domingo, 1 de julho de 2018

A "DOENÇA" DA FALTA DE TEMPO

Um dos maiores problemas atuais é a falta de tempo. E ele é tão grande que chega a ser como uma "doença". 

Vivemos num mundo onde há muitas informações, muitas escolhas possíveis e muitas decisões a tomar. São muitos os compromissos, muitas as tarefas a serem desenvolvidas, muita demanda e pouco o tempo disponível. Vivemos com quase nenhuma margem de folga, em constante estado de sobrecarga. Na época do Natal, então, com todos os compromissos que são agregados, como festas de fim de ano, compras de presentes, etc, a situação chega a ficar insuportável. 

Agora, é parte do sintoma dessa "doença" as pessoas sentirem que estarão desperdiçando suas vidas se sua agenda não se mantiver cheia. Assim, elas, sempre que podem, assumem novos compromissos para "aproveitar" bem o seu tempo. E aí o problema só se agrava e a agenda delas fica cada vez mais carregada.

Falta de tempo, barreira para o crescimento espiritual
A falta de tempo cria uma barreira para o desenvolvimento espiritual das pessoas. Elas simplesmente alegam não ter tempo para fazer para se dedicar às questões espirituais. Por isso é muito mais fácil conseguir que muitas pessoas contribuam financeiramente para a obra de Deus do que doem do seu próprio tempo. 

Crescimento e amadurecimento espiritual requerem mudança de vida e isso requer tempo para meditar, analisar a própria vida, orar, estudar a Bíblia, cultivar relações com o próximo, trabalhar na obra de Deus e assim por diante. E como as pessoas estão tão sobrecarregadas por tantas coisas, acham que não têm tempo para fazer tudo isso e acabam se conformando com uma vida espiritual medíocre. 

Acredito que a medida mais importante que você possa tomar agora mesmo para melhorar sua vida espiritual é abrir folga na sua agenda para Deus. Talvez você pense que não pode fazer isso, pois seus compromissos atuais são muito importantes e inadiáveis. 

Aí cabe uma importante decisão: você quer, ou não, crescer espiritualmente? Se quiser, vai precisar encontrar tempo para essas coisas, caso contrário vai continuar com dificuldades para avançar na vida espiritual.

O papel das disciplinas espirituais
Depois que você encontrar tempo de qualidade para as coisas de Deus, o passo seguinte é decidir o que fazer com esse tempo - afinal, você nunca terá tempo para fazer tudo que poderia ou gostaria fazer. É preciso priorizar suas atividades.

Aí entram as chamadas "disciplinas espirituais". Eu não gosto muito desse nome, pois "disciplina" é uma palavra que gera pensamentos desagradáveis - parece se referir a uma coisa que não é muito boa, mas somos obrigados a fazer. Um nome melhor seria "hábitos espirituais", mas o nome adotado pelos teólogos foi "disciplinas espirituais" e não tenho muito como fugir dele. 

Seguir algumas disciplinas espirituais é muito importante. Não se trata de fazer sacrifício e sim de criar alguns importantes hábitos. Esses hábitos são tão bons e produtivos que podem se tornar um "oásis" dentro do mundo complicado em que você vive - as práticas esportivas têm exatamente esse papel para muitas pessoas. 

Quando comecei a manter este site, precisei me disciplinar para conseguir escrever escrever seguindo um ritmo constante, de modo a conseguir publicar sempre material novo para os/as leitores/as. Comecei escrevendo um texto novo a cada três dias e hoje faço uma nova publicação a cada dois dias. No começo foi meio difícil, pois não tinha esse hábito, mas com o passar do tempo, escrever constantemente acabou se tornado parte da minha vida - hoje faço isso com prazer. Chego a escrever dois textos num dia só, dependendo da inspiração. Escrever se tornou um "oásis" na minha vida. 

E o mesmo pode acontecer com você. Se você se esforçar por incluir algumas disciplinas espirituais na sua vida, elas vão frutificar e você acabará encontrando grande prazer nelas. Elas se tornarão um "oásis" na sua vida. E, através delas, sua vida espiritual vai se desenvolver e amadurecer.

Aí vão três exemplos de disciplinas espirituais simples mas que podem ter grande impacto na sua vida: 

Comunhão com Deus: Periodicamente, procure um lugar onde você possa ficar quieto/a por algum tempo. Se não for possível fazer isso em casa, vá a um parque público, a uma biblioteca ou ainda a uma igreja (fora do horário de cultos). Sente-se, desligue o celular e afaste-se de qualquer outra fonte de distração - afinal, o mundo não vai acabar na próxima hora. E concentre-se em Deus e nas suas coisas. Tente ouvir sua "voz" interior. Deixe seu pensamento rolar, sem muita preocupação de seguir um roteiro pré-estabelecido. Pense em coisas como para onde sua vida parece estar indo e se esse é um bom caminho para você seguir, as bençãos que Deus tem lhe dado as quais você nunca agradeceu (p. ex. saúde ou família) e assim por diante. Simplesmente fale com Deus - apenas abra seu coração e diga o que sente. 

Louvor: Procure aprender algumas músicas que lhe falem ao coração pelo significado espiritual da sua letra. E se acostume a cantá-las, baixinho, onde estiver: na condução, em casa, no trabalho, onde for possível. Quanto pior estiver indo o seu dia, mais você deve cantar. Louvar a Deus quando você não sente vontade de fazer isso (a Bíblia chama isso de "sacrifício de louvor"), pode mudar muito seus momentos ruins - posso dar testemunho pessoal disso.

Ajuda ao próximo: A organização dos escoteiros tem um lema: cada pessoa deve fazer pelo menos uma boa ação por dia. Crie você também um hábito desse tipo. Pode ser ouvir os problemas de um colega de trabalho, dar alimento para um morador de rua, telefonar para alguém que esteja doente e assim por diante.

Palavras finais
Seguir algumas disciplinas espirituais mudará sua rotina - talvez você passe a sair de casa mais cedo ou ver menos televisão, para ter mais tempo. Mas pode ter certeza que as recompensas serão enormes: você vai crescer espiritualmente e se aproximar de Deus. E isso trará frutos maravilhosos. 

Pode ter certeza que não haverá forma melhor de investir seu tempo. 

Com carinho

Um comentário: