terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

OLHANDO COM "OLHOS DE VER"

Podemos aprender sobre Deus de várias formas: estudando a Bíblia sozinho/a, frequentando cursos, ouvindo pregações e assim por diante. Mas há uma forma de aprender que pouca gente usa: olhar para o mundo com "olhos de ver", ou seja, procurar encontrar nele as "impressões digitais" de Deus. 

Eu me explico. Como Deus criou tudo, a própria maneira como as coisas são organizadas no mundo fornece pistas concretas de como a mente de Deus funciona e quais são seus planos para a humanidade. Mas somente conseguimos perceber isso, quando olhamos para as coisas que nos cercam com "olhos de ver". Quando prestamos atenção não somente na aparência externa das coisas, mas também procurarmos entender seu significado e razão para existir.

Vou dar um exemplo. Somos criaturas que precisam de nutrientes externos para nos mantermos vivos. Agora, Deus poderia ter-nos criado para poder adquirir tais nutrientes de outra forma que não comendo - as plantas, por exemplo, não precisam comer e conseguem seu alimento via fotossíntese.

Portanto, se precisamos comer, há um propósito nessa escolha que Deus fez para nós. Com efeito, encontrar comida e torná-la disponível para consumo são atos que estão na base da organização e desenvolvimento da sociedade humana. 

Por causa dessa necessidade, foram desenvolvidas a agricultura e a pecuária, os meios de transporte, as indústrias para processar alimentos e os armazéns para guardá-los. E as coisas não terminam aí, pois ainda é preciso lembrar da necessidade de fazer a preparação final dos alimentos (cozinhar) e ter um lugar para seu consumo. Daí surgiram mais indústrias (como a de geladeiras e fogões) e serviços (como lanchonetes e restaurantes e entrega de refeições prontas). 

E não podemos esquecer que as atividades relacionadas com comer geraram hábitos sociais importantes, como as refeições em família ou com amigos.

Imaginem como nosso mundo seria diferente se os seres humanos se alimentassem simplesmente via fotossíntese. Portanto, quando Deus nos criou precisando de comida, havia um propósito por trás e isso fica claro na estrutura da sociedade humana. 

O ato de comer e trocar experiências em torno de uma mesa, tornou-se fundamental para a nossa sociedade e não foi por acaso que Jesus estabeleceu um sacramento (a Santa Ceia), onde os cristãos devem comer pão e vinho em memória do seu sacrifício, tudo isso baseado numa refeição.

Se não olharmos para o mundo com "olhos de ver", não perceberemos que o simples ato de comer moldou toda a sociedade humana e que a existência dessa necessidade revela um plano de Deus para nós. Eu diria que essa necessidade estabelece que Deus nos quer vivendo em comunhão, dependendo uns dos outros e ajudando uns aos outros. 

Existem muitas outras coisas similares a essa, que indicam o que Deus pensa e quer. E vou citar mais um exemplo apenas para comprovar o que acabei de dizer. 

Reflita por um momento comigo: por que a reprodução humana é feita através do sexo? Ora, muitos organismos se reproduzem por simples divisão celular, na chamada "reprodução assexuada". Portanto, se Deus decidiu que o sexo iria ser parte da vida humana, Ele tinha uma razão importante para isso. E não é por acaso que o sexo tem impacto tão gigantesco na sociedade. 

Concluindo, os planos de Deus são muito mais complexos do que percebemos com um olhar superficial, isso é quando passamos pelo mundo "sem olhos de ver". E é por viverem assim, sem procurar prestar mais atenção na forma como as coisas estão organizadas, que muitos seres humanos não conseguem perceber a existência de Deus, ou, se acreditam na sua existência, lhe dão pouca importância, vivendo como se Deus não existisse (veja mais). 

Deus está presente em todos os lugares, mas há mais n´Ele do que isso. Muito mais. Seus planos e decisões moldam a forma como vivemos e acabam por definir como a sociedade humana funciona. Por isso é lícito dizer que somos muito mais dependentes de Deus do que percebemos. 

E se não entendermos isso, Deus nunca vai assumir a importância que merece ter em nossas vidas. Somente a compreensão dessa verdade super importante vai nos fazer viver de fato o mandamento de colocar Deus em primeiro lugar, acima de qualquer outra coisa. Simples assim.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário