quinta-feira, 30 de abril de 2015

AS VERDADES DA BÍBLIA SÃO MAIS VERDADEIRAS?

Certa vez assisti duas pessoas conversando e uma delas, cristã ferrenha, declarou o seguinte: "as verdades da Bíblia são mais verdadeiras do que as da Psicologia e as das demais ciências". Você concorda com essa declaração? Será que ela faz sentido à luz da doutrina cristã?

Talvez você se surpreenda quando eu disser que essa declaração está errada até porque contraria a lógica. Simplesmente não há "verdades mais verdadeiras". E eu me explico

A filosofia ensina que as propriedades das coisas (altura, cor, ser verdadeira, etc) podem ou não permitir uma graduação do tipo "maior e menor". 

Há propriedades que podem ser "medidas" e permitem graduação. Por exemplo, as alturas de duas pessoas podem ser medidas (em centímetros) e assim é possível compará-las, estabelecendo que "fulano é mais alto do que beltrano". O mesmo ocorre com o "peso" e com muitas outras propriedades. 

Já a propriedade "beleza" também pode ser graduada, mas apenas de forma qualitativa, pois não há como medi-la. Assim, é possível afirmar que "Maria é mais bonita do que Joana" mas não dá para dizer quanto mais bonita Maria de fato é. Existe a mesma limitação para graduar sentimentos - posso reconhecer que amo uma pessoa mais do que outra mas não posso determinar o tamanho dessa diferença.

Agora, há propriedades que não admitem qualquer graduação, mesmo qualitativa. São do tipo "sim ou não". Nesses casos nunca dá para fazer comparações do tipo "maior ou menor". Simples assim. 

Por exemplo, uma mulher está grávida ou não e um homem é solteiro ou não. Não faz sentido dizer que uma mulher está mais "grávida" do que outra ou um homem é menos solteiro do que seus amigos. 

E "ser verdadeiro" é uma propriedade do tipo "sim ou não". Não admite graduação. Assim não tem qualquer lógica dizer que certa declaração é mais verdadeira do que outra.  

Portanto, mesmo um(a) cristão(ã) deve considerar a declaração "2 + 2 = 4" igualmente verdadeira do que a afirmação "Jesus é o Salvador da humanidade". Qualquer outra coisa contraria a lógica.

Agora, podemos afirmar sim que as verdades têm importâncias distintas - afinal, há coisas mais importantes do que outras. Assim, e voltando ao exemplo anterior, é possível dizer que nenhuma verdade é mais importante do que "Jesus é o Salvador da humanidade". Ou ainda que as verdades contidas na Bíblia são extremamente importantes, fundamentais mesmo para a vida humana. 

Espero que essa explicação ajude você a colocar as coisas na perspectiva correta.

Com carinho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário