quarta-feira, 22 de agosto de 2018

A FÓRMULA DE FELICIDADE DA BÍBLIA

A fórmula de felicidade apresentada na Bíblia é relativamente simples, embora certamente não seja fácil de implementar. E isso é razoável porque toda fórmula de felicidade que prometa um caminho fácil é sempre enganosa e até mal intencionada. 

A fórmula da felicidade 
A Bíblia ensina que a presença do Espírito Santo na vida da pessoa gera um fruto (veja mais), cujas características são amor ao próximo, paz, alegria, bondade, fidelidade, paciência, serenidade e domínio próprio. 

Imagine que você passe a contar com esse fruto na sua vida. Você poderá dizer adeus à ansiedade, à tristeza, à insegurança, ao egoismo, à insensibilidade às necessidades do próximo e assim por diante. Certamente você será uma pessoa feliz. E, melhor ainda, essa felicidade não será dependente das circunstâncias externas, pois residirá dentro de você. 

Uma pessoa assim terá uma qualidade de vida excepcional. Portanto, se sua vida hoje não é aquela que você gostaria que fosse, esse ensinamento pode lhe ser muito útil. 

Aproximando-se do Espírito Santo
Agora, se o segredo da felicidade está no fruto do Espírito Santo presente na sua vida, é evidente que a você precisará construir um relacionamento próximo e produtivo com Deus. Mas como isso pode ser feito na prática?

Há duas providencias que você pode tomar para aprofundar seu relacionamento com o Espírito Santo. A primeira é se afastar do mal. Pense assim: se você quer aprofundar seu relacionamento com alguém, deve começar por não atrapalhar aquilo que já tiver sido construído - isso já será uma grande ajuda. 

Ora, toda vez que você peca, há um afastamento de Deus. Então, quanto menos você pecar, maior será sua proximidade d´Ele. Simples assim.

Mas, é claro que tanto você, como eu, pecamos todos os dias, apesar de todos os nossos esforços - eliminar completamente o pecado na vida de uma pessoa é impossível. Portanto, falo de um esforço sério e sincero para melhorar. Para pecar menos. 

É importante você perceber que não estou discutindo aqui a sua salvação, que depende de outra coisa (a fé em Jesus Cristo). Estou falando da melhoria da sua qualidade de vida, da construção de uma vida mais feliz. E comecei falando dos pecados porque eles sempre têm consequências ruins. Em outras palavras, os pecados pioram sua qualidade. 

Normalmente, as pessoas são ensinadas a se afastar do pecado por causa do risco de ir para o Inferno - essa é uma discussão sobre mudar agora para alcançar algo no futuro. Agora, quando se você entender que diminuir a presença do pecado melhora sua qualidade de vida, a dinâmica passa a ser outra. Há uma motivação maior, pois se trata de melhorar sua vida agora. 

A segunda forma de você se aproximar do Espírito Santo é avançar nas práticas espirituais. Refiro-me à oração, à meditação sobre a Palavra de Deus, ao exercício da caridade, etc. O problema é que as pessoas normalmente não conseguem ter a disciplina necessária para se dedicar de fato a isso. 

As questões do dia-a-dia costumam engolir o tempo disponível e até sua motivação para mudar. A única forma que conheço para conseguir manter a disciplina é assumir compromissos (obrigações) com a obra de Deus. Isso funciona porque estamos acostumados a cumprir obrigações nos diversos campos das nossas vidas, como trabalho, estudo e família. 

Quando não há obrigações assumidas, a pessoa acaba não fazendo aquilo que deveria. É por isso que você acorda cedo todos os dias para ir trabalhar ou ir à aula - há uma obrigação. É por isso que entrei numa academia de ginástica - senão acabo ficando com preguiça e não faço o exercício físico que preciso. 

Mas há mais. Quando se assume uma obrigação na obra de Deus, ocorre um fenômeno interessante: aquilo que começa sendo obrigação acaba se tornando um prazer, à medida que o fruto do Espírito cresce na pessoa. 

Por exemplo, quando minha mulher me falou para manter um blog (que deu origem a esse site), confesso que não fiquei muito entusiasmado, pois sabia o trabalho que iria dar. Afinal, o segredo de um trabalho desse tipo é ter disciplina para sempre oferecer conteúdo novo para os/as leitores/as. Mas, ao longo do tempo, passei a ter prazer nesse trabalho e hoje não imagino minha vida sem ele. 

Portanto, se você quer crescer na sua vida espiritual, junte-se a um grupo de intercessão (oração). Se quiser crescer no conhecimento da Palavra de Deus, junte-se a um grupo de estudo bíblico sério. E se quiser aprender a exercitar a caridade, junte-se a uma atividade de assistência social na sua igreja. 

Palavras finais
Resumindo, para que você seja feliz, precisa do fruto do Espírito Santo presente na sua vida. E para conseguir isso, você precisa se aproximar Deus, tornando-o mais presente na sua vida. E a maior proximidade com Deus virá de duas providências simples: afastar-se da presença do mal e evoluir nas práticas espirituais (oração, estudo da Bíblia, caridade, etc). 

A primeira providência tomará forma quando você entender de fato que se afastar do pecado vai melhorar sua qualidade da sua vida. Os resultados serão quase imediatos. Já a segunda providência ganhará corpo à medida em que você assumir compromissos (obrigações ) com a obra de Deus. Esse é o caminho que Deus estabeleceu. Se você quer ser feliz, basta segui-lo. 

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário