terça-feira, 10 de abril de 2018

COMO VOCÊ DEVE AGRADECER A DEUS


A maior parte das orações costuma ser composta por pedidos que as pessoas fazem a Deus - você pode confirmar isso com facilidade prestando atenção às orações que houve por aí.

Não há nada errado em pedir coisas a Deus - Jesus mesmo nos ensinou a fazer isso. Afinal, quando você pede algo, está demonstrando fé que Deus tem poder e vontade para atender o pedido feito. E uma demonstração de fé sempre agrada a Deus.

Agora, o que você não pode deixar de fazer é agradecer toda vez que receber uma benção de Deus. Toda vez que tiver um pedido atendido por Ele. E deixar de fazer isso seria ingratidão e evidentemente Deus não fica feliz com pessoas ingratas.

Mas qual é a forma correta de agradecer a Deus por uma benção recebida? É comum ver pessoas fazendo sacrifícios, pagando promessas e outras coisas assim, para demonstrar sua gratidão. Mas penso que essa não é a forma correta de agradecer a Deus. 

Acredito que há três formas efetivas de agradecer as bençãos recebidas: oração, testemunho e ação em favor do próximo. Vamos ver como cada uma delas funciona:

Oração
Se o pedido a Deus foi feito em oração, é adequado que o agradecimento também possa ser canalizado através de uma oração. Faz todo sentido. 

Assim, se você orou por uma benção, nunca se esqueça de falar com Deus, em oração, e demonstrar sinceramente sua gratidão pelo favor recebido. Simples assim.

Testemunho
Acredito que a oração somente, não expressa de forma suficiente a gratidão a Deus, especialmente no caso de bençãos muito grandes. É preciso fazer mais.

Uma forma muito efetiva de demonstrar gratidão a Deus é testemunhar perante terceiros o que a pessoa recebeu d´Ele. É muito comum as igrejas abrirem espaço durante seus cultos para que pessoas façam esse tipo de depoimento, contando o quê pediram, como foi o processo de espera e a benção que receberam.

A importância do testemunho é dupla. Primeiro, ele reconhece publicamente que houve uma intervenção de Deus - passa a glória do resultado obtido para Ele. 

Depois, o testemunho também é importante porque encoraja outras pessoas que estejam passando por dificuldades semelhantes. Ao ouvirem o que Deus fez pela que está prestando testemunho, aqueles(as) que sofrem vão se animar. Afinal, o mesmo poder que gerou a benção sendo testemunhada continua à disposição para ajudar outras pessoas. 

Portanto, nunca deixe de dar testemunho público sobre as bençãos que tiver recebido. Quanto mais você conseguir falar sobre isso, melhor.

Ação em favor do próximo 
Essa forma de agradecimento é menos conhecida, mas talvez seja a mais importante de todas. A ideia por trás dela nasce da percepção que Deus age neste mundo essencialmente através das pessoas que estão comprometidas com sua obra. Nós somos os agentes da maior parte das bençãos que Deus derrama no mundo.

Muitas vezes quando acontece algo de ruim e as pessoas se perguntam onde estava Deus, que permitiu que aquilo acontecesse, na verdade a pergunta deveria ser: "onde estavam os filhos(as) de Deus, que nada fizeram a respeito?"

A obra de Deus precisa ser entendida como uma cadeia de ações feitas por quem está comprometido(a) com ela. Alguém você ajuda, num momento de dificuldade (uma palavra amiga, uma oferta financeira, apoio numa providência administrativa, etc) e você vê a mão de Deus por trás dessa boa ação. 

Aí, num momento seguinte, você, agradecido/a Deus pelo apoio recebido, faz o mesmo por outra pessoa. E, mais adiante, essa terceira pessoa vai ajudar alguém mais. E a cadeia vai seguindo. É assim que a obra de Deus é feita neste mundo.

Portanto, fazer algo de bom por outra pessoa, em reconhecimento àquilo que Deus fez por você mesmo/a, é uma forma muito efetiva de agradecimento a Ele.

Com carinho

6 comentários:

  1. AMEM! eu costumo agradecer ao "SENHOR" por tudo o que ele faz por mim , por minha vida, e por tudo mas o que peço. Já fiz isso ajudando o próximo , e em oração, mas sou consciente de que o meu agradecimento é muito pouco, diante a imensidão do que "ELE" faz por nós. Preciso fazer muitooooooo mas que isso!!! Boa tarde...

    ResponderExcluir
  2. ser cristão sempre esta pronto pra receber o senhor, e agradecer todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor nosso Deus a todos q estao lendo essa frases e p os q nao estao tbm,eu agradeço a Deus muito, ele me ajuda em tudo q eu preciso,eu ate me emociono da forma q ele faz comigo e tao rapido q se eu nao presta atençao eu nem lembro,pq ele age lapido pq ten ho muita fé em Deus,gente vamos agradece mais e para de reclama,pede tudo com fé q ele eo unico q vai te ajuda em tudo,sou prova disso,e nao esquece de aGRADECE>CONTE SEMPRE COM Deus e mais niguem

    ResponderExcluir
  4. A minha fé muita vezes ficou escassa mas mesmo assim Deus me acolheu,me ajudou e ajuda em tudo, então só tenho a agradecer a ele, Deus é nosso pai é amo ele.

    ResponderExcluir
  5. A minha fé muita vezes ficou escassa mas mesmo assim Deus me acolheu,me ajudou e ajuda em tudo, então só tenho a agradecer a ele, Deus é nosso pai é amo ele.

    ResponderExcluir