sábado, 25 de fevereiro de 2017

SEJA CONSTANTE NA OBRA DE DEUS

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. 1 Coríntios capítulo 15, versículo 58
Constância é fundamental na obra de Deus. Quem faz a obra de Deus precisa manter-se firme no propósito ao qual está se dedicando, apesar das dificuldades e mesmo da demora em ver resultados. Conforme Paulo disse no versículo acima: tendo a certeza que seu trabalho não será inútil

Eu tenho tido algum sucesso na obra que conduzo neste site, graças a Deus. Comecei, cerca de seis anos atrás, com um blog despretensioso e hoje algumas centenas de milhares de pessoas passam por aqui todos os meses - muito mais gente do que jamais sonhei.

E, se mérito tive, foi não ter desanimado. Religiosamente, sempre escrevia e publicava textos novos a cada dois dias - hoje já são mais de 700 postagens - mesmo que fosse para pouca gente ler. Mantive-me firme no compromisso que assumi com o(a) frequentador(a) do site de sempre ter aqui material novo, falando das novidades do mundo e comentando temas atuais. 

Essa constância acabou permitindo que várias pessoas criassem o hábito de fazer uma visita aqui, algumas delas várias vezes por semana. E em dado momento o trabalho começou frutificar e o público cresceu, e cresceu, e cresceu... Deus honrou os meus esforços.

Agora, imagine se eu tivesse tido preguiça ou não tivesse podido dedicar o tempo necessário para este trabalho. Não escreveria com a frequência necessária e as pessoas não encontrariam nada de novo quando passassem por aqui. Nunca teriam formado o hábito de frequentar este espaço. 

Agora, infelizmente, não são muitas as pessoas que se mantem constantes, mesmo tendo o desejo sincero de servir a Deus. É comum elas pularem de "galho em galho" - isto é, de tarefa para tarefa -, sempre achando que a nova missão será mais importante, realizadora e abençoada do que a anterior. Não aguardam os frutos se materializarem. Não tem paciência para esperar Deus agir. Simples assim.

Voltando ao exemplo deste site, eu levei anos para contar com um público razoável para milhas reflexões. Foi esse o tempo de Deus. E a história está cheia de exemplos de pessoas que tiveram enorme paciência e constância, antes de colher os frutos do seu trabalho. Nelson Mandela passou trinta anos preso, antes de poder liderar o processo do fim da discriminação racial na África do Sul. John Wesley andou a cavalo o equivalente a duas voltas ao mundo, antes que a renovação espiritual trazida pelo movimento metodista mudasse a vida da Inglaterra. Paulo fez três viagens missionárias extremamente cansativas, onde enfrentou todo tipo de dificuldade e luta, para plantar o cristianismo na Ásia Menor. E assim por diante. 

O pior que esses(as) crentes que pulam de "galho em galho" racionalizam sua decisão de passar a fazer outra coisa convencendo-se a si mesmos que essa é a vontade de Deus. Que se foram chamados para outra tarefa na igreja, Deus quer que parem o que estavam fazendo e passem a fazer algo totalmente novo, mesmo quando a tarefa anterior não foi bem concluída. Essas pessoas simplesmente se auto-enganam. 

Pense bem. Não faz sentido que Deus queira ver uma nova tarefa sendo iniciada, se o que já vinha sendo feito ficará abandonado, porque a pessoa pulou de "galho".

Veja o ensinamento que Paulo deixou a esse respeito na sua carta aos Romanos, capítulo 1, versículo 13: 

PORQUE NÃO QUERO, IRMÃOS, QUE IGNOREIS QUE MUITAS VEZES ME PROPUS A IR TER CONVOSCO, NO QUE TENHO SIDO ATÉ AGORA IMPEDIDO... 

Roma era a capital de um grande império e a principal cidade do mundo naquela época. Ora, todo mundo tinha interesse em conhecer Roma, pois aquela cidade era o "centro do mundo". E Paulo não era diferente: queria visitar Roma e fazer contato com a igreja cristã que já existia ali. 

Mas Paulo não pode ir até lá, conforme confessou, pois, segundo ele mesmo, foi impedido. Mas qual foi esse impedimento? Ele explicou mais adiante na mesma carta (capítulo 15, versículos 20 a 24):

ESSA FOI A RAZÃO PORQUE TAMBÉM MUITAS VEZES ME SENTI IMPEDIDO DE VISITAR-VOS. MAS AGORA, NÃO TENDO JÁ CAMPO DE ATIVIDADE NESTAS REGIÕES E DESEJANDO HÁ MUITO VISITAR-VOS, PENSO EM FAZÊ-LO QUANDO EM VIAGEM PARA A ESPANHA... 

Paulo tinha, durante quase 25 anos de ministério, pregado o evangelho na parte leste do Mediterrâneo (Ásia Menor, Grécia e Macedônia), território referido no texto acima como "estas regiões". E e ele não mudou seu território de atuação, apesar dos atrativos de Roma e da Espanha. Enquanto não terminou a obra que tinha começado, ficou onde estava. 

Quando escreveu a carta para os Romanos, Paulo entendia que a sua missão na Ásia Menor, Grécia e Macedônia estava finalmente concluída - afinal, já tinha implantado igrejas em Corinto, Éfeso, Galácia, Filipos, Tessalônica, Colossos e em outros lugares. Finalmente, chegara a hora de pular de "galho".

Repito, enquanto não terminou a tarefa que estava fazendo, Paulo não se dispôs a começar outra tarefa, mesmo que sua vontade de fazer isso, conforme confessou, fosse grande.

Portanto, ao trabalhar na obra de Deus, se você começou alguma tarefa, conclua-a antes de tentar algo novo. Mesmo que você pense ter um "chamado" vindo de Deus para pular de "galho". Pode ter certeza que esse tipo de "chamado" tem muito mais a ver com os próprios desejos do seu coração, em busca de novidades e tarefas mais realizadoras, do que de uma convocação de Deus.

Conclua sempre o que começou. Esse é o ensinamento da Bíblia. E é isso que Deus espera de você.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário