segunda-feira, 30 de maio de 2016

O DESESPERO DO DESEMPREGO

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra... O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita... O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.                                         Salmo 121
Semanas atrás minha mulher recebeu mensagem de uma conhecida pedindo oração para seu marido, em vias de perder o emprego. A família tem um filho portador de deficiência e a consequência para eles de perder a única fonte de renda é aterradora.

Literalmente milhões de pessoas no Brasil vem passando por esse tipo de sofrimento todos os dias. Algumas têm medo de perder seus empregos e outras já perderam e precisam encontrar uma forma de sobreviver. O pior é que o contingente de pessoas nessa situação continua aumentando: hoje o Brasil tem mais de dez milhões de pessoas desempregadas e a previsão é que esse número aumente muito. Trata-se de uma tragédia social terrível, especialmente para quem é mais pobre e vulnerável. 

O que torna tudo pior é a percepção que essa crise poderia ter sido evitada: ela foi gerada pela incompetência, pelos atos corruptos e pelo egoismo daqueles(as) escolhidos(as) para governar o país. Simples assim.

Se você também está sofrendo com isso tudo, onde poderá encontrar ajuda? De onde virá sua esperança? A resposta está no começo deste post: em Deus. Somente d´Ele poderá vir o socorro que você precisa.

É n´Ele que você precisa depositar sua esperança e sua confiança. Nunca nas coisas materiais ou muito menos ainda nas promessas de outros seres humanos, como os(as) políticos(as). 

É Deus quem vai dar a você força para manter-se firme e não desesperar mesmo quando a situação parecer desesperadora. É Ele também quem vai levantar ajuda e fará isso falando ao coração de quem pode ajudar você, motivando essas pessoas a agir positivamente na sua vida - já vi isso acontecer inúmeras vezes. 

Agora, para que a ajuda de Deus se materialize na sua vida, há duas coisas que dependem de você. A primeira é assumir responsabilidade por fazer as coisas que estão ao seu alcance, deixando por conta de Deus aquilo que vai além da sua possibilidade. 

É isso que a Bíblia ensina. No episódio da ressurreição de Lázaro, Jesus chegou na beira da caverna onde o corpo estava depositado e disse para os discípulos removerem a pedra que tapava sua entrada. Ora, se Jesus tinha poder para ressuscitar Lázaro, também tinha para remover a pedra. Por que então pediu ajuda aos discípulos? Simples, porque eles podiam remover a pedra e Deus não faz pelas pessoas aquilo que elas podem fazer por si mesmas. 

Portanto, assuma responsabilidade por fazer aquilo que está a seu alcance. Aquilo que cabe a você. Coisas como procurar ativamente um novo emprego (ou lutar com todas as usas forças pelo emprego que ainda tem), estudar para se capacitar melhor profissionalmente, cortar despesas desnecessárias, etc. 

A segunda coisa que depende de você é adequar sua vida à vontade de Deus. Você não pode esperar ajuda d´Ele se sua vida não estiver de acordo com a sua vontade, ou seja com aquilo que Ele ensina na Bíblia.

Não é razoável pensar que você pode viver de acordo com suas próprias vontades, sem levar Deus em consideração e ainda assim pedir a ajuda d´Ele. Como se Deus fosse o "gênio da lâmpada", que atende todos os pedidos do seu "amo(a)"...

Recentemente, eu conversei com uma pessoa que foi demitida do seu emprego mas teve a felicidade de ser imediatamente contratada por outra empresa. Aí ela pediu ao novo empregador para não registrar de imediato sua carteira profissional, para que pudesse receber o seguro desemprego. Perguntei para essa pessoa como ela podia esperar que Deus abençoasse sua vida profissional ao mesmo tempo em que cometia uma fraude. Afinal, essas duas coisas são incompatíveis.

Você quer ajuda de Deus em sua vida profissional? Faça a vontade d´Ele. Por exemplo, fale a verdade nas entrevistas para conseguir emprego. Não se comprometa em fazer um trabalho que não tenha condições de executar. Se arrumar um emprego, seja sincero(a) e honesto(a) com seu empregador. Faça sempre o melhor que puder. 

Concluindo, o seu socorro virá de Deus. É n´Ele que suas esperanças devem ser depositadas. E pode ter certeza que se fizer o que falei, você não será decepcionado.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário