos deixar relaxados(as) com a perspectiva de pecar, para aumentar nosso desejo de fazer tal tipo de coisa. 

O Inimigo sabe onde e como "atacar", porque ele conhece bem as fraquezas humanas. Assim, é comum que ele influencie a que venhamos construir pensamentos do tipo “isso não faz mal de verdade", ou “eu mereço tal coisa, mesmo que seja errada” ou ainda “todo mundo faz, logo eu também posso fazer”, quando a tentação está diante de nós.

Frequentemente as pessoas “brincam com fogo” e pensam que vão conseguir resistir à tentação. E isso é um enorme perigo, pois a fraqueza humana é maior do que imaginamos - na verdade, basta que as condições necessárias se apresentem, que a maioria das pessoas peca. Simples assim.

Por exemplo, o rei Salomão era muito sábio e poderoso, mas foi levado por suas inúmeras mulheres, aos poucos, a adorar outros deuses. Abriu a guarda aqui e ali e quando se deu conta, já tinha pecado. 

Os três melhores conselhos que já vi sobre como resistir à tentação são simples e bem objetivos. O primeiro foi dado pelo próprio Jesus: peça a Deus que lhe dê forças para não cair em tentação - Jesus falou sobre isso quando ensinou a famosa oração do “Pai Nosso”. Precisamos da força do Espírito Santo, atuando em nós, porque sozinhos não vamos conseguir.

O segundo conselho é: não fique perto da tentação, caso possa se afastar dela. Não vá a lugares onde você vai estar exposto a esse tipo de coisa ou tenha muito contacto com pessoas que gerem esse tipo de situação para você. Proteja-se.

O terceiro conselho é: quando você estiver motivado a ceder, pense nas consequências dos seus atos. Pense o que acontecerá na manhã seguinte, no mês seguinte ou no ano seguinte. Avalie bem o que seus atos poderão causar, tanto para você, como para seus entes queridos. 

São conselhos simples e todos apontam na direção do conhecido ditado: "eu não posso impedir que o passarinho (a tentação) pouse na minha cabeça, mas posso impedir que ele faça ninho ali". Em outras palavras, a tentação virá - isso é uma certeza - mas eu posso não me deixar dominar por ela.

Com carinho

17 comentários:

  1. obg ajudou muito,pois acabei de me crisma,e ja estou pensando em cair em tentaçao. isso me lembra os40 dias que deus foi tentado pelo diabo.

    ResponderExcluir
  2. obg esse concelho me levou a refleti sobre minhas atitudes
    e ver que cair na tentação não vale apena,que Deus me ajude a terminar a caminha sem ceder a tentação.Amém.

    ResponderExcluir
  3. tenho muita dificuldade,pois parece que a tentação me acompanha lado a lado,acredito que perdi varias vitorias por causa de te caido na tentação.Pesso a Deus todos os dias pra me livrar das tentações,mas cada dia que passa as elas repercultem.Quero um conselho pra resistir a esse mal.valeu.

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras,estáme ajudando bastante,já que nao só eu,mas todos nós vivemos num mundo cercado por tentaçoes á todo instante!

    ResponderExcluir
  5. meu deus e tao dificl ser santo como o senhor, orai e vigia
    e isso que eu vou fazer e me afastar das tentaçoes ja que sei que sou fraca e acabo caindo meu deus me ajude me console e nao quero perder as bençaos prometidas pai obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  6. Tenho medo ... medo de não conseguir realizar meus sonhos por causa das tentações, a partir de hoje, eu peço a oração de vocês, eu quero mudar a partir de hoje e seguir esses conselhos baseados na palavra de Deus, abraço, glória a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha medo. É preciso reconhecer o poder que muitas vezes se levanta contra nós, mas não há porque temer.

      A Bíblia nos ensina que maior é o que está em nós (o Espírito Santo) do que o que está no mundo (Satanás). Tenha sempre isso em mente.

      Excluir
  7. já cai muitas vezes em tentação, não quero cair de novo

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos conselhos, vamos ser fortes e superar as tentações e lembrar sempre destes conselhos. Ter consciência e pensar no momento é muito importante.

    ResponderExcluir
  9. Realmente é assim! Porque achamos que não iremos cair em tentação quando se tem um certo amadurecimento espiritual e caímos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é muito boa.

      Acho que quando achamos que não vamos cair em tentação, deixamos de vigiar como seria preciso. Relaxamos. E aí ficamos vulneráveis.

      Excluir
  10. Peço a Deus todos os dias mais sempre caiu, mas hj to descendo as águas e hj tenho certeza que o espirito santo vai me molda e vou ser uma nova criatura na presença do Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Peço a Deus todos os dias mais sempre caiu, mas hj to descendo as águas e hj tenho certeza que o espirito santo vai me molda e vou ser uma nova criatura na presença do Senhor.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada

    Isso ajudou-me a refletir sobre tudo que tenho feito

    Mas o meu maior desejo é ser herdeira de jesus

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Ajudou muito Não Vou Mais Cair Em Tentação!!! Amem

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Ajudou muito Não Vou Mais Cair Em Tentação!!! Amem

    ResponderExcluir