segunda-feira, 4 de setembro de 2017

VOCÊ SABE DA ÚLTIMA NOVIDADE?

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.” (Tiago capítulo 4, versículo 11).
Eu tive um amigo – vou chamá-lo João - que era uma pessoa muito boa. Mas ele adorava uma fofoca. Bastava chegar perto dele e dizer “vou contar para você a última fofoca”, e ele se sentava, com os olhos brilhando, dizendo, sem qualquer vergonha: “conta, conta.” 

Pelo menos o João não era hipócrita e assumia que gostava de fofoca. Muitas pessoas não são assim: embora gostem de fofoca, dificilmente assumem essa falha de caráter. 

E como eu sei que muitas pessoas gostam de fofoca? Simples: Basta levar em conta o sucesso de revistas como “Caras”, e a audiência dos programas de televisão e sites dedicadas a discutir a vida íntima de pessoas famosas. E ainda pior, basta viver o dia-a-dia de uma igreja para constatar que as fofocas rolam soltas - é triste, mas essa é a verdade. 

A passagem escrita por Tiago, citada no início desta postagem, levanta a questão da fofoca e ensina o povo cristão a ser cuidadoso com aquilo que ouve, fala e, principalmente, divulga. 

Por que Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, teve essa preocupação toda? Eu explico.

O poder destruidor da fofoca
A fofoca tem grande poder destruidor: Já vi pessoas deixarem de frequentar uma igreja ou amigos brigarem por causa desse tipo de coisa. 

E os/as fofoqueiros/as, na maioria das vezes, nem se dão conta do mal que causaram ao próximo. Apenas "saboreiam o prato" suculento de divulgar notícias embaraçosas sobre outra pessoa, sem medir as consequências do que fizeram. E isso é pecado.

A fofoca é pecado porque viola o mandamento de amar o próximo (ou seja, tratar o próximo como gostaríamos de ser tratados). Ninguém gosta de ser objeto de fofoca, portanto ninguém deve espalhar e/ou curtir fofocas sobre o próximo. Simples assim.

E há outro pecado associado à fofoca: Quem faz isso está trabalhando para Satanás. Repare que no Apocalipse (capítulo 12) Satanás é identificado como aquele que difama e espalha mentiras. Portanto, quem espalha fofocas faz a obra dele, mesmo que não se dê conta disso. 

Como evitar a fofoca
Tenho usado duas regras simples para me ajudar a identificar, prevenir e lidar com possíveis fofocas. 

A primeira regra é colocar-me no lugar da pessoa objeto de uma informação sendo divulgada e ver como me sentiria a esse respeito. Se perceber que ficaria triste e ferido, caso aquela informação fosse divulgada, evito fazer o mesmo com a pessoa em questão. 

A segunda regra é ir até a pessoa alvo da fofoca, sempre que for possível, e contar para ela o que está acontecendo. Não conto necessariamente quem está espalhando o rumor, a não ser que seja absolutamente necessário, para não tornar o problema ainda maior. 

Esse segundo conselho pode parecer difícil de seguir, mas lembre-se sempre que, se você fosse o alvo, certamente gostaria de saber o que está acontecendo nos bastidores. 

A primeira ação previne a fofoca, impedindo-me de embarcar nesse caminho sem me dar conta. A segunda ação minimiza o efeito da fofoca, deixando claro para a pessoa alvo dela que sou seu aliado nessa questão.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário