terça-feira, 4 de junho de 2019

LIDANDO COM O ESGOTAMENTO ESPIRITUAL

Hoje vou falar sobre uma coisa muito importante, que pode acontecer na vida de qualquer cristão: esgotamento espiritual.

Certa vez, conversei com uma senhora que residia numa favela próxima à igreja que eu frequentava. Ela tinha acabado de perder tudo que tinha num incêndio criminoso. E estava passando por esse infortúnio pela segunda vez na sua vida. 

Durante nossa conversa, sentados numa sala vazia da igreja, aquela mulher confessou estar cansada de lutar. Sua família tinha levado muito tempo para conseguir se recuperar do primeiro incêndio e agora perdia tudo de novo. Ela me contou ter a sensação de haver escalado uma montanha alta, com grande dificuldade. E quando chegou no topo e pensou ser hora de descansar, percebeu haver à sua frente outra montanha, ainda maior, a ser conquistada. E, como seria natural, perdeu o rumo. Sentiu um enorme cansaço. E sua fé em Deus ficou abalada, pois lhe pareceu ter sido esquecida por Ele.

Esse tipo de situação é muito comum. Muito mais do que você possa imaginar. Eu mesmo já passei por isso. Por isso acho que vale a pena discutir o que fazer quando esse tipo de cansaço bate às nossas portas.

Esgotamento espiritual
Esgotamento espiritual é exatamente esse sentimento de cansaço e a percepção que a própria fé está sendo testada além dos limites do razoável. É ainda o sentimento que a própria fé não será suficiente para escalar a próxima "montanha", vencer o próximo desafio.

Eu me senti assim cerca de 20 anos atrás. Lembro-me de ter dito para meu pai, numa tarde em que ficamos conversando no escritório dele: "pai, tem problema demais e Vinicius de menos".

Algumas coisas me ajudaram a sair daquela situação, como os conselhos do meu pai. E também estudar o caso do profeta Elias, que passou exatamente pelo mesmo tipo de problema. 

Na época de Elias, Israel era governado por um rei infiel a Deus, que permitiu a proliferação do culto pagão a Baal, professado pela sua esposa, Jezebel. Esse profeta precisou enfrentar sozinho cerca de 400 sacerdotes de Baal, num evento público, ocorrido no monte Carmelo. Foi uma batalha espiritual de grandes proporções e Elias venceu (1 Reis capítulo 18, versículos 20 a 43).

Assim que acabou aquela batalha, Elias foi informado que a rainha Jezebel tinha jurado matá-lo. E percebeu que seus problemas não tinham acabado. Tornarem-se maior ainda. E o esgotamento espiritual chegou na sua vida.

Elias fugiu para a região do monte Sinai. E estava tão exausto que nem queria comer. Foi preciso que Deus mandasse anjos trazer-lhe comida. Aí Deus falou com Elias, de forma amorosa, consolou-o e mandou-lhe ajuda, na pessoa do profeta Eliseu (1 Reis capítulo 19).

Ensinamento para nossas vidas
Jesus falou sobre esse tema e seu ensinamento vale para todos nós:
Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus capítulo 11, versículo 28
Jesus ensinou que somente conseguimos encontrar descanso e paz verdadeiros em Deus. Davi chegou à mesma conclusão muitos anos antes, e registrou isso no famoso Salmo 23, no versículo 4:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo... 
Só é possível superar o esgotamento espiritual com presença de Deus. E, para que isso aconteça, é preciso ter fé, ter confiança n´Ele. Confiança que Ele não vai nos deixar falando sozinhos. Pelo contrário, vai caminhar junto conosco ao longo de todo o nossos percurso. E já está preparando a solução para nossas dificuldades, mesmo quando ainda não percebemos isso acontecer.

É mão d´Ele que se faz presente, quando recebemos uma ajuda inesperada. Quando alguma coisa acontece para facilitar nosso caminho, para minimizar as dificuldades que experimentamos. 

E, assim como aconteceu, pouco a pouco, os problemas vão sendo resolvidos. Vão diminuindo de tamanho e ficando para trás. Essa foi a experiência de Elias. Foi a minha também, anos atrás. E certamente será a sua, caso você escolha depositar sua confiança em Deus.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário