domingo, 6 de outubro de 2019

O QUE BUSCAR NUMA IGREJA

Muitas pessoas estão interessadas em buscar uma igreja para frequentar. E me perguntam sobre como fazer essa escolha. Elas querem entender que comunidades e denominações cristãs poderiam ser adequadas para elas. E essas são perguntas importantes.

Mas, ao invés de fazer uma lista de denominações cristãs "aprovadas", coisa que não penso ser apropriada, prefiro responder dando instrumentos para que as próprias pessoas possam refletir e avaliar, por si mesmas. Prefiro que elas aprendam o que buscar numa igreja, antes de decidir frequentá-las.
Local de liberdade
A primeira coisa é buscar um local de liberdade. Na igreja a pessoa deve poder ser autêntica. Mostrar quem verdadeiramente é, inclusive suas dificuldades, fraquezas e dúvidas. A pessoa não deve nunca se sentir constrangida pela comunidade do local que frequenta.
Até porque, a igreja que ficando julgando as pessoas – separando as ovelhas “boas” das "más" - não segue o Evangelho de Jesus. Simples assim.

A igreja precisa viver a verdade que as mudanças para melhor na vida das pessoas precisam vir de dentro delas e não serem impostas de fora. E a igreja é como um hospital: é o lugar de "doentes" que querem se curar, ou seja, é ali que as pessoas precisam encontrar respostas e incentivo para mudar suas vidas, deixando o pecado de lado.
Tratamento transparente da questão do dinheiro 
É sempre preciso buscar uma igreja onde o dinheiro seja tratado de forma transparente. Fuja das igrejas que não fazem isso. Aquelas que não contam o quanto arrecadam e, principalmente, onde gastam o dinheiro recebido dos fiéis, fruto do seu dízimo e ofertas.
Comunidades onde os pastores mostram sinais de prosperidade muito maior do que a média das suas ovelhas passam sinais preocupantes de mau uso dos recursos.
É claro que as igrejas precisam de dinheiro para se manter, mas arrecadar não pode se transformar numa obsessão, na sua razão de ser delas. Em outras palavras, as igrejas nunca podem ser tratadas como negócios.

As pessoas também devem fugir das igrejas que tentam desafiar os crentes a assumir compromissos financeiros visando ter acesso às bençãos de Deus, como se fosse uma troca. Pode ter certeza que Deus não faz qualquer tipo de barganha e sua graça não tem, nem pode ter, preço.
Casa de oração
Oração precisa ser um dos alimentos básicos de qualquer comunidade cristã. Como bem diz um bispo que conheci: “oração deve estar sempre na ordem do dia”.
Portanto, a pessoa deve procurar saber como é o hábito de oração da igreja que pretende frequentar. Uma igreja saudável é uma casa de oração, como Jesus ensinou. Todas as pessoas na comunidade devem ser sempre incentivadas a orar com frequência e sinceridade. E quem não sabe orar deve ser incentivado a aprender a fazer isso ali.
Mudança de vida
Você deve buscar uma comunidade que não somente pregue o Evangelho de Jesus, mas também ajude as pessoas a encontrar um sentido maior para suas vidas, isto é, fazê-las entender o que é verdadeiramente seguir Cristo. A comunidade cristã precisa ensinar as pessoas a colocar seus egos e vaidades de lado e servir à causa do Reino de Deus, da forma como melhor puderem.
Em outras palavras, a igreja precisa ser um local onde as pessoas se unam para “pegar no arado e preparar o terreno” para o Reino de Deus. Nenhum trabalho deve e pode ser considerado pequeno ou humilde demais, pois todas as atividades têm valor aos olhos de Deus.

Finalmente, as lideranças da igreja, especialmente seus pastores/as, não podem ter privilégios e devem ser os/as que mais trabalham. Afinal, é esse exemplo de humildade e dedicação que Jesus deixou e as faz deixar seu “eu” e suas necessidades pessoais de lado e se dedicar à causa de Deus.
Espaço para trabalhar na obra de Deus
Todos têm dons espirituais que podem ser utilizados no crescimento da obra de Deus. Pode ser, como no meu caso, o ensino e a divulgação da Palavra de Deus. Em outros casos, pode ser o louvor (cantar e/ou tocar um instrumento), a evangelização ou o cuidado com quem sofre.
Há muitos dons espirituais porque a obra de Deus tem muitas necessidades. E é o trabalho efetivo nessa obra que permite às pessoas exercer os próprios dons. Sendo assim, a igreja precisa abrir espaços para que as pessoas possam fazer isso.
Uma igreja saudável nunca pode ficar restrita a um grupo de pessoas "especiais", a quem cabe fazer tudo. A igreja não pode ter “donos”, além de Jesus Cristo.
Agora, a igreja precisa ainda ajudar as pessoas a se prepararem para poder trabalhar na obra. Por exemplo, precisa ser treinada a conhecer a Bíblia bem e poder ensiná-la a terceiros. Uma igreja séria não joga as pessoas no campo de batalha sem lhes dar apoio e instrumentos de trabalho adequados. Infelizmente, muitas agem isso sob a justificativa que a obra é do Espírito Santo e cabe a Ele preparar as pessoas.
Humildade
Finalmente, a pessoa deve fugir da igreja que não seja humilde, ou seja, aquela que sempre se coloca como dona da verdade. Por exemplo, a comunidade que acredita na tese que só serão salvas as pessoas que a frequentam.
Ora, ninguém tem o monopólio de Jesus Cristo. E se Ele pudesse ser totalmente compreendido e abarcado por uma única comunidade ou denominação cristã, Deus nunca poderia ser onipresente e infinito, como entendemos que Ele é. Nosso Deus simplesmente não cabe dentro de nenhuma instituição estabelecida e gerenciada por seres humanos. Portanto, humildade é um requisito fundamental para uma igreja que pretenda realmente seguir a Cristo.
Palavras finais
Ser um local libertador, transparente no tratamento do dinheiro e uma casa de oração. Pregar a Palavra de Deus e incentivar a mudança positiva na vida das pessoas. Dar-lhes espaço para trabalhar na obra de Deus. E, finalmente, ser humilde. Aí estão os principais requisitos para uma comunidade cristã boa e saudável.
Nenhuma igreja atenderá todos esses requisitos igualmente bem. Mesmo as melhores dentre elas, serão boas em algumas coisas e não tão boas em outras. Afinal, instituições humanas nunca são perfeitas. É preciso, portanto, ter tolerância ao analisar as comunidades que se estuda frequentar.

Essa lista serve como um guia que pode ajudar você a fazer a escolha certa quando buscar uma igreja. E que Deus lhe guie ao fazer isso.

Com carinho

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto, amei! Parabéns pela sua vida abençoada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, o irmão faz parte de qual denominação? Só por curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Sou metodista, desde o nascimento.

    Vinicius

    ResponderExcluir