quinta-feira, 14 de março de 2019

O TORCEDOR FANÁTICO E O PRIMEIRO MANDAMENTO

Certa vez vi uma reportagem na televisão sobre Giba, um torcedor fanático de um grande time de futebol de São Paulo. Ele é tão fanático que, do começo de dezembro ao começo de fevereiro, período em que não há futebol, fica vagando pela casa, com olhar perdido, sem ter o que fazer. 

Os depoimentos que sua mulher e filha deram ao programa foram impressionantes: elas são absolutamente conscientes que o time de futebol de Giba vem em primeiro lugar e somente depois do time vem a família. E procuram conviver com essa realidade da melhor forma possível. 

Existem milhares de “Gibas” por aí. E foi isso que mostrou um estudo feito por uma empresa de marketing brasileira, cerca de dez anos atrás. A maior fidelidade do homem médio brasileiro é com seu time de futebol. Ele pode trocar de mulher, de casa, de cidade, de profissão e até de religião, mas dificilmente troca de time. Eu não me lembro de ter conhecido nenhum homem que abandonou seu time de coração por outro.

Ora, eu não sou contra o futebol e até fico feliz quando meu time ganha. Mas a ênfase excessiva de Giba e de tantos outros torcedores nos seus respectivos times é totalmente errada, pois beira o fanatismo e a irracionalidade.

E essa situação me faz lembrar do primeiro dentre os Dez Mandamentos: “não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo capítulo 20, versículos 1 a 3). Esse mandamento é normalmente compreendido pelas pessoas como se referindo a outras divindades, como, por exemplo, as cultuadas no hinduísmo ou no candomblé. 

Sem dúvida, o mandamento alerta que é errado prestar culto a qualquer outra divindade que não seja Deus. Mas, o significado desse mandamento vai além disso. Ele é aplicável também a todas as coisas que podem dominar a vida da pessoa, incluindo seu time de futebol, dinheiro, seu partido político ou até mesmo sua família. Nada, rigorosamente nada, pode ter prioridade sobre Deus na sua vida. 

É interessante ver como Jesus discutiu essa questão. Ele ensinou que as pessoas devem amar a Deus de toda a alma e de todo o entendimento (Mateus capítulo 22, versículos 35 a 38). As pessoas precisam ter amor por Deus integral, absoluto.

Mas, como Jesus pode ter nos dado um mandamento incentivando as pessoas a amar um Ser? Como pode ser possível legislar sobre sentimentos? Afinal, ninguém controla seus próprios sentimentos e não é um terceiro, mesmo Jesus, que pode fazer isso.

Na verdade, o ensinamento de Jesus não se referiu a um sentimento. Não foi sobre isso que Ele falou. Jesus cobrou das pessoas uma AÇÃO - que elas agissem como se Deus fosse a coisa mais importante na vida delas. É preciso colocar sempre Deus em primeiro lugar e é exatamente isso que o primeiro dentre os Dez Mandamentos fala.

Colocar Deus em primeiro lugar não é fácil e sei disso por experiência própria. As circunstâncias do dia a dia, as relações afetivas, o lazer, etc, tudo isso empurra as pessoas em direção contrária a Deus. E o mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas é um alerta contra essa tendência - ele nos empurra em outra direção.

Não estou aqui defendendo que você deixe de lado família, relacionamentos amorosos, trabalho, time de futebol, lazer ou qualquer outra coisa por causa de Deus. Nada disso. O que você não pode fazer é permitir que qualquer uma dessas coisas domine sua vida, pautando suas ações, como acontece com Giba, o torcedor fanático. 

Com carinho

Um comentário:

  1. O verdadeiro cidadão dos céus é um peregrino na terra... Colossenses 3:1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
    2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.
    2 Timóteo 2:4
    Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida , a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
    2 Timóteo 2:5
    E , se alguém também milita , não é coroado se não militar legitimamente.
    Tiago 4:4
    Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
    1 João 2:15
    Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    1 João 2:16
    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    1 João 2:17
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
    Dt 27:18a
    Maldito aquele que fizer que o cego erre de caminho.
    Hebreus 12:6
    Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
    Tiago 2:10
    Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

    ResponderExcluir