quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ESTEJA PREPARADO

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas capítulo 12, versículo 20
O Brasil todo se emocionou com a morte do ator Domingos Montagner, ocorrida poucos dias atrás, por causa de uma terrível acidente. É sempre chocante ver uma vida se perder de forma tão inesperada e no auge da sua carreira artística. Espero que a família dele possa encontrar consolo em Deus...

Uma das coisas que mais me emocionou foi ler que o ator tinha comprado uma casa para sua família apenas duas semanas antes de morrer. Provavelmente nunca habitou a casa em que tinha sonhado em viver com sua família. 


Tudo isso me lembra uma verdade que incomoda muito: vivemos - todos nós - como se a vida não fosse acabar nunca. Como se as coisas fossem permanentes. Mas infelizmente não são.

Jesus falou sobre isso através de parábola contando a estória de um agricultor muito rico, que resolveu ampliar seus celeiros para poder acomodar uma produção de grãos crescente. E imaginou poder depois poder aproveitar o que tinha acumulado na vida. E aí sua vida acabou.

Um autor de quem gosto muito ensinou que pensar na morte é como olhar diretamente para o sol: só conseguimos fazer isso por pouco tempo. E em certo sentido, isso é bom, pois essa percepção de permanência, de imortalidade enfim, estimula as pessoas a planejarem, a investirem hoje para recolherem os frutos no futuro e assim por diante. E esse é um dos motores do progresso da humanidade. 

Agora, isso não quer significa que possamos viver sem levar em conta que a vida não dura para sempre. Sem nos darmos conta que basta um instante para tudo mudar.

Quem não entende isso é arrogante ou insensato - na frase que abre este post, Jesus chamou o lavrador rico de "louco", expressão que tem esse mesmo sentido.

Jesus nos advertiu muito sobre a necessidade de estarmos preparados. E contou inúmeras parábolas falando sobre isso, como a do ladrão que chega inesperadamente ou a dos convidados que chegaram atrasados para uma festa e não puderam entrar.

Mas devemos estar preparados para quê? Acredito que Jesus durante seu ministério tratou sobre duas coisas. A primeira foi alertar as pessoas sobre os altos e baixos da vida. Afinal, ninguém vive somente momentos bons. Parece ruim dizer isso, mas essa é a mais pura realidade. E precisamos estar preparados para ela.

A segunda coisa é estarmos preparados para prestar contas para Deus daquilo que fizemos com nossas vidas. Cedo ou tarde vamos estar diante de deus para falar sobre o que fizemos e também sobre o que deixamos de fazer. Isso porque pecamos não somente pelo que fazemos de errado mas também pelo bem que deixamos de fazer (pecado por omissão).

Concluindo, que eventos tristes, como a morte desse artista querido, guardam grande ensinamento: a vida não é permanente. Não importa quem sejamos, todos passaremos por momentos bons e ruins nessa vida e em dado momento, iremos cruzar uma ponte que vai nos levar para outra realidade. 

É preciso, pois, estar preparado. Sempre.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário