quinta-feira, 2 de julho de 2020

VOCÊ É FILHO DE DEUS?

Você é filho de Deus? Antes de responder essa pergunta, é preciso entender que há diferentes significados na Bíblia para essa expressão. Se você e eu nos enquadramos em algum desses casos, a resposta será sim. Caso contrário, deve ser não, mesmo que não gostemos dessa conclusão.

Aquele criado diretamente por Deus  
A Bíblia se refere a Adão e aos anjos como filhos de Deus, pois são (ou foram) seres criados diretamente por Ele.

Já os seres humanos, com exceção de Jesus Cristo, foram gerados a partir de um processo de reprodução, processo esse criado por Deus, mas que atua sem o envolvimento direto dele. Por isso a Bíblia não costuma se referir aos seres humanos como filhos de Deus e sim criaturas dele.

No caso de Jesus: quando o anjo revelou a Maria que ela ficaria grávida de um filho, por obra e graça do Espírito Santo, foi-lhe dito que a criança seria chamada filho de Deus (Lucas capítulo 1, versículos 26 a 33). Repare que o anjo precisou fazer essa distinção, explicando que a natureza humana de Jesus seria diretamente gerada por Deus. E isso também significa que a expressão filho de Deus não se aplica diretamente aos demais seres humanos.

Os herdeiros de Davi
Deus fez um pacto com Davi e lhe prometeu que seus herdeiros seriam tratados por Ele como filhos (2 Samuel capítulo 7, versículos 12 a 14). E assim foi com Salomão. 

A mesma promessa garantiu também que o trono de Israel nunca se afastaria da linhagem de Davi e essa promessa se mantém, mesmo não havendo reis em Israel há mais de 2.500 anos, porque seu cumprimento está ligado à chegada do Messias, que é Jesus, o qual, na sua natureza humana era descendente de Davi. 

E o povo cristão?
O povo cristão não se enquadra em nenhuma das categorias descritas anteriormente. Mas, há um terceiro significado para a expressão filho de Deus, que nos interessa muito mais de perto. O apóstolo Paulo ensinou que todos aqueles que aceitam Jesus Cristo como seu Salvador passam a ser considerados filhos de Deus, pois são perfilhados por adoção (Romanos capítulo 8, versículos 13 a 17). E é nesse sentido que você, e eu, somos filhos de Deus, tendo todas as regalias que decorrem dessa condição. E essa é uma grande honra. 

Mas, repare que somente aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador pessoas se enquadram nessa condição. Os demais seres humanos não podem se qualificados assim. Essas pessoas são apenas criaturas de Deus.   

Portanto, o ditado tão conhecido, que afirma sermos todos filhos de Deus, não tem qualquer suporte na Bíblia. Somente quem aceitou Jesus pode, de fato, ser considerado assim. 

Com carinho

Um comentário:

  1. O modo como os filhos de cristãos, assim como eu, representam o "ser filho de Deus" perpassa por um aprendizado que nós trazemos desde a infância. Comento um pouco sobre o dilema vivenciado por estes seres em:

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com.br/2013/03/uma-luz-para-os-filhos-de-cristaos.html

    ResponderExcluir