segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

DEUS SÓ AJUDA A QUEM SE AJUDA?

Olhando meio de fora, sem pensar muito na questão, parece fazer sentido dizer que Deus somente ajuda a quem também ajuda a si mesmo. Portanto, a resposta para a pergunta que dá título a esta postagem parece ser SIM. E penso que muitos cristãos concordam com essa ideia - esse tipo de pensamento está muito presente nas igrejas evangélicas. 

Mas é interessante perceber que o ditado "Deus ajuda a quem se ajuda" foi criado por um pagão, o escritor grego Esopo. No ditado original, inclusive, constava a palavra "deuses" (no plural), pois Esopo era politeísta (acreditava em várias divindades). E o ditado foi popularizado na cultura ocidental, quando o plural foi trocado pelo singular, por Benjamim Franklin, grande cientista e importante político norte americano. E Franklin nem cristão era de fato. 

Portanto, a ideia por trás desse ditado não foi tirada da Bíblia. Mas será que ela tem suporte bíblico? Acredito que não. Preste atenção nessa parábola que Jesus contou (Lucas capítulo 15, versículos 3 a 7):
...Se você tivesse 100 ovelhas e uma delas se perdesse, não deixaria as outras 99, para ir à procura da perdida até conseguir encontrá-la? E quando a encontrasse você a carregaria nos ombros, todo alegre e viria para casa... Ora, da mesma forma há muito mais alegria no céu por causa de um pecador que volta para Deus... 
Essa parábola indica como o Espírito Santo vai atrás de cada pessoa que ainda não se converteu com o objetivo de resgatá-la. Essa pessoa é a "ovelha Perdia" que o "pastor" vai buscar, onde ela estiver.

Mas repare que, na parábola, a "ovelha perdida" não fez nada e nem poderia fazer. Jesus não escolheu a ovelha para servir de exemplo nessa parábola por acaso: trata-se de animal frágil e com pouco expediente. A ovelha morre se deixada por pouco tempo sem os cuidados necessários. Na parábola, a ovelha nada fez, mas foi achada e levada sã e salva para casa.

É claro que Deus espera que façamos aquilo que estiver a nosso alcance, em cada situação que enfrentamos. Ele não aprecia pessoas preguiçosas e/ou acomodadas. Agora, fazer o que estiver a nosso alcance não significa influenciar de fato o resultado final em determinada situação. Em muitos casos, pouco podemos fazer face às nossas limitações. 

Quando eu tinha cerca de dez anos, fui atropelado em frente à minha escola e até hoje não sei como sai vivo. O que pude fazer para ajudar a mim mesmo foi muito pouco e, se não tivesse tido a providência divina agindo a meu favor, não estaria aqui escrevendo essa postagem.

Um exemplo ainda melhor é a salvação. Simplesmente não podemos salvar a nós mesmos - para isso precisaríamos realizar boas obras em quantidade suficiente para juntar o necessário merecimento junto a Deus. Mas isso é impossível - ninguém consegue ser salvo pelas próprias obras. Ninguém mesmo. 

E é por causa disso que dependemos totalmente da Graça de Deus, caracterizada pelo sacrifício de Jesus Cristo por nós na cruz. Em outras palavras, somos mesmos "ovelhas perdidas" que precisam ser encontradas e levadas para casa, caso contrário morreremos. E todo trabalho de salvamento cabe ao pastor (Deus).

Portanto, no que tange à coisa mais importante das nossas vidas (a salvação), nossa dependência de Deus é total. E o mesmo pode ser dito em relação a várias outras coisas fundamentais. Por exemplo, o universo foi criado por Deus e é Ele que sustenta tudo que existe. Sem Deus, nada existiria. Portanto, dependemos d´Ele até para ter o ar que respiramos.

É claro que há diversas áreas das nossas vidas onde nosso próprio esforço pode fazer diferença - por exemplo, se você trabalhar de forma séria e dedicada terá maiores chances de ter sucesso profissional. Se estudar bastante e prestar atenção nas aulas, terá muito maior chance de conseguir notas boas. E assim por diante. 

O ditado original, na verdade, foi construído com base na ideia que o ser humano pode juntar mérito suficiente para conseguir justificar quase tudo aquilo de bom que vier a acontecer na sua vida. Mas isso simplesmente não é verdade. Dependemos da Graça de Deus muito mais do que conseguimos perceber à primeira vista. Sem Ele, nada somos.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário