sábado, 28 de abril de 2018

UMA ÚNICA PALAVRA QUE MUDOU MUITA COISA

Uma única palavra mudou a vida espiritual de todo o povo cristão. Jesus usou muito essa palavra durante seu ministério na terra e isso teve enorme impacto e o apóstolo Paulo falou exatamente sobre isso na carta aos Romanos capítulo 8, versículo 15: 
Pois vocês não receberam o espírito que os torne escravos medrosos e servis, mas receberam o Espírito que os adota como verdadeiros filhos, pelo qual clamamos: 'Abba, Pai'.
A palavra "abba" significa "pai" no aramaico (a língua que Jesus falava) e Ele a usou com frequência, como quando ensinou os discípulos a orar chamando Deus dessa forma - foi assim que nasceu a famosa oração do "Pai Nosso". 

A palavra "abba" é uma maneira informal que as crianças usavam para se referir aos próprios pais - parecido com o nosso "papai". E essa forma de se referir a Deus era impensável, até Jesus passar a fazer isso. 

Até então, o povo judeu só se referia a Deus de maneira muito formal, chamando-o de "Senhor", o "Todo Poderoso", o "Eterno" e assim por diante. Jesus, portanto, propôs uma nova forma das pessoas se relacionarem com Deus, passando a vê-lo também como seu Pai, um Ser cujo amor pelos seus filhos/as é inesgotável. 

Foi como se Jesus tivesse "liberado" as pessoas para se dirigir a Deus com mais intimidade. Como se Ele tivesse incentivado o povo cristão a se aproximar mais de Deus, pedindo e recebendo carinho d´Ele.

A ideia que Deus deve ser visto assim caiu imediatamente no agrado das pessoas e a palavra "abba" passou a ser largamente utilizada. 

Por isso Paulo fez referência a essa palavra na carta aos Romanos, escrita para a igreja cristã em Roma, comunidade formada quase toda por pessoas de origem gentia (não judaica). A carta aos Romanos foi escrita em grego, língua de grande aceitação naquela época (como é o inglês hoje em dia), mas Paulo fez questão de colocar no meio do texto em grego uma única palavra em aramaico ("abba"). 

Ele usou a palavra que se tornou como uma "marca registrada" do ministério de Jesus. Foi para o ensinamento de Jesus, de considerar Deus como Pai, que Paulo apontou, quando usou a palavra "abba".

Essa palavra representa a relação íntima que qualquer ser humano pode ter com Deus, mediada pelo Espírito Santo. "Abba", uma única palavra que qualquer criança de dois anos pode pronunciar sem dificuldade, mudou muita coisa na nossa vida.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário