domingo, 8 de maio de 2016

E QUEM CRIOU O CRIADOR?

Mãe, se Deus criou o mundo, quem criou Deus?” Foi essa a pergunta que uma adolescente esperta, filha de uma amiga, fez para a mãe. E a mãe ficou sem saber o que responder. Pediu tempo e felizmente decidiu procurar auxílio técnico - atitude muito melhor do que dizer uma bobagem ou fugir da pergunta. 

Frequentemente enfrentamos “saias justas” - perguntas teológicas difíceis de responder - como essa. Os(as) jovens hoje têm muito acesso a informações científicas e culturais e sua curiosidade natural gera esse tipo de questionamento. São também provocados(as) por professores(as) e colegas a justificar sua fé em Jesus. E precisam de respostas adequadas. 

Infelizmente, as igrejas não preparam as pessoas para defender a própria fé e por causa disso elas não costumam saber responder perguntas difíceis, mas perfeitamente razoáveis. E o pior é que as respostas existem, basta saber onde encontrá-las.

A título de exemplo vou mostrar como aquela mãe poderia ter respondido para sua filha. Trata-se de um raciocínio em dois passos. Faça um esforço para acompanhá-lo, pois você precisa se acostumar com esse tipo de questão.

Tudo que teve início teve uma causa
Começo por um princípio bem conhecido: tudo que teve início precisa ter tido uma causa que justifique esse início

E isso faz todo sentido lógico. Afinal, se alguma coisa ou algum ser não existia antes e passou a existir depois, foi necessário que alguma agente tenha atuado para dar origem ao que aconteceu. Por exemplo, se uma pintura foi criada, foi porque um artista fez o trabalho necessário. Se uma planta germinou, um agricultor lançou uma semente no solo. Se uma infecção apareceu, houve uma bactéria responsável pela contaminação. E assim por diante.

Sabemos que o universo teve início - a explosão de um "ovo" cósmico conhecida como "Big Bang". Logo, foi preciso haver um agente externo ao universo para dar lugar a essa origem (chamamos esse agente de Deus). Não seria razoável pensar que o universo surgiu do nada, formou-se sozinho, sem qualquer ação externa.

Tempos atrás, a revista Época publicou uma entrevista com um físico que defendeu exatamente a ideia absurda da auto-criação do universo - cientistas também dizem bobagens, pode ter certeza disso. Tentou justificar sua tese afirmando que existia uma "sopa" de partículas subatômicas flutuando por aí e elas, de alguma forma, acabaram formando o universo. Mas quando lhe perguntaram de onde vieram as tais partículas subatômicas, ele ficou sem resposta. 

Nem os mágicos fogem da regra que estabelece uma causa para tudo que tem início, pois quando tiram um coelho da cartola, foi o seu ajudante quem escondeu o animal ali...

Deus teve um início?
O segundo passo do raciocínio lida com outra questão, paralela à primeira: será que Deus teve início? Se teve, é razoável imaginar que houve um criador para Ele. 

A Bíblia explica que Deus é eterno, isto é sempre existiu e sempre existirá. Em outras palavras, Deus não teve início e não foi criado. Logo, não é preciso encontrar um criador para Deus - essa é a resposta para a jovem que citei no começo deste texto.

Alguém ainda poderia questionar: como justificar que Deus é eterno sem usar a Bíblia? Essa pergunta faz todo sentido porque se a pessoa não é cristã não vai mesmo aceitar argumentos baseados na Bíblia. 

A resposta para isso é que o agente criador do universo precisa ser eterno. E a razão dessa afirmação nasce na Teoria da Relatividade Geral do famoso físico Albert Einstein. Ele mostrou que o universo tem quatro dimensões, três delas são físicas (largura, altura e comprimento) e a quarta é o tempo. Essas quatro dimensões formam o conhecido "espaço-tempo" aceito hoje em dia por todos os físicos. 

Ora, é óbvio que quem criou as três dimensões físicas do universo também criou o tempo pois essas duas coisas andam juntas. E quem criou o tempo está fora dele e não pode ser afetado por ele. 

Se quem criou o universo não pode ser afetado pelo tempo, estamos falando de um agente imutável e eterno. Simples assim. Exatamente o que a Bíblia diz a respeito de Deus. Em outras palavras, não é só a Bíblia que fala num criador eterno. A mesma conclusão é obtida a partir das premissas da ciência. 

Concluindo, não há mistério. Trata-se de uma questão complexa, é verdade, mas isso seria mesmo de se esperar. Afinal, Deus é um Ser muito especial e nada do que se refere a Ele pode ser trivial.

Com carinho

9 comentários:

  1. Deixa ver se eu entendi, a teoria do físico que explica a criação do universo esta fadada a lógica de que tudo tem uma causa, e por isso ela é falsa, já Deus não precisa de uma causa ? Você não condicionou Deus a lógica que foi introduzida como base do seu argumento, tornando Deus um ser ilógico, se Deus criou as partículas que criaram o universo quem criou Deus? Você ainda não respondeu essa pergunta, apenas apelou para os poderes sobrenaturais e celestiais desse ser ilógico que você nem deu evidências para comprovar a existência. E sim, os físicos não sabem qual foi a causa do Big Bang, mas isso não quer dizer que ´´Foi Deus´´, só porque não se sabe a causa de alguma coisa não se pode afirmar que simplesmente foi Deus, antes de Isaac Newton não se sabia qual era o motivo das coisas caírem, não se entendia a gravidade, e usavam o argumento de ´´as coisas caem porque Deus quer´´ até Newton entender e inventar a Lei da Gravidade, que explica o real motivo das coisas caírem. Abraço e espero resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu mesmo. O que eu disse é que tudo aquilo que tem um início precisa de uma causa. Aquilo que não teve início não precisa de causa pois sempre existiu.

      E é fácil de mostrar que é preciso existir alguma coisa que não teve início e tudo o mais depende dela. Não podemos escapar desse fato. É pura lógica. A questão é que coisa é essa que não teve início e, portanto, causa?

      Há duas respostas possíveis: o universo ou Deus. É uma questão de escolher um dos dois.

      Os ateus escolhem o universo, e daí vem o problema filosófico que tem com o Big Bang, pois esse evento parece apontar para um início do universo. Existem inúmeras teorias científicas, todas não comprovadas, como o dos "múltiplos universos", que pretendem exatamente provar que o universo não teve início e, portanto, não necessita de uma causa.

      Os cristãos escolhem Deus como a sua resposta. Trata-se de um eterno (sem início), que não precisa de causa.

      Resumindo, você pode até não aceitar Deus como esse tipo de ser. Mas, se fizer isso, vai ter que aceitar o fato que o universo não teve início, o que contraria o que a ciência atual mostra. Simples assim.

      Vinicius

      Excluir
    2. Como eu disse antes, ausência de evidência não é evidência de Deus, você ainda não explicou o porque de Deus ser um ser acima da lógica de que tudo precisa de uma causa, que evidência você tem de que Deus ´´ sempre existiu´´? E só porque a ciência atual ainda não consegue explicar o surgimento do universo não significa que devemos acreditar em uma resposta sobrenatural e sem fundamento científico e comprovação nenhuma, como Deus (como eu disse na história sobre Newton e a Gravidade).
      Você diz que encontrou em Deus a resposta para o surgimento do universo, mas que provas você tem da existência dele? E que provas concretas você tem de que ele criou o universo?
      Você usa o argumento que nós chamamos de ´´Deus das Lacunas´´, ou seja, só porque não se consegue explicar algo, como a origem do universo por exemplo, você da os créditos a Deus, mesmo sem ter evidência nenhuma de que ele estava presente no processo.
      Mas vamos supor que Deus exista (segundo a sua lógica) que provas você tem para achar que esse Deus é o Deus Judaico/Cristão que você acredita? Existem milhares de religiões no mundo, e milhares de pessoas que acreditam em diferentes religiões, e elas acreditam nessas religiões apenas por uma questão cultural, por exemplo, você nasceu no Brasil e foi influenciado por Brasileiros para ser cristão, uma pessoa que nasceu na Índia foi influenciada pelos indianos para seguir o Hinduísmo, por uma questão meramente cultural, ela ou você não têm culpa de estar acreditando no ´´Deus errado´´.

      Excluir
    3. O que eu disse foi que é preciso haver algo que não tem causa. Que sempre existiu e é a causa de tudo. E há dois candidatos para essa função: Deus ou o universo. Não existe outra possibilidade.

      Se você escolher o universo como o candidato ideal, não vai tentar explicar o por quê ele existe - é essa a posição de todos os cientistas materialistas. A existência do universo é uma realidade que precisa ser aceita e não explicada. Simples assim.

      Os cristãos entendem que essa realidade sem explicação é Deus e que o universo foi criado por Ele. Da mesma forma, Deus, não pode ser explicado e precisa ser aceito. É a mesma posição dos materialistas, com a diferença que o objeto, neste caso, é Deus e não o universo.

      O meu argumento procurou mostrar que o universo foi criado e, portanto, não é o candidato ideal para cumprir esse papel. Portanto, resta Deus como única possibilidade real.

      Meu argumento não procurou mostrar que esse Deus é que é a origem de tudo é o Deus cristão. O que discuto aqui é apenas a validade da tese que existe um ser superior que é responsável por tudo, não criado (sem origem), etc. Só fui até aí.

      Agora, dá para caminhar na direção de mostrar que o Deus cristão preenche esse papel, mas não tenho condições aqui de falar de tudo e vou dar apenas alguns exemplos. Por exemplo, o argumento da "navalha de Ockam" indica que não se deve postular várias explicações se uma somente é suficiente. Assim, não há necessidade de postular vários deuses, se apenas um pode explicar tudo que existe - esse é um argumento em favor do monoteismo.

      Depois, é fácil de mostrar que essa força que criou tudo precisa ser imensamente poderosa, inteligente (pela complexidade do universo e suas leis) e assim por diante. E aí vai se construindo aos poucos uma figura que se encaixa no modelo que os cristãos defendem.

      Finalmente, a Bíblia é clara que uma pessoa que nasceu na Índia e não recebeu os ensinamentos certos não será considerada responsável por isso - Deus não leva em conta a ignorância. E isso resolve tranquilamente o argumento na parte final do seu comentário. Essas pessoas vão ser avaliadas pelos seus atos, considerando as "luzes" de que dispunham.

      Vinicius

      Excluir
    4. Você diz que as únicas opções que explicam a origem do universo são duas: Deus e o universo, segundo essa visão determinista sendo escolhido o universo, falha-se em explicar a origem dele, mas essa visão é extremamente antropocentrista e narcisista, só porque os homens não sabem qual é a possível causa para a existência do universo não quer dizer que essa causa não exista, nós não sabemos tudo, mesmo com o nível atual desenvolvido das nossas ciências, não se pode afirmar que sabemos tudo sobre tudo, e o que não sabemos é porque não existe (volto a história do newton com a gravidade). E sobre a navalha de Occam, ela não diz quer devemos escolher somente uma explicação entre várias, pois só é possível uma explicação para qualquer coisa, ela diz que devemos escolher a explicação menos extraordinária, e que explique com segurança os efeitos e reações observados. O mais interessante sobre a navalha de Occam é que ela pode ser usada nessa mesma situação que nós estamos discutindo aqui, o que é mais plausível:
      Que o ser humano com todas as suas limitações e problemas não saiba explicar algo tão complexo como o surgimento do universo.
      Ou que exista um ser sobrenatural, que seja onisciente, onipresente e onipotente que sempre existiu e que por algum motivo decidiu criar um universo e que não se têm nenhuma prova da sua propiá existência. O que parece mais plausível?
      E você diz que Deus sempre existiu, e por isso ele criou o universo, mas porque ele sempre existiu? Qual é o motivo dele sempre existir? Um ser dessa magnitude não pode simplesmente ter surgido do nada, qual é a causa dele?
      E o principal, mesmo com essa sua lógica de que sempre Deus existiu, você ainda falhou em dar evidências da existência dele, depois que você arrumou essa explicação para o surgimento do universo através de Deus o mínimo do bom senso e que você tenha tentado encontrar provas que confirmassem a existência desse ser tão extraordinária que você supõe existir. Abraço.

      Excluir
    5. A necessidade de haver alguma coisa que não teve início não é uma visão narcisística. É pura lógica. tanto assim que esse é um princípio bem aceito na filosofia, por cristãos e ateus.

      A razão é simples. Se alguma coisa teve início, é preciso encontrar uma explicação para esse início. E se a coisa que deu início à primeira também teve início, seria necessário encontrar uma explicação também para ela. E assim iríamos até o infinito. E isso não é logicamente possível.

      Assim, é preciso haver algo que não tenha início e, portanto, explicação. A lógica requer isso. E é aí que entram as duas alternativas possíveis: 1) O universo é tudo que existe e não teve início - nessa hipótese Deus é desnecessário; ou 2) Deus existe e criou o universo.

      A discussão, portanto, é essencialmente a escolha entre essas duas alternativas. Os ateus fazem uma escolha e os cristão outra.

      Quanto às provas para a existência de Deus, há escritos meus aqui no blog que falam sobre isso. Por exemplo, existe o princípio antrópico, que indica que as condições para a existência da vida são tão peculiares que as chances disso ter acontecido por acaso, como defendem os materialistas, é simplesmente absurda (ha um texto específico sobre isso). O próprio BIg Bang, fato bem aceito pela ciência, exige uma força anterior à explosão cósmica, muito poderosa, organizada e inteligente, para que tudo pudesse ter acontecido da forma certa. Essa força, que está fora do tempo e do espaço (pois ela os criou) chamamos Deus. E assim por diante.

      Há muito o que falar sobre esse tema. Há vários livros escritos a respeito - se você quiser saber mais sobre isso, leia algum livro de um filósofo chamado William Lane Craig (estão traduzidos para o português).

      Vinicius

      Excluir
    6. Quero Concordar um pouco com o Vinicius, de facto é uma questão de lógica mesmo. Para os Cristãos nós cremos na existência de um Criador ok tudo bem. Infelizmente não se sabe quem criou o Criador, mas depois tu explicaste tudo muito certo. Agora surge uma dúvida meu caro, quando Deus virá nos julgar pela sua experiencia e lógica...não podemos simplesmente dizer ainda não chegou a hora, quando será ou é outro mistério? Obrigo e Abração...

      Excluir
    7. Meu caro

      A Bíblia é clara que ninguém sabe quando será esse dia e/ou hora (Mateus 24:36). Esse sem dúvida é um dos grandes mistérios da fé cristã.

      Abs

      Excluir
  2. A felicidade está na inocência, na pureza, na fantazia, e na ingenuidade das pessoas...
    As estrelas seriam mais bonitas, sendo apenas pontinhos desenhados no céu...
    As pétalas das flores seriam mais belas se fossem unicamente criadas para o ser humano aprecia-las, e não para a sobrevivência e a propagação de sua própria espécie.
    Tudo que ganha uma explicação, perde o encanto.

    "A ingenuidade é o que engrandece o homem, tornando-o mais puro e aproximando-o de Deus."

    Tentamos imitar o acaso de várias maneiras, mas não chegamos nem perto do seu feito!
    Pergunte para um cientista, quantos bits seriam necessários, para formar um único cromossomo... ( 150 trilhões de Gb, aproximadamente 150 Zettabyte. ) Pergunte para um botânico, como é possível uma flor saber da existência de uma borboleta, a ponto de querer negociar com ela!?! ( O tempo não justificaria isso nem daqui milhões de milênios. )
    Pergunte para um físico, as probabilidades de um planeta se instabilizar com o seu próprio eixo, e viver em armonia com sua estrela maior, depois de uma colisão milimetricamente calculada para que isso ocorresse. (Até a lua tem seu papel, pois ela nos ampara nesse sentido. )
    Pergunte para qualquer religião, por que um Deus criaria milhares de planetas, milhares de estrelas semelhantes ao sol, por que tanto mistério?
    Nos somos apenas macacos curiosos, que trocamos a urina por bandeirinhas coloridas pra marcar território.
    Nos não somos a imagem do criador, nem aqui, nem na china!
    Somos apenas uma espécie de macaco que borlou a cadeia da natureza, e irá devastala.
    Mas se somos simplesmentes fruto de um acaso.
    Saiba que o acaso é um arquiteto de nível inigualável, de inteligência indiscritível e de grandeza indiscutível.
    Porém errou na decisão de quem deixar 0,00001% de sua inteligência, quando escolheu o macaco...

    ResponderExcluir