sábado, 24 de novembro de 2018

O CRISTÃO PODE SEGUIR JESUS FORA DA IGREJA?

É possível seguir a Jesus sem frequentar alguma igreja cristã? Muita gente acredita que sim, mas a Bíblia não dá suporte para essa posição. E vou explicar a razão.

A Bíblia dá suporte a essa ideia?
O primeiro a esclarecer nessa discussão é saber se a Bíblia dá suporte à ideia que a fé cristã pode ser bem exercida fora de qualquer comunidade de fé. E a resposta clara é não. 

Há inúmeros textos bíblicos que tocam nessa questão. Por exemplo, Jesus disse que "as portas do inferno" não iriam prevalecer sobre sua igreja (Mateus capítulo 16, versículos 18 e 19). Repare que Ele não falou que as portas do inferno não prevaleceriam sobre pessoas isoladas, mesmo que cristãs sinceras. Falou da igreja, ou seja da comunidade de fé que teve início com seu ministério na terra.

Outro exemplo importante aparece no relato da conversão de Paulo, na estrada para Damasco. Naquela fase da sua vida, Paulo estava dedicado a perseguir a igreja cristã, que estava no seu início. Aí ele teve uma visão onde Jesus lhe disse (Atos dos Apóstolos capítulo 9, versículos 2 a 5): “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Repare bem, Jesus considerou a perseguição à comunidade cristã como uma agressão pessoal a Ele mesmo. Para Jesus, a comunidade cristã é inseparável da sua pessoa - os dois são uma coisa só. Simples assim.

A decepção justifica o exílio da igreja?
O segundo aspecto a esclarecer tem a ver com a decisão de se "exilar" da igreja por conta da rejeição. Não se trata aqui de preferir frequentar uma igreja ou outra, o que é absolutamente normal. E sim de uma rejeição total e completa a todas as igrejas cristãs, à própria ideia de pertencer a qualquer comunidade de fé. Em outras palavras, nenhuma igreja serve pois todas têm defeitos.

Minha experiência é que esse tipo de rejeição é normalmente provocada pelo desencanto. Esse sentimento costuma ser gerado quando as pessoas observam falhas nas igrejas que frequentam, por exemplo, pela ação inescrupulosa de pastores corruptos ou insensíveis. Ou pelo não atendimento das suas necessidades espirituais mais básicas (consolo, orientação espiritual, etc). Ou ainda pela difusão de "profetadas" (profecias não verdadeiras), que levam as pessoas a acreditar em coisas absurdas, gerando decepção, quando elas não se realizam. E assim por diante. 

Ao se decepcionarem, muitas pessoas acabam concluindo que nenhuma igreja cristã serve para ela e decidem se "exilar". Decidem tocar sua fé sozinhas, para não correr o risco de se decepcionarem outra vez.

A resposta para essa questão passa por lembrar que a fé cristã precisa ser separada das entidades organizadas para operacionalizar a religião. Essas entidades (igrejas legalmente organizada e outras pessoas jurídicas) precisam existir para poder operar a religião na sociedade. Sem essas organizações não haveria como contratar pessoas e serviços, comprar propriedades, receber doações, enfim exercer qualquer atividade legal na nossa sociedade.

Agora, organizações dirigidas por seres humanos sempre cometem erros e praticam abusos. E não há como evitar isso. Mas o erro dessas organizações não mancha o conteúdo da fé cristã, da mesma forma como as falhas dos regimes democráticos não tornam a ideia da democracia ruim. Os erros históricos das organizações cristãs significam pura e simplesmente que seus líderes não seguiram os ensinamentos de Jesus. Só isso.

O próprio Jesus sabia que esse tipo de problema iria acontecer e alertou os líderes religiosos iníquos a respeito das punições severas que os aguardam. Vejamos alguns exemplos:
  • Contra falsos líderes (Mateus capítulo 7, versículo 15 a 22): “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores... Muitos, naquele dia [Julgamento Final], hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome... Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais iniquidade."
  • Contra líderes que geram escândalos (Mateus 18, 17): “... porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo.”
  • Contra líderes que afastam as pessoas da doutrina correta (Mateus 18, 6): “Qualquer porém que fizer tropeçar a um desses pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho e fosse afogado na profundeza do mar.”
  • Contra líderes hipócritas (Mateus 23, versículo 13 a 33): Ai de vós, ..., hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando...Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do Inferno?”
Será que Jesus idealizou a igreja de forma diferente?
Alguns "exilados" cristãos se aferram à tese que Jesus idealizou a comunidade cristã como simples reunião de pessoas, sem qualquer organização formal. Dessa forma, as organizações religiosas formais seriam uma distorção completa do pensamento d´Ele. Mas tal ideia é fantasiosa. 

Jesus sabia que uma religião, para ser efetiva, precisa funcionar no mundo real. Não podemos esquecer que Ele viveu imerso no judaísmo, religião que tinha no Templo de Jerusalém seu centro religioso e contava com complexa organização de sacerdotes, levitas, guardas, etc. E Jesus não falou nada contra essa organização em si. Ele apenas se insurgiu contra líderes religiosos corruptos, hipócritas e/ou que defendiam posições teológicas erradas.

Jesus não era ingênuo a ponto de imaginar que seus seguidores poderiam se multiplicar e operar no mundo sem qualquer forma de organização. O que Jesus nunca aprovaria, isso sim, são abusos e distorções, como as grandiosas catedrais ou o templos suntuosos, construídos ao custo de centenas de milhões de reais. Também não aprovaria as burocracias religiosas intermináveis, que só consomem recursos de dízimo e ofertas e viram "cabides de emprego". E muito menos ainda líderes religiosos que se aproveitam da sua autoridade espiritual para obter vantagens indevidas.

Conclusão
Concluindo, cada cristão/ã precisa fazer parte ativa de uma comunidade de fé. Para seguir Jesus de forma efetiva, você precisa frequentar uma igreja. Sem isso, sua prática religiosa irá sofrer. 

Agora, você é livre para escolher onde quer exercer sua fé - há inúmeras denominações cristãs sérias e nenhuma delas têm o monopólio sobre Jesus. Nosso Senhor pode ser encontrado e cultuado em muitos lugares diferentes. E graças a Deus por isso.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário