domingo, 22 de outubro de 2017

PROFECIA OU PROFETADA?

As pessoas estavam reunidas numa roda de oração ao final de um estudo bíblico, num sábado à noite, e pediam a proteção de Deus para suas vidas. Foi aí que a esposa de um pastor pediu a palavra e disse: “O Senhor me faz saber que o Vinicius não deve viajar mais de avião porque ele está sujeito a passar por um desastre.” Todos (menos eu) deram glórias a Deus pelo aviso e a oração continuou. 

Ora, eu viajava de avião todas as semanas a trabalho e a tal “profecia” me colocava numa situação difícil: ou bem eu continuava a voar ou bem precisaria mudar de emprego. 

Felizmente tive a tranquilidade de raciocinar da seguinte forma: Se a mensagem tivesse vindo de Deus, eu poderia pedir uma confirmação (esse procedimento é bíblico). E até receber tal confirmação, continuaria a tocar a minha vida normalmente. A confirmação nunca veio, eu continuei a viajar de avião e não sofri qualquer acidente.

Esse tipo de coisa é muito comum nas igrejas evangélicas nos dias de hoje. As pessoas falam coisas, atribuindo-as a Deus (profecias), sem ter base para isso. E essas “profetadas” acabam atrapalhando a vida espiritual e material das outras pessoas (como poderia ter acontecido comigo).

Certa feita, num domingo antes do Carnaval, o bispo de uma denominação evangélica no Rio de Janeiro disse de púlpito que o Senhor tinha lhe revelado que uma grande escola de samba não iria conseguir desfilar naquele ano. Grandes aplausos e muitas aleluias foram ouvidos na igreja naquele domingo. 

Veio o Carnaval e nada disso aconteceu. E no domingo depois do Carnaval, fui à mesma igreja curioso para saber o que o bispo iria dizer. Para minha surpresa, ele ignorou o assunto - foi como se ela nada tivesse falado de púlpito. Decepcionado, nunca mais acreditei nas palavras daquele "profeta".

Felizmente eu pude superar casos como os que relatei acima sem perder minha fé, mas já vi profetadas afetarem muitos/as cristãos/ãs. Por exemplo, lembro do caso de uma senhora que tinha sido abandonada pelo marido e que recebeu o "aviso" de que ele iria voltar, coisa que nunca aconteceu. E ela perdeu inteiramente sua fé. Recordo também do caso da esposa de um pastor que foi considerada “curada” de um câncer, sem precisar tomar remédios, e morreu seis meses depois, amargurada. 

Os falsos profetas 
A Bíblia diz que há o dom de profecia (1 Coríntios capítulo 12, versículos 1 a 11). Portanto, eu acredito que profecias possam ser dadas por Deus a determinadas pessoas e elas precisam ser transmitidas a quem de direito. 

Mas o próprio Jesus alertou que existem falsos profetas (Mateus capítulo 24, versículo 24). E falso profeta é todo aquele que não tem 100% de acerto naquilo que afirma usando o nome de Deus. Não vale 99,99% de acerto, precisa ser sempre 100%. Afinal, se a revelação veio mesmo de Deus e a pessoa disse exatamente aquilo que recebeu, isto é, não acrescentou nada por sua conta, o acerto será sempre total. Simples assim.

Na maioria dos casos, os/as falsos/as profetas não fazem profetadas por maldade: eles/as se entusiasmam com alguns acertos eventuais e confundem seus pensamentos próprios com mensagens de Deus. E muitas vezes não é causado nenhum dano – exceto o pecado que cometem ao tomar o nome de Deus em vão. 

Mas, em outros casos, o resultado pode ser desastroso: Imagine que eu tivesse ficado apavorado, por conta da profetada da qual fui alvo, e tivesse mudado de emprego para parar de viajar?

Por isso, falsos/as profetas, mesmo aqueles/as bem intencionados/as, são muito perigosos/as, a ponto de terem sido motivo de uma advertência feita por Jesus. 

Para que servem as profecias?
Elas servem para que Deus revele sua vontade para seu povo. Não são destinadas a falar o que vai acontecer no futuro (embora isso possa estar embutido no meio de uma profecia) e muito menos para gerar ganhos materiais e vantagens pessoais para o/a profeta ou para quem recebe a mensagem de Deus. 

E, na maioria das vezes, as mensagens de Deus desagradam as pessoas poderosas e bem de vida e tanto é assim que quase todos os profetas da Bíblia foram perseguidos. 

As profecias podem ser coletivas. Por exemplo, uma mensagem de Deus para uma igreja comentando que ali falta amor ao próximo. Esse tipo de mensagem é pouco comum hoje em dia, embora seja o tipo de manifestação de Deus mais comum no relato bíblico. 

Existem também profecias dirigidas a pessoas específicas – por exemplo, Deus mandou o profeta Isaías dizer ao rei Ezequias que ele iria morrer (2 Reis capítulo 20, versículos de 1 a 11). 

Esse tipo de profecia é menos comum no relato bíblico, mas quase todas as mensagens transmitidas hoje em dia, como sendo profecias, são desse tipo. 

Só por isso já da para perceber que as práticas atuais no meio evangélico, em relação às profecias, não são as melhores. 

Avaliando as profecias 
Quando você ouvir de alguém a expressão “o Senhor me faz saber que...” tome cuidado. Se o que foi transmitido para você fizer eco no seu coração, peça a Deus que confirme e que a confirmação venha de outra forma, para você ter segurança. 

Analise também o conteúdo da profecia, pois Deus nada vai dizer que contrarie a Bíblia, que é a sua Palavra. Afinal, Deus não se contradiz. 

Verifique ainda se não há alguma vantagem embutida para quem está profetizando. Se o/a tal profeta não vai ganhar qualquer vantagem pessoal com a mensagem transmitida.

Finalmente, não se deixe abalar ao ver esse tipo de abuso acontecer em torno de você. Afinal, Deus não é responsável pelo mau uso que possam vir a fazer do nome d´Ele e existe até uma mandamento contra isto (não tomar o nome de Deus em vão). 

Profetadas são frutos de erros humanos e os que têm tal desvio de conduta vão responder com muita severidade pelos eventuais danos que vierem a causar. Pode ter certeza disto.

Com carinho

2 comentários:

  1. Sou Serva do Altíssimo. Estou envolvida com a Obra Missionária, por Amor e Chamado de Deus. Passei nos ultimos meses grande luta em meu casamento. Meu marido tambem homem de Deus, saiu de casa em Agosto desse ano. Começou minha angústia e dor. Eu clamava dia e noite. Vivi na solidão tendo somente a Deus para compartilhar minha dor. Conheci 1 irmã na rua. Fizemos amizade e um dia ela me convidou para ir a casa de outra irmã que eu não conhecia. Lá chegando elas abriram o rolo. Começaram a falar em línguas estranhas e perguntaram se eu queria ouvir a verdade. Eu respondi que sim. Elas disseram que havia grande conspiração contra mim na familia de meu esposo e que Deus tinha grande Chamado na minha vida na Obra Missionária, pra isso eu devia esquecer meu esposo e tirar ele da minha vida, que ele estava atrapalhndo minha vida espiritual. Daquele dia em diante o meu pranto aumentou, porque eu dizia "Senhor eis-me aqui". mas porque não devo lutar por meu casamento ? Foram dias de pranto, orações e jejum, pedindo a resposta para toda confusão e sofrimento que estava em minha mente e em meu coração. Passaram-se só 2 meses. O Senhor disse em meu coração VAI !! Entre na cidade que eu vou a frente. Fui. Eu e meu esposo reatamos para honra e Glória do Senhor Jesus !

    ResponderExcluir
  2. Artigo muito bom! A Deus toda a glória.

    ResponderExcluir