segunda-feira, 28 de outubro de 2019

E QUANDO O SLOGAN NÃO ESTÁ NA BÍBLIA?

Slogan é uma frase curta que resume uma mensagem importante, que precisa ser bem fixada pelas pessoas. E isso é uma rama muito poderosa.

Lembro-me do slogan "Brasil grande", usado para divulgar os resultados obtidos pelo Governo militar brasileiro, apelando para o patriotismo das pessoas. E ninguém esquece de slogans usados na propaganda de produtos, famosos, como "Coca Cola tem sabor de festa".
As denominações cristãs também recorrem a slogans, que são martelados constantemente na cabeça dos seus frequentadores. Esses slogans tentam passar ensinamentos bíblicos poderosos em frases simples de lembrar.
Não há nada de errado em usar slogans desde que eles transmitam uma mensagem verdadeira. O slogan "Brasil grande" foi ruim porque ele não refletia a realidade do nosso país. E será que a Coca Cola tem mesmo gosto de festa? Acredito que não.

O mesmo problema aparece com os slogans cristãos. Alguns deles não refletem a realidade dos fatos, pois partem da leitura errada da Bíblia. E slogans cristãos imprecisos podem causar grande estrago na vida das pessoas, precisando ser combatidos. Vou dar um exemplo aqui.

O slogan "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" é muito repetido nas igrejas cristãs. Ele se baseia no texto de Romanos capítulo 8, versículo 28, o terceiro versículo mais popular da Bíblia (veja mais). Esse slogan ficou famoso por ser entendido como uma promessa de Deus estabelecendo que os cristãos não vão ser atingidos pelo mal.

E aí as pessoas ficam sabendo que o filho querido de um pastor morreu atropelado ou que toda uma paroquia foi destruída, durante um culto, por uma enxurrada ocorrida. Como explicar que desgraças como essas aconteçam com cristãos sinceros? 

Não conseguindo encontrar uma explicação viável para a contradição entre a promessa de proteção definida pelo slogan famoso e os fatos da vida, muitas pessoas acabam desapontadas com Deus. E fraquejam na sua fé. 

Essa situação é equivalente àquela em que a pessoa acredita que a Coca Cola tem mesmo gosto de festa. Aí compra e bebe o conteúdo de uma lata e se desaponta com o que sentiu. O problema não está no refrigerante em si e sim na expectativa criada pelo slogan famoso.
Deus nunca fez uma promessa de proteger os cristãos de todo mal, conforme muita gente acredita. Afinal, Jesus nos alertou que no mundo teremos aflições (João capítulo 16, versículo 33). E o erro do slogan famoso vem de uma interpretação errada do que significa a palavra "bem" na Bíblia.
As pessoas costumam entender "bem" como coisas boas e/ou realizações dos seus sonhos - saúde, paz, felicidade no amor, prosperidade, etc. Logo, se a Bíblia disse que tudo contribui para nosso bem, não deveríamos ser atingidos pelo mal. Deveríamos estar seguros contra os problemas.

Mas, Paulo, o autor desse versículo, sabia que a vida é cheia de problemas que acontecem com todos, inclusive os cristãos. A própria vida dele prova isso - Paulo foi preso diversas vezes, torturado, passou todo tipo de necessidade, naufragou e assim por diante (2 Coríntios 11:16-33). Portanto, Paulo não se referia ao conceito de "bem" usado no mundo secular.

Paulo falou de outro tipo de "bem". E o versículo 29 do capítulo 8 de Romanos, explica isso perfeitamente:
"... também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
A definição correta de "bem" aqui é estar cada vez mais de acordo com o exemplo de vida dado por Jesus - esse é o significado de ter a mesma imagem que Ele. Significa passar por um processo de mudança interior que Paulo chama de santificação (veja mais). Ter o bem na própria vida é parecer como Jesus.
Não há como negar que os cristãos passam por problemas, mas Deus trabalha para transformar essas experiências negativas em avanços na vida espiritual das pessoas. Ele faz do "limão" uma "limonada". Esse é sentido real do slogan que diz todas as coisas contribuem para nosso bem.
O ensinamento de Paulo é que tudo, até o sofrimento e a injustiça, gera ensinamentos para levar os cristãos para mais perto de Cristo. E isso é um "bem" que não tem preço. 

Agora, explicar isso não é tão atrativo para as pessoas como dizer para elas que Deus lhes prometeu que não vão ter problemas (a aforma açucarada do slogan). E por isso essa segunda interpretação do slogan é preferida e se tornou tão popular. O preço de fazer isso é a decepção com Deus quando os problemas batem à porta.

Com carinho

Um comentário:

  1. Vinicius, o primeiro versículo é fácil de entender pensando num contexto menos literal. Mas o segundo, dependendo do que for, será um tapa na cara, hehe.

    Abraço.

    ResponderExcluir