sábado, 13 de abril de 2019

O QUE ME FALTA AINDA?


...um jovem disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: ...Se queres, porém, entrar na vida [eterna], guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedadesMateus capítulo 19, versículos 16 a 23
Essa história é muito interessante: é o diálogo de Jesus com um jovem rico. O rapaz era seguidor fiel dos mandamentos do judaísmo - afirma isso expressamente e Jesus não o desmente. Mas o jovem sabia que isso não era suficiente. Faltava-lhe alguma coisa importante. E ele queria saber de Jesus o que era.

Jesus respondeu indo ao centro da questão: disse ao jovem para vender tudo e segui-lo. Agora, é importante entender bem o motivo para essa resposta. Jesus não estava estabelecendo a doutrina que os cristãos precisam vender tudo para poder segui-lo. Tanto assim, que Jesus não fez o mesmo tipo de pedido para outras pessoas, fez isso apenas para aquele jovem.

Jesus teve uma razão forte para fazer esse pedido tão exigente exatamente para aquele jovem: queria expor o problema daquele rapaz, que era o excessivo apego dele aos bens materiais. Não era Deus quem vinha em primeiro lugar na vida daquele jovem e sim os bens materiais. E foi por isso que o rapaz ficou tão triste com o pedido de Jesus. 

O jovem até cumpria fielmente os mandamentos, mas não dava prioridade a Deus, nunca entregou seu coração de fato a Ele. Sua religião era fria e legalista. E esse é um problema terrível e de difícil solução.

Conheço algumas pessoas nessa situação - até tentam seguir o cristianismo, mas suas vidas espirituais são pobres e limitadas exatamente porque nunca tomaram a decisão de dar prioridade a Jesus. Outras coisas - como família, emprego, sucesso, bens materiais, conforto, lazer, etc - sempre vêm na frente, são sempre mais importantes. Deus fica com o tempo que sobra. 

Algumas dessas pessoas até se iludem pensando que vão conseguir fazer essa transição aos poucos - passo a passo irão dando menos importância para as coisas do mundo e aumentando a presença de Deus nas suas vidas. . Mas não é isso que a Bíblia ensina. Ela fala que tudo começa com a decisão pessoal de entregar de fato a própria vida para Jesus. E esse é um passo fundamental. A decisão vem sempre antes e a mudança de vida vem depois. Sem essa decisão, Jesus nunca vai ocupar o lugar que merece na vida da pessoa. 

Mudança de hábitos e de práticas de vida são fruto da ação do Espírito Santo, quando a pessoa decide caminhar com Deus. A decisão faz com que a passe a contar com o apoio e a orientação do Espírito Santo e aí as mudanças acontecem e, mesmo com essa ajuda, o processo de mudança normalmente é lento. Dificilmente há uma mudança do dia para a noite.

Portanto, se você quiser saber o que lhe falta, a resposta é simples: você já entregou de fato sua vida a Jesus e Ele é o principal interesse da sua vida? Se sua reposta para essa pergunta for "sim", você já está no bom caminho. Se sua resposta for "não" ou "talvez", tome a decisão por colocar Jesus em primeiro lugar sem demora.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário