quinta-feira, 12 de maio de 2016

ONDE ESTÁ A NOSSA SEGURANÇA?

Terremotos, tsunamis, inundações catastróficas e outros desastres naturais demonstram como a segurança do ser humano é frágil. De repente, vidas que pareciam tranquilas e seguras podem ser  destruídas, com tudo se desfazendo em questão de minutos.

A história humana dá inúmeros exemplos que essa fragilidade. Durante os 5 anos de duração da II Guerra Mundial, centenas de milhões de pessoas tiveram suas vidas afetadas para pior, muitas delas sem terem qualquer chance de se recuperar. Outro exemplo relevante é o ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque, onde quase 4.000 pessoas tiveram suas vidas destruídas. Mais outro exemplo é o tsunami financeiro ocorrido nos países desenvolvidos em 2008. 

O pior é que as pessoas sempre tentam se convencer de estarem seguras, não havendo com o que se preocupar. Por exemplo, o terremoto foi em outro país ou a crise econômica vai passar ao largo - lembro de um Presidente brasileiro que afirmou estar o Brasil imune à crise financeira mundial (aqui ela não seria um tsunami, mas simples "marolinha"). E todos estamos sentindo hoje uma realidade bem diferente. 

Não importa o país onde se viva, a situação financeira da pessoa ou mesmo sua posição social, não há como ter segurança real no nosso mundo. Afinal, coisas materiais nunca podem dar garantia real e duradoura. 

Onde então encontrar a segurança de que precisamos para ter tranquilidade? A Bíblia ensina que a única fonte segura é Deus. Ele é como uma "rocha firme" onde podemos apoiar os pés (Salmo 18). Diz ainda que somente estão garantidos os "tesouros" acumulados no “banco” de Deus (Mateus capítulo 6, versículos 19 e 20).

Segurança verdadeira começa de dentro para fora – nasce na fé em Deus e na esperança que ela gera. Não pode nascer de promessas de um governo, da pseudo garantia dada por bens acumulados ou posição social, pois tudo isso passa. O livro do Eclesiastes ensina que confiar em coisas materiais é como “correr atrás do vento”, uma ilusão.

Somente poderemos nos sentir verdadeiramente seguros se confiarmos em quem tem poder para nos dar essa garantia. Em quem pode fazer promessas que serão cumpridas, não importam as circunstâncias. E isso somente Deus pode fazer.

E Ele também traz consolo e revitaliza nossas forças quando passarmos por tribulações. Sem contar que levanta pessoas inesperadas para nos ajudar nos momentos cruciais - Deus fala ao coração delas e as move a agirem em nosso favor.

Lembro que quando fiz vestibular de engenharia - um dos mais difíceis do país -  tive muito dificuldades com a segunda prova. Fiquei nervoso e embora soubesse a matéria, não conseguia fazer raciocinar com clareza - em quase duas horas de prova, quase nada tinha feito de útil. Aí pedi para sair da sala de prova e ir ao banheiro - queria lavar o rosto e tentar me controlar. A pessoa que me acompanhou, a qual eu nunca tinha visto, foi conversando comigo e dizendo que percebeu meu nervosismo e que eu não tinha razão para ficar assim porque era bom aluno e conhecia a matéria (coisa que ele evidentemente não tinha como saber). O fato é que fui tocado pelas palavras dele, me acalmei e fiz o suficiente, nas duas horas de prova que faltavam, para conseguir passar. 

Fui ajudado por quem não conhecia e nunca mais vi na vida. E essa ajuda foi crucial. E conheço várias experiências parecidas. O fato é que Deus age e sua Graça se manifesta nas nossas vidas.  

Deposite sua segurança em Deus. Acredite no que Jesus ensinou e prometeu. Garanto que você não vai se arrepender.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário