quarta-feira, 1 de junho de 2016

GALARDÃO: O MÉRITO DO CRISTÃO

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse capítulo 22 , versículo 12

Não parece justo que pessoas que tiveram vida totalmente diferente aqui na terra tenham, no final dos tempos, exatamente o mesmo tratamento. Por exemplo, Paulo e o ladrão que estava ao lado de Jesus e o aceitou como salvador, estão ambos salvos - a Bíblia é clara a esse respeito. Mas o apóstolo dedicou boa parte da sua vida à obra de Deus, enquanto "bom" ladrão nada mais fez do que ter fé, pois morreu logo depois. Um fez muito e o outro nada. Um foi um homem de bem e o outro um bandido. 

A Bíblia ensina que a salvação sempre ocorre por conta da fé da pessoa e como os dois homens demonstram isso, ambos herdarão a vida eterna, isto é estarão para sempre na presença de Deus, depois do Juízo Final.

Isso certamente não parece justo - ficamos com a impressão que Paulo não receberá o reconhecimento que merecia pela sua obra magnífica. E a resposta para isso passa pelo conceito de galardão.

É verdade que ninguém teria mérito suficiente para ser salvo(a). É a Graça de Deus que salva, mediante o sangue de Jesus derramado na cruz. Sendo assim, para efeito de salvação, faz sentido que Paulo e o ladrão recebam o mesmo tratamento.

Mas o julgamento de Deus não se limita à questão da salvação. Há mais. Muito mais. E é aí que entra a avaliação do mérito. É nessa parte onde Paulo e o ladrão receberão tratamento diferente.

A Bíblia chama a recompensa recebida pela pessoa, por conta daquilo que fez de bom, de "galardão". É isso que foi revelado a João na passagem que abre este post: Jesus tem uma recompensa para cada pessoa de acordo com o mérito que ela tiver acumulado. Veja ainda o que Ele disse em outra oportunidade:
Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.                                    Mateus capítulo 10, versículos 41 e 42
Primeiro, as recompensas dadas são proporcionais àquilo que tiver sido feito - é esse o significado de "galardão de profeta", ou seja, a recompensa que cabe a um profeta é específica para esse ministério. O que nos permite entender que também há recompensas para missionários, mestres da palavra, pastores, etc.

Segundo, nenhuma boa ação, por menor que seja (esse é o significado de "um copo de água fria") ficará sem sua devida recompensa. 

Essa é a justiça de Deus em ação: o mérito de cada pessoa é devidamente julgado e reconhecido mediante recompensas dadas de acordo com o que ela tiver feito. E isso faz todo sentido.

Há outro pedaço de informação que ajuda a compor o quadro que estou delineando aqui. Veja o que o apóstolo Paulo disse : 

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.                                                                                2 Coríntios capítulo 12, versículos 2 a 4

O apóstolo falou aí de uma visão que teve, quando foi arrebatado até o céu - viu e ouviu coisas às quais os seres humanos normalmente não têm acesso.

O interessante nesse texto é que Paulo fala de "terceiro" céu, cujo significado não sabemos qual é - não há informações na Bíblia a esse respeito. Agora, se há um "terceiro" céu, é porque há um primeiro e um segundo, pelo menos. E podem haver mais lugares no céu dos quais não tenhamos notícia.

Se há lugares diferentes no céu, é porque o tratamento das pessoas salvas não será exatamente igual. Haverá diferenças e certamente essas diferenças têm a ver com os galardões distribuídos. E faz todo sentido que seja assim.

Essas são algumas informações importantes a respeito daquilo que Deus têm preparado para seus filhos e filhas, na chamada vida eterna. Toda Glória seja dada a Ele.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário