quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

UM DISCÍPULO RELUTANTE

Tenho um amigo que apelidei de “discípulo relutante”. Ele é uma pessoa muito boa, “pau para toda obra” e tenta crescer na sua fé em Cristo. Sua “relutância” vem do fato de querer entender tudo que se relaciona com Deus. E de condicionar o crescimento da sua fé a esse entendimento. Reluta em se entregar, até entender tudo bem direitinho. 

Sua trajetória na fé é cheia de perguntas como: Por que o mundo tem injustiça? Por que temos que perdoar a quem nos fez mal? Por que Deus não impede que seus filhos sofram? Às vezes consegue respostas que o satisfazem, mas outras vezes, como qualquer um de nós, as respostas simplesmente não são suficientes. Aí ele fica "congelado", deixa de avançar.  

Meu amigo é parecido com muitas pessoas que conheci - são aqueles(as) que querem chegar a Deus basicamente pelo entendimento. Minha própria trajetória pessoal se deu mais ou menos por esse caminho.

O problema com os "discípulos relutantes" é que ninguém consegue obter todas as respostas de que precisa. Tentar entender Deus - um Ser onipotente, onipresente e onisciente -, não é possível para quem é limitado e finito, como nós. É assim que as coisas são.

A doutrina cristã denomina aqueles temas que não podem ser entendidos de "mistérios de Deus". Alguns exemplos são a natureza da Trindade Santa (Deus Pai, Filho e Espírito Santo), como foi possível a Jesus ser homem e Deus ao mesmo tempo, o fato de haver mal no mundo, dentre outros.

E os "mistérios de Deus" somente podem ser compreendidos (discernidos) espiritualmente, com os “olhos” da fé. É como disse um filósofo cristão: "creio para poder entender". Mas discípulos relutantes têm dificuldade em fazer isso. Se recusam usar o recurso da fé para entender as coisas de Deus. 

Essas pessoas acabam presas numa armadilha: não entendem esses "mistérios", sua fé não cresce e, por continuar pequena, não pode ser usada para entender aquilo que a mente não alcança. 

Talvez surpreenda a muitos, mas Deus espera de seus seguidores que usem sua fé para superar as dificuldades. Sempre. Tanto é assim, que a Bíblia ensina ser impossível agradar a Deus sem fé. 

Meu amigo, assim como eu fiz, vai ter que escolher se entregar, mesmo sem entender tudo. Confiar no Deus que criou a cada um de nós e nos ama tanto que mandou seu Filho para morrer por nós. Simples assim.

Com carinho

2 comentários:

  1. É,realmente nós somos muito pequenos para compreender os planos de Deus,meu pai (o Severino xD) disse que um dia vai entender tudo isso e eu espero que um dia ele pare de tentar entender rs.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Minha mulher diz que vai morrer cheia de dúvidas, mas que vai entender tudo quando chegar junto a Jesus. E diz mais, que o mundo precisa dos que relutam e sempre questionam.

    Tendo a concordar com ela.

    Beijo

    Vinicius

    ResponderExcluir