terça-feira, 18 de junho de 2019

O VENENO ESCONDIDO

Eu fico muito desapontado de perceber como muitos cristãos seguem uma teologia confusa e errada. Acreditam em coisas sem qualquer respaldo bíblico e se sentem muito confortáveis com isso. E essas crenças são um verdadeiro veneno para a fé cristã.

E o pior é que essas passam tal veneno adiante, sem nem perceber o mal que podem estar causando. Vejamos um exemplos. Tempos atrás, um importante artista televisivo dos Estados Unidos, que se diz cristão, declarou o seguinte absurdo:
"Você é um filho de Deus - seja lá como isso seja definido - e fazer coisas pequenas não ajuda o mundo. Não há nada de iluminado em encolher para que as pessoas à volta não se sintam inseguras perto de você. Nascemos para manifestar a Glória de Deus dentro de nós."
Vários outros artistas consideraram essa declaração "inspirada" e a retransmitiram, usando Facebook e Twitter, ampliando o estrago. Agora, leia com cuidado o que foi dito por aquele artista, que até acredito seja uma pessoa bem intencionada. Será que você consegue perceber os erros no que foi afirmado? 

Há nessa declaração uma grande confusão de conceitos. Ela é um verdadeiro veneno espiritual. O artista começou declarando que todos somos filhos de Deus, o que não é verdade. A Bíblia diz que somos todos criaturas de Deus. Filhos e filhas dele são somente as pessoas que aceitaram Jesus como seu Salvador. Gostemos ou não, é isso que está escrito na Bíblia.

Se aceitamos a ideia que todos são filhos de Deus, o papel de Jesus fica diminuído e isso é um grande perigo. Afinal, se todos já somos filhos de Deus, para que seria preciso um salvador? 

Para parecer simpático, o tal artista deixou por conta de cada pessoa definir o que entende por "filho" de Deus. Ou seja, cabe tudo nessa salada teológica.

Não satisfeito, o artista foi em frente e declarou que o importante para os cristãos é fazer coisas relevantes, isto é coisas grandes e importantes. Disse também que os cristãos não podem se encolher com medo que as outras pessoas se sintam incomodadas com aquilo que vierem a fazer.

E aí há outro erro sério, talvez fruto de um ego inchado, como é comum entre artistas. Jesus ensinou que quem quiser ser grande aos olhos de Deus precisa se fazer pequeno. Servir, ao invés de ser servido. Ensinou também que as pequenas coisas têm grande importância, tanto assim, que nem um copo d´água, dado com amor, ficará sem a devida recompensa.

Uma mãe acalentando o filho, um pai fazendo o dever de casa com a filha, uma pessoa levando cestas básicas para gente carente ou mesmo um pastor visitando uma mulher no seu leito de morte, para levar-lhe consolo, são pequenos gestos, mas tudo isso têm enorme valor aos olhos de Deus. E é através de atos desse tipo que as pessoas são convertidas, discipuladas no caminho certo, atendidas e consoladas.

Grandes realizações são importantes, mas elas normalmente só acontecem em ocasiões muito especiais. Não fazem parte do dia-a-dia do cristão. O próprio Jesus passou a maior parte do seu ministério nas estradas, ensinando moradores de vilarejos minúsculos. Ele não realizou grandes milagres, daqueles que emocionaram multidões, todos os dias. O grosso do seu trabalho foi miúdo, cansativo e não teve qualquer charme. Exatamente como deve ser o trabalho diário das pessoas dentro das igrejas cristãs.

No final da sua declaração, o tal artista afirmou que nascemos para demonstrar a glória de Deus, outra enorme confusão teológica. A glória de Deus pode sim ser manifestada através de nós, através daquilo que fazemos. Mas, ela fica realmente aparente na natureza, que é sua criação. A beleza e a complexidade da natureza falam de forma eloquente sobre a glória de Deus. 

Nós não fomos criados com o objetivo de manifestar a glória de Deus. Nossa razão para existir é ser objeto do amor d´Ele e retribuir isso, especialmente através do nosso louvor.

Concluindo, declarações que parecem bonitas e inspiradoras podem ser muito perigosas. Podem ter veneno fica escondido em meio a ideias que parecem simpáticas e verdadeiras. E elas são perigosas porque levam a ações erradas. Geram um relacionamento distorcido com Deus e o próximo.

Então, tenha cuidado quando encontrar esse tipo de coisa por aí.

Com carinho

Um comentário:

  1. olha irmao e muito triste mas esses ensinamentos sem base biblica e oque mais esta tendo hoje em dia dentro das igrejas eu fico muito triste em ir em um culto so ouvir que vc tem que ser grande tem que ser prospero teologia da cura e da prosperidade nada pra edificacao nada de pregar santidade salvacao de alma quem ama sua vida perde la como o senhor disse quer ser grande que diminua quem tem que ser grande e Deus muito triste mas e biblico esses falsos profetas jesus esta voltando isso e so mais um sinal o povo de Deus assim como eu tambem devemos pedir discernimento espiritual porque a palavra diz que ate os escolhidos seriam enganados

    ResponderExcluir