segunda-feira, 29 de abril de 2019

COISAS QUE A BÍBLIA NÃO FALA...

As pessoas pensam que a Bíblia ensina diversas coisas que, de fato, ela não faz isso. E as pessoas acabam moldando suas vidas por esses conceitos, por acreditarem erradamente que eles são bíblicos, e acabam passando por muitos problemas desnecessários. Para ajudar você a separar o joio do trigo, vou apresentar cinco ensinamentos muito conhecidos que parecem vir da Bíblia, mas não encontram apoio lá:

1. Deus ajuda quem se ajuda
Não há nenhuma declaração bíblica estabelecendo que Deus somente ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.

É claro que a Bíblia diz que precisamos cumprir nossas obrigações. Mas fazer isso, por si só, não tem sempre como consequência atrair as bençãos de Deus.

Imaginar que o ato de cumprir com as próprias obrigações estaria atrelado às bênçãos de Deus, seria equivalente ao caso dos pais que prometem prêmios para seus filhos estudarem e passarem de ano. Isso é uma coisa muito errada, pois estudar para passar de ano é a obrigações dos filhos e esse resultado deve ser atingido sem qualquer incentivo adicional. Os filhos precisam fazer isso porque é sua responsabilidade. 

E o mesmo acontece com cada uma de nós: devemos cumprir nossas obrigações porque é nossa responsabilidade, mas não devemos esperar receber de Deus qualquer prêmio por causa disso. 

Agora, a Bíblia tem sim promessas para pessoas que decidem fazer determinadas coisas que não são sua obrigação. Por exemplo, "morrer para si mesmo" e seguir Jesus (Mateus capítulo 16, versículos 24 e 25). Há promessas sim, por exemplo, para quem coloca Jesus em primeiro lugar na sua vida, à frente até do seu conforto e das suas necessidades. Mas isso é uma coisa bem diferente.

2. Deus quer que sejamos felizes
A Bíblia nem discute o conceito de felicidade conforme o entendemos hoje em dia - ter nossas necessidades e desejos todos preenchidos. O que a Bíblia fala sim é sobre nosso bem (Romanos capítulo 8, versículo 28), coisa bem diferente do que entendemos ser a felicidade.

Até porque aquilo que pensamos irá nos tornar felizes não é necessariamente o melhor para nós, pois pode não ser aquilo que vai nos fazer bem.

Lembro do caso de um casal que tinha o desejo de ter uma casa de campo. Achava que isso lhe iria trazer felicidade. Acabaram conseguindo realizar seu sonho, mas isso desmontou sua vida espiritual, pois como iam para lá nos fins de semana, deixaram de frequentar sua igreja. O que os fez feliz não concorreu para seu bem.

Deus sabe, melhor do que ninguém aquilo que nos fará bem de fato. E suas escolhas para nós frequentemente não são aquelas que faríamos por conta própria. Às vezes Deus nos leva por caminhos que inicialmente não queremos trilhar. E somente mais tarde, com a passagem do tempo, vamos entender a razão para essa orientação d´Ele. Portanto, Deus quer o nosso bem, mas não necessariamente a nossa felicidade (como nós entendemos isso).

3. Todos somos filhos de Deus
Todos somos criaturas de Deus, ou seja, parte da sua criação. O único Filho de Deus é Jesus - a Bíblia é clara a esse respeito, pois o chama de Unigênito ("o único gerado").

Agora, quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, viramos filhos de Deus por adoção (Romanos capítulo 8, versículos 15 e 16). E aí passamos também a ter direito à sua "herança", isto é, a viver eternamente junto a Ele. Portanto, filhos de Deus, por adoção, são somente aqueles que aceitaram Jesus como seu Salvador.

4. Deus não nos deixa passar por mais do que podemos suportar
Esse pensamento nos conforta muito, mas infelizmente não é verdadeiro. Por exemplo, em 2 Coríntios capítulo 1, versículo 8, o apóstolo Paulo declarou claramente que a tribulação pela qual ele mesmo passara estivera além das suas forças.

Não há nenhuma razão para imaginar que os problemas que vão aparecer à nossa frente estarão limitados àquilo que vamos conseguir aguentar. E um exemplo comprova bem isso: milhões de judeus e cristãos foram massacrados durante o regime nazista, na Segunda Guerra Mundial. As maldades cometidas com eles foram diabólicas. Sem dúvida essas pessoas receberam uma carga acima do que seria humanamente possível suportar.

Mas, se a vida pode nos apresentar uma carga além das nossas forças, qual a esperança que podemos ter? O que a Bíblia nos promete mesmo é que teremos Deus ao nosso lado, sempre, mesmo nos momentos mais difíceis. Mesmo quando tudo parece perdido e sem qualquer esperança.

O Salmo 23 diz que ainda que andemos pelo "vale da sombra da morte" não precisamos temer porque Deus estará ao nosso lado. Sozinhos não poderíamos suportar certas coisas que a vida nos traz, mas com a ajuda do Espírito Santo, tudo fica diferente. Passamos a ter forças que vão além das nossas.

5. Coisas ruins não podem acontecer com pessoas boas
Quando falamos de uma pessoa boa, basicamente pensamos em alguém que não rouba, não mente, não adultera e honra seu pai e mãe, dentre outras coisas. Provavelmente essa pessoa vai à igreja todos os domingos, dá o dízimo religiosamente e toma sempre a Santa Ceia.

Tal pessoa parece boa porque demonstra ser melhor do que tantas outras que vemos por aí. Ela parece estar mais de acordo com a imagem de Cristo.

E por ser boa, aos nossos olhos, não parece justo que Deus permita que ela passe por coisas ruins. E quando isso acontece, ficamos perplexos. Por que Deus permitiu que isso acontecesse?

Parece ser um paradoxo, mas não é. A questão de fundo aqui é a definição de "pessoa boa". Aquelas pessoas que são boas aos nossos olhos podem ter um status completamente diferente olhos de Deus (Romanos capítulo 3, versículo 10). Primeiro, porque Ele vê o interior da pessoa, coisas que não conseguimos fazer - Ele não se deixa levar por aparências e nós fazemos isso. Depois, porque Ele é um ser perfeito e santo, coisa que não somos. 

Portanto, os padrões morais de Deus são muito mais elevados do que os nossos. Basta lembrar que Jesus ensinou que o pecado não vem apenas pelo que se faz de fato, mas também pelo que se deseja e se fala (Mateus capítulo 6, versículos 27 e 28). Esses padrões não alcançáveis por nenhum ser humano, portanto, todos nós somos pecadores em alguma medida. E é por isso que todos nós precisamos ser salvos.

Não é por merecimento que qualquer pessoa deveria ser poupado de sofrimento. E, se isso acontece, é apenas por causa da Misericórdia e da Graça de Deus. Só isso.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário