segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O PERIGO INVISÍVEL

Hoje vou falar de um grande perigo na vida das pessoas. E se trata de um perigo invisível. Eu me explico.

Tenho uma recordação da qual não me orgulho. Eu era bem jovem e até então tudo tinha dado certo na minha vida. Além disso, meu pai estava muito bem em termos profissionais e minha família tinha vida confortável. Foi aí que eu consegui mais uma vitória: conclui meu primeiro curso de mestrado, na Universidade Federal do RJ. 

Certo dia, uma pessoa da igreja que eu frequentava se aproximou de mim e lembrou-me que eu tinha muito a agradecer a Deus. E eu pensei, mas não falei em voz alta pois não me senti à vontade para fazer isso: "por que tenho que agradecer esse curso se o esforço foi todo meu?"

Mais adiante na minha vida, quando vitórias começaram a se misturar com derrotas, percebi que havia coisas na vida que não dependiam de mim e elas tinham influência no resultado final. Em outras palavras, havia mais por trás das vitórias do que meu esforço pessoal. 

Foi aí que entendi como eu estado errado, muito errado, na minha forma anterior de pensar. O tipo de reação que tinha sido comum em mim até então - achar que não precisava agradecer a Deus por tudo de bom que acontecia na minha vida - era fruto da minha arrogância intelectual e da minha auto-suficiência. E ambos são pecados muito sérios. 

Tive oportunidade de pedir perdão a Deus e finalmente aprender que, sem Ele, eu não nunca teria conseguido obter nada de bom na minha vida.

Essa pequena história mostra bem o perigo que as pessoas correm quando tudo vai bem na sua vida. É isso que chamei de perigo invisível. Quando tudo vai bem, é fácil se esquecer de Deus. Algumas pessoas, como foi o meu caso, fazem isso por se tornarem auto-suficientes. Elas supervalorizam suas próprias forças. Outras fazem isso porque suas prioridades de vida não incluem Deus. Não conseguem reservar tempo de qualidade para Ele, pois seu tempo é todo gasto com trabalho, lazer, família, etc.

Quando o perigo invisível ataca a vida da pessoa, Deus acaba intervindo para mostrar a realidade para ela e para levá-la de volta para Ele. Foi isso que aconteceu comigo. Afinal, as pessoas costumam se lembrar de Deus quando se veem em meio ao sofrimento e dificuldades. 

De repente, as coisas deixam de dar certo e quanto mais a pessoa tenta fazer tudo voltar aos trilhos, parece ser que menos resultados obtém. O mundo dela parece ir desmoronando aos poucos. É aí, meio como último recurso, a pessoa se lembra de Deus. E corre para os braços dele.

Já ouvi pessoas dizerem que Deus não deveria usar o sofrimento humano para levar as pessoas de volta para Ele. Mas, se essa é a única forma de resgatar uma pessoa, isso é um ato de amor por parte de dele. Afinal, Ele poderia simplesmente deixar as pessoas que o esqueceram de lado, não mais se importando com elas. Mas, Deus sempre se importa e por isso intervém na vida das pessoas para trazê-las de volta. E foi assim que aconteceu comigo.

Eu tenho convicção muito clara que se minha vida tivesse continuado a dar certo em tudo, provavelmente eu teria me afastado da vida eterna. Deus teria ficado cada vez mais secundário em minha vida, ofuscado pelo meu próprio sucesso. E foi o sofrimento que me colocou de volta no caminho certo.

O ser humano não lida bem com o próprio sucesso. Nem o rei Salomão, homem extremamente sábio, conseguiu fazer isso. Ele teve muita riqueza, poder e centenas de mulheres, tudo conseguido com a sabedoria que Deus lhe deu. Mas acabou se deixando levar por algumas de suas mulheres e prestou culto a deuses estranhos. E sua descendência pagou um preço alto por causa disso (1 Reis capítulo 11, versículos 26 a 40).

Lembre-se disso quando sua vida estiver correndo bem. Quando você tiver saúde, prosperidade, paz, etc. Seja sempre grato/a a Deus. Separe sempre tempo de qualidade para se dedicar a Ele. Para orar, louvar, estudar a Bíblia, ajudar o próximo, etc. Jamais permita que os bons tempos se tornem um perigo invisível para sua vida, uma armadilha que irá cobrar de você um preço pesado mais adiante.

Com carinho

4 comentários:

  1. Prezado Vinicius,
    Acho estranho e ambíguo Deus usar o sofrimento humano para levar as pessoas de volta para Ele. Deveria existir outra maneira de resgatar uma pessoa. Fico confusa quando se trata deste assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não está em Deus e sim no ser humano. Esse, quando está bem de vida, costuma se esquecer de Deus. Se o ser humano agisse de forma diferente, Deus também mudaria sua forma de agir.

      Em outras palavras, nem sempre Deus traz o ser humano no sofrimento. Muitas vezes a pessoa vem mesmo quando está bem - conheço diversos casos assim. Mas infelizmente isso não é o mais comum.

      Vinicius

      Excluir
  2. Mas então é uma troca? Deus muda sua forma de agir conforme minhas ações corretas? Mas ELE estaria indo contra seus próprios mandamentos. Ainda fico muito confusa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma troca seria assim: eu prometo fazer uma coisa e Deus promete fazer algo em retribuição. Aliás, em lugar nenhum da Bíblia existe a promessa que se nos aproximarmos de Deus vamos ficar livre dos problemas, que não iremos mais sofrer. Portanto, não há troca.

      O que eu disse acima é que o ser humano não lida bem com o próprio sucesso. Quando ele vai bem na vida, acaba se afastando de Deus, como aconteceu com Salomão e eu dei depoimento sobre o meu próprio caso. É claro que há exceções, mas é assim com a maioria das pessoas.

      Quando o sofrimento chega - e acaba sempre chegando, mais cedo ou mais tarde - , a pessoa se lembra de Deus. E Ele é tão misericordioso que aceita a pessoa de volta - usa essa situação para mudar a vida da pessoa.

      Espero que tenha ficado claro.

      Abs
      Vinicius

      Excluir