domingo, 17 de dezembro de 2017

CURIOSIDADES SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS

Estamos vivendo o Advento, o período que abrange os 4 domingos antes do Natal. O objetivo dessa comemoração é fazer os cristãos refletirem sobre o nascimento de Jesus e seu significado para a humanidade. 

Isso é especialmente importante para evitar que fiquemos totalmente tomados pelo espírito festivo do final do ano (troca de presentes e comemorações as mais diversas) e deixemos de celebrar aquilo que realmente importa, a vinda de Jesus.

Dentro desse espírito, apresento abaixo algumas curiosidades sobre o nascimento de Jesus que vão ajudar você a entender melhor o que realmente aconteceu dois mil anos atrás, numa pequena cidade da província Romana da Judeia, chamada Belém Efrata. 

Por que Jesus nasceu em Belém?
A explicação tradicional é que houve um censo promovido pelos Romanos e José, sendo da família do rei Davi, precisou ir até a cidade onde aquele rei tinha nascido (Belém) para cumprir as formalidades legais. 

Agora, é importante perceber que o nascimento de Jesus em Belém foi profetizado cerca de 700 anos antes, conforme está registrado no Velho Testamento, em Miqueias capítulo 5, versículo 2:
E tu, Belém Efrata, pequena demais ... de ti sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Portanto, o censo convocado pelos Romanos foi o instrumento que Deus usou para que seu plano fosse cumprido.

Como foi o nascimento na estrebaria?
A imagem que fica em nossas mentes, quando olhamos para os presépios espalhados por aí é "adocicada". Parece tudo bonito - o bebê deitado na manjedoura, cercado de animais e pastores. 

Mas, não foi nada disso. Jesus nasceu numa estrebaria suja, escura e mal cheirosa, enfim, o pior lugar possível para um bebê nascer. Um parto que viesse a acontecer, hoje em dia, no meio da rua de uma cidade brasileira, teria condições melhores do que aquelas que Maria teve.

O "berço" onde Jesus foi colocado não passava de um cocho, onde os animais comiam capim e outros vegetais - nada higiênico ou edificante.

Sabemos que os pastores apareceram por lá, viram o bebê e louvaram a Deus. Agora, pastores, na época de Jesus, eram pessoas num nível muito baixo nível da escala social. Eram considerados homens grosseiros e sujos. A imagem "bonita" do pastor somente nasceu bem depois, quando Jesus chamou a si mesmo de "o bom pastor". 

Na época de Jesus, seria até vergonhoso para José relatar para seus amigos e parentes que o recém nascido foi visitado por pastores.

Já a vista dos magos, que vieram do Oriente para visitar Jesus e lhe levar presentes (ouro, incenso e mirra) não aconteceu na estrebaria, mas bem depois, quando a família de José já tinha arranjado uma casa para ficar (Mateus capítulo 2, versículos 1 a 12). Portanto, os presépios estão historicamente errados ao mostrarem os magos presentes na estrebaria.

O que foi a "estrela de Belém"?
Essa estrela (Mateus capítulo 2, versículo 2) foi um fenômeno astronômico que marcou os céus da Judeia, nos tempos do nascimento de Jesus. Os reis magos, que eram astrônomos, usaram a estrela como referencia para guiar seus passos na busca por Jesus, da mesma forma como os navegadores portugueses costumavam usar a constelação do Cruzeiro do Sul para trazer suas caravelas para o Brasil.

Até hoje há muita discussão sobre a tal "estrela". As hipóteses científicas oferecidas são um cometa, considerada a hipótese mais provável, uma supernova (a explosão de uma estrela envelhecida) ou uma conjunção muito rara de planetas. 

Não há nenhuma concordância sobre qual dessas hipóteses é a mais provável, mas sem dúvida aconteceu um fenômeno astronômico naqueles dias. 

Por que Jesus era chamado "o Nazareno"?
Naquela época, as pessoas não tinham sobrenomes. Por causa disso, para evitar confusão, já que os nomes que recebiam eram muito comuns, elas eram identificadas pelo nome do pai e pela profissão dele - por exemplo, Jesus, filho de José, o carpinteiro. Frequentemente, era também era usado o local onde a pessoa tinha nascido e/ou sido criada - por exemplo, Maria de Magdala (ou Magdalena).

Jesus ficou conhecido como "o Nazareno" embora tenha nascido em Belém, na Judeia, porque foi criado em Nazaré, pequena vila da província Romana da Galileia. Por isso também era conhecido como "o Galileu".

Jesus nasceu em Belém quase como por "acidente", conforme expliquei acima, mas não tinha qualquer identidade com aquela cidade.

Por que os pais levaram o bebê ao Templo? 
A lei mosaica dizia que todo primeiro filho pertencia a Deus (as "primícias" do útero materno). Assim, a família precisava "resgatar" a criança, através de um sacrifício feito no Templo de Jerusalém.

Para cumprir essa ordenança, os pais de Jesus o levaram até Jerusalém, dias depois do seu nascimento. Como tinham poucas posses, ofereceram o sacrifício mais simples possível: duas rolinhas (Lucas capítulo 2, versículos 22 a 24).

Foi durante essa visita que Jesus foi reconhecido por dois profetas - Simeão e Ana - e proclamado, pela primeira vez, o Messias de Israel (Lucas capítulo 2, versículos 25 a 38).

Com carinho

2 comentários:

  1. gostei muito do texto ,me ajudou muito.obrigada

    ResponderExcluir
  2. Sobre o autor: Me desculpe, mas ninguém é evangélico "desde o nascimento", precisa-se aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador primeiro.

    ResponderExcluir