segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O PEDIDO DE TIAGO E JOÃO


Então Tiago e João, filhos de Zebedeu, se aproximaram d´Ele [Jesus] e falaram: 'Mestre, nós queremos que nos faça um favor'. 'O que vocês querem', perguntou Ele. 'Queremos nos sentar à sua direita e à sua esquerda, na sua glória'. Marcos capítulo 10, versículos 35 a 37
Uma única vez no relato da Bíblia, Deus disse para um ser humano fazer o pedido que quisesse. Ele fez isso para Salomão, o jovem filho de Davi, num momento importante da história do povo de Israel. Salomão estava assumindo o trono do pai, sem muita experiência para liderar seu povo. E era constado por diversos rivais. Por isso precisava de todo apoio que pudesse vir a conseguir.

Salomão pediu sabedoria para governar. E Deus agradou-se tanto dessa resposta que, além da sabedoria, deu também a Salomão poder e riquezas (1 Reis capítulo 5, versículos 5 a 15). Foi como se Deus tivesse dado previamente a Salomão a sabedoria necessária para que o jovem viesse a pedir a coisa certa.

As circunstâncias da passagem que abre esta postagem foram bem diferentes. Os irmãos João e Tiago tiveram a audácia de pedir para Jesus aquilo que provavelmente os demais discípulos gostariam de ter também pedido: glórias no Reino de Deus que estava por vir. Repare que João e Tiago, quando fizeram seu pedido, ainda não tinham entendido a natureza do Reino do qual Jesus tanto falava. Jesus se referia a um reino espiritual, mas seus discípulos estavam pensando num reino material, cheio de riquezas e glória humanas.

O raciocínio de Tiago e João parece ter sido mais ou menos o seguinte: "Deixamos tudo para trás para acompanhar Jesus e nada mais justo do que sermos recompensados à altura, quando Ele passar a reinar sobre Israel". A glória futura seria para eles a justa retribuição.

Idolatria humana
Essa passagem fala sobre a idolatria humana. Idolatria não é apenas adorar imagens de outros deuses. Ela é sobretudo colocar alguma coisa à frente ou no lugar de Deus. E pode ser qualquer coisa: família, poder, dinheiro ou até o time de futebol do coração. Trata-se de substituir Deus por algo que o coração humano deseja muito mais.

Talvez a forma mais comum de idolatria hoje em dia se a pessoa se aproximar de Deus não por quem Ele é, mas pelo que ela pensa poder receber de Deus. Em outras palavras, essa é uma adoração interesseira: adora-se Deus para receber bênção. Deus passa a ser um meio efetivo para que a pessoa possa obter aquilo que deseja na vida.

É interessante perceber que as pessoas chegam ao cúmulo de pedir ajuda a Deus para poder adorar melhor seus ídolos. Por exemplo: "Deus, por favor, faça meu time ganhar esse campeonato". Fazer isso equivale ao caso do marido que pede um favor para sua mulher. E ela prontamente se coloca à disposição, perguntando-lhe o que ele deseja. E o marido responde: "preciso que você me ajude a encontrar uma nova esposa". 

É importante que você examine seu coração e veja se não está indo pelo mesmo caminho. E há duas questões que precisam ser bem verificadas:
  • Será que bem lá no fundo você não pensa que, por ter se tornado cristão, merece ser abençoado por Deus?
  • Ou será ainda que você se esforça na obra de Deus e fica esperando que Ele perceba sua dedicação superior e lhe dê uma bênção especial?
É muito interessante analisar a resposta que Jesus deu para Tiago e João: "não quero que vocês me sirvam, eu vim para servir vocês  - essa é a natureza da minha missão". Jesus não veio para ter glórias e recompensas e sim para fazer o obra de Deus. Ele veio para morrer por nós e nos prestar o maior serviço possível: conseguir o perdão dos nossos pecados, abrindo-nos o caminho da salvação.

Tiago e João eventualmente acabaram aprendendo o que significa ser cristão de fato. Em Atos dos Apóstolos capítulo 12, versículo 1, a Bíblia conta que Tiago foi martirizado. E segundo a tradição cristã, João morreu exilado na ilha de Patmos, por pregar o Evangelho, onde escreveu o livro do Apocalipse (capítulo 1, versículo 9).

Mas certamente ambos estarão junto com Jesus, para toda a eternidade, no seu Reino que ainda está por ser plenamente implantado nesta terra.

Com carinho

Um comentário:

  1. A paz... achei interessante sobre a idolatria. O homem entra nessa quando coloca qualquer coisa a frente de Deus, vejo muito isso em relacionamentos, quando se coloca o companheiro(a) acima de tudo

    ResponderExcluir