domingo, 31 de janeiro de 2016

VOCÊ SABE RESPONDER A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE?

Indo por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Marcos capítulo 16, versículos 15 e 16
Era um dia normal no aeroporto de Brasília. Executivos e políticos iam e vinham atarefados. Eis que um homem grisalho, aí pelo seus 70 anos de idade, baixinho, com andar saltitante, aproximou-se alegremente do balcão de informações onde estavam duas moças. Dirigiu-se a uma delas e perguntou: “O que você deve fazer para não ir para o inferno?” 

A atendente engasgou e ficou sem saber o que responder. O homem insistiu: “Aqui não é o balcão de informações? Você devia saber a resposta.” A atendente, envergonhada, confessou que não sabia. 

O senhor baixinho começou então a falar sobre o plano de Deus para nossa salvação através do sacrifício de Jesus na cruz. Ao final da conversa, a atendente acabou aceitando Jesus, ali mesmo, no balcão de informações do aeroporto.

Esse fato é real. O homem baixinho é um pastor que tem enorme paixão pela tarefa de trazer pessoas para Jesus. Tudo para ele é uma oportunidade para falar sobre Cristo. Sua alegria ao converter uma pessoa é como a de um garoto que acabou de receber o sorvete de que mais gosta: o olhar brilha, a voz sobe o tom e ele não consegue ficar parado no lugar.

Felizmente, há outras pessoas assim. O grande pregador americano W. Moody fez uma promessa que iria levar pelo menos uma pessoa para Jesus em cada dia da sua vida. E cumpriu rigorosamente o que prometeu.

Certa feita, numa noite muito fria, em Londres, onde ele morava, Moody já estava deitado quando se lembrou que não tinha cumprido sua "quota" do dia. Levantou-se, vestiu um sobretudo sobre o pijama e saiu para uma rua quase deserta. Viu um homem passando apressado e começou a segui-lo, até conseguir perguntar-lhe se já tinha aceitado Jesus. Ao receber uma negativa, foi andando junto com aquele homem até conseguir convencê-lo da importância de Jesus na sua vida.

Há muitos outros exemplos de pessoas assim, como Billy Graham, que falou de Jesus para literalmente milhões de pessoas em suas cruzadas de evangelização, John Wesley, Epaminondas Moura, meu avô, que fez centenas de séries de evangelização em todo Brasil, etc.

E não são somente os(as) pastores(as) que vivem essa paixão. Lembro de um homem que conheci na igreja Metodista do Catete, no Rio de Janeiro. Esse homem tinha levado uma vida terrível - foi agente da polícia política da ditadura Getúlio Vargas - até se converter durante uma pregação do meu avô. Deixou tudo para trás e passou a viver integralmente para pregar o Evangelho. Pregava em qualquer lugar.

Essas pessoas comportam-se com essa sede de falar do Evangelho porque obedecem a "Grande Comissão", a tarefa que nos foi dada por Jesus conforme o versículo que inicia este post. Essa é uma missão para todos os(as) cristãos(ãs), mas poucos a abraçam com paixão verdadeira por medo de se expor ao ridículo, falta de tempo, etc.

Não deveríamos ter medo de nos expor ao ridículo para falar do Evangelho. Até porque isso não acontece na prática - já conversei com algumas pessoas que cumprem de fato esse mandamento e todas me disseram nunca terem sido desacatadas. 

E não podemos esquecer que Deus não aceita que alguém se envergonhe do Evangelho, pois a vinda de Jesus ao mundo foi o maior presente que Ele deu para a humanidade. A figura de Jesus deve ser sempre motivo de orgulho e nunca de vergonha (Marcos capítulo 8, versículo 38).

Quanto à falta de tempo, talvez a desculpa mais comum, é evidente que as pessoas encontram tempo para investir naquilo que de fato as interessa (família, time de futebol, novelas, viagens, etc). Basta querer verdadeiramente e o tempo aparece.

Assim, o que nos cabe é sair em campo, sem mais demora ou desculpas. Afinal, não pode haver tarefa mais nobre do que ajudar pessoas a encontrar Jesus.

Com carinho

2 comentários:

  1. A GRANDE OPORTUNIDADE......IDE POR TODO O MUNDO ISTO QUER DIZER QUE...JESUS PROVERÁ OS MEIOS....ELE É QUEM DEU A ORDEM...VC QUER IR?

    ResponderExcluir
  2. Todos devemos querer seguir esse caminho.

    Uma honra receber seu comentário aqui, pastor Paulo Franco.

    Um abraço

    Vinicius

    ResponderExcluir