quinta-feira, 18 de maio de 2017

COMO É A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA SUA VIDA

O Espírito Santo é uma das três pessoas da Trindade Santa, junto com o Pai e o Filho (Jesus). Seu papel é estar presente no mundo, interagindo com as pessoas. Por isso, d´Ele se diz que é Deus habitando em nós.

A ação do Espírito Santo começa antes da conversão, quando leva as pessoas a aceitar Jesus. É preciso ficar claro que a conversão não é obra de pregadores(as) e/ou evangelistas e sim uma ação do Espírito Santo.

Depois que a pessoa já está convertida, ainda assim o trabalho do Espírito Santo com ela continua, especialmente em três áreas da sua vida espiritual. 

A primeira delas é a intercessão junto a Deus - o Espírito Santo pede continuamente pela pessoa convertida junto a Deus, para que seus pecados sejam perdoados e ela possa se aproximar do Pai.

E o Espírito Santo faz isso, segundo a Bíblia, de forma surpreendente: Usa gemidos que, de tão extraordinários, não podem ser explicados por linguagem humana (Romanos capítulo 8, versículo 26).

A segunda área de atuação do Espírito Santo é a santificação da pessoa convertida, pois depois da conversão é que o trabalho começa de fato. A pessoa convertida precisa mudar seu interior, para viver mais de acordo com a vontade de Deus. Isso significa abandonar maus hábitos (veja mais), mudar sentimentos errados, enfim eliminar, aos poucos, tudo aquilo que afasta a pessoa de Deus. 

E à medida que a pessoa muda, ou seja, se santifica, vai colhendo o fruto da presença do Espírito Santo na sua vida: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, serenidade e domínio próprio (Gálatas capítulo 5, versículos 22 e 23).

A terceira área onde o Espírito Santo atua é na capacitação da pessoa para realizar a obra de Deus. Quando alguém se coloca à disposição para trabalhar nessa obra, vai precisar contar com as ferramentas necessárias para poder realizar bem as tarefas que vierem a ficar a seu cargo. 

Em outras palavras, essa pessoa vai precisar de uma parcela do poder de Deus para lhe dar condições de enfrentar as dificuldades que vão surgir no seu caminho e ter os meios para fazer a diferença na vida do seu próximo (Atos dos Apóstolos capítulo 1, versículo 8).

O Espírito Santo é a fonte desse poder que capacita quem precisa. E Ele distribui esse poder de acordo com as necessidades de cada obreiro(a). Os chamados "dons" do Espírito Santo são justamente essa parcela de poder distribuído para cada obreiro(a). 

Há muitos tipos de dons, pois também são muitas as necessidades da obra de Deus: profecia, ensino, pastoreio, apostolado, cura e falar em línguas, dentre outros. Cada um deles atende uma necessidade específica dessa obra (veja mais).

O Espírito Santo, portanto, é a presença de Deus na sua e na minha vida. É a demonstração prática de que Deus se preocupa conosco e nos dá condições para superarmos dificuldades, ficarmos firmes durante nossas lutas, encontrarmos consolo e ajudarmos na implantação do Reino de Deus aqui e agora. 

Concluindo, sem o Espírito Santo estaríamos perdidos na nossa vida espiritual. E graças a Deus pela sua presença maravilhosa na nossas vidas.

Com carinho

Um comentário:

  1. Muito obrigada por esta postagem. muito rica , única e verdadeira, feliz por ter aprendido tudo sobre oque li hoje aqui. Camila

    ResponderExcluir