segunda-feira, 4 de maio de 2015

O MINISTÉRIO DOS DEVERES HUMANOS

Todos já ouviram falar de direitos humanos - no Brasil temos até um Ministério que trata desse assunto e procura, sem muito sucesso, garantir que as pessoas sejam respeitadas pelo Poder Público, pela sociedade em geral, pela mídia, pelas empresas, etc. 

Agora, garanto que você nunca ouviu falar em "deveres humanos". E nunca soube de algum Ministério que trate dessa questão. E a razão é simples: as pessoas não gostam de ser lembradas de seus deveres. 

É por isso que muitos pastores até desistem de pregar sobre pecados, isto é sobre as violações dos deveres humanos estabelecidos por Deus. É melhor, pensam esses pastores(as), falar sobre as promessas de Deus, prosperidade, sobre cura e outras coisas boas desse tipo.

Mas a Bíblia não segue essa linha confortável. Seus textos estão cheios de referencias aos deveres dos seres humanos. E as violações dos deveres humanos podem acontecer de duas formas: ao fazermos o que não devíamos (pecado por ação) ou ao deixarmos de fazer aquilo que era de nós esperado (pecado por omissão).

Por exemplo, quem mente ou participa de um esquema de corrupção viola o mandamento de não dar falso testemunho mentir ou o de não roubar. Em ambos os casos o pecado deu-se por ação. Agora, quem deixa de amar o próximo como a si mesmo(a), peca por omissão. Em ambos os casos, houve violação dos deveres humanos. 

Não é possível ser humano de fato apenas tendo direitos pois são justamente os deveres que nos forçam a pensar nas outras pessoas. São eles que nos impedem de fazer mal a elas. 

E aqueles(as) que tentam levar suas vidas considerando apenas seus direitos acabam cometendo atos errados por terem uma visão excessivamente auto-centrada e egoísta.  

Concluindo, se temos direitos como seres humanos de termos nossas vidas e nossa dignidade preservadas, também temos deveres que decorrem dessa mesma condição humana. Simples assim.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário