terça-feira, 27 de agosto de 2019

SUA IMAGEM PARA DEUS

Você tem duas imagens diferentes. Uma imagem é aquele que você tem diante dos homens. E a outra imagem é aquela que você tem diante de Deus. E elas podem ser bem diferentes entre si.

Certa vez Jesus quis saber qual a imagem que Ele tinha diante dos judeus e perguntou isso a seus discípulos - veja o texto:
...perguntou aos seus discípulos: Quem o povo está dizendo que o Filho do Homem é? E eles responderam: Alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros que é Elias; e ainda outros que é Jeremias ou um dos outros profetas. Então Jesus perguntou: E vocês, quem vocês dizem que sou? Simão Pedro respondeu: O Senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse Jesus: Deus abençoou você, Simão, filho de Jonas. Meu Pai que está no céu revelou isto pessoalmente a você. Isto não vem de nenhuma fonte humana. Mateus capítulo 16, versículos 14 a 17
No diálogo citado acima fica claro que a imagem construída pelos judeus sobre Jesus era bem distinta daquilo que Deus revelou para o apóstolo Pedro. Os judeus pensavam que Jesus era um profeta importante, como Elias, Jeremias ou João Batista. Enquanto isso, Deus revelou para Pedro que Jesus era o Messias, o Salvador da humanidade, o seu Filho unigênito. Coisas completamente diferentes.

A imagem que temos junto às pessoas e a que temos junto a Deus costumam ser diferentes simplesmente porque os critérios de avaliação da sociedade humana e de Deus são muito diferentes entre si. A sociedade humana, quando olha para uma pessoas, foca essencialmente na aparência da pessoa, ou seja, aquilo que ela aparenta ser, enquanto Deus olha para o interior, para as intenções da pessoa. 

Pessoas sem atrativo físico, sem sucesso profissional, sem boas conexões familiares ou profissionais costumam ser mal avaliadas pela sociedade, mas essas mesmas pessoas podem ser preciosas para Deus. 

Um ótimo exemplo dessa diferença de pontos de vista é João Batista. Jesus disse que ele tinha sido o maior dentre todos os profetas (Mateus capítulo 11, versículos 7 a 11). Mas para a sociedade judaica daquela época, João foi mesmo uma figura muito estranha: vivia no deserto, vestia pele de camelo, comia apenas gafanhotos e mel. E ficava incentivando todo mundo a se arrepender dos próprios pecados. 

Sem dúvida, a imagem feita por Deus de cada pessoa é a certa, pois ela se baseia num conhecimento completo das coisas e até das intenções do coração humano. E o julgamento da sociedade humana é imperfeito - basta ver que Jesus, sem qualquer pecado, foi crucificado. Portanto, não deveríamos nos preocupar tanto com o julgamento das pessoas, mas não é assim que agimos. A imagem que as outras pessoas fazem de nós pesa e pesa muito.

E a preocupação indevida com aquilo que as pessoas pensam a nosso respeito traz duas consequências muito negativas. A primeira delas é a hipocrisia - tentar passar para os outros uma imagem melhor do que a realidade. A segunda consequência negativa é a insegurança, que nasce da percepção de não estarmos à altura das expectativas que nós próprios e/ou os outros têm.

A hipocrisia acaba por tornar a vida do hipócrita num verdadeiro teatro, deixando essa pessoa incapacitada para ter convivência saudável tanto com Deus como com as demais pessoas. Enquanto isso, a insegurança "come" a pessoa por dentro e gera muito estresse.

Jesus nos orientou a seguir um caminho diferente e muito melhor. Ele disse que deveríamos nos concentrar naquilo que Deus pensa. Para Deus, não adianta querer mascarar a realidade (ou seja, a hipocrisia não funciona) e não há porque sentir insegurança (Ele nunca vai esperar de nós algo além da nossa capacidade). 

Mudar a imagem que a sociedade faz a seu respeito muitas vezes nem está a seu alcance. Afinal, nem todo mundo pode ter beleza, inteligência e/ou sucesso. Mas alcançar boa imagem junto a Deus está ao alcance qualquer pessoa, não importa a origem, a condição social, o sucesso, a beleza e assim por diante. Deus espera de nós apenas fidelidade e compromisso com seu Reino. 

Em outras palavras, Ele espera de você apenas aquilo que você pode dar. E tudo que você vier a fazer pelo Reino de Deus será reconhecido. E tanto é assim, que nem um copo de água, dado com amor, ficará sem sua devida recompensa (Mateus capítulo 10, versículo 42).

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário