sexta-feira, 6 de março de 2020

AS IGREJAS ONDE JESUS ESTÁ BATENDO À PORTA

Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse capítulo 3, versículo 20
O versículo acima é muito conhecido e usado em campanhas de evangelização. Por isso vale a pena refletir sobre seu significado real, bem como sobre o impacto que isso tem sobre a vida dos cristãos. 

Qualquer análise do conteúdo teológico de um versículo bíblico precisa começar pela avaliação do contexto no qual a mensagem está inserida. Ou seja, é preciso entender quem escreveu, para quem o texto foi dirigido, quando tudo aconteceu, quais eram as circunstâncias, etc. 

O texto citado está no livro do Apocalipse, que é uma longa visão dada pelo Cristo Glorificado (Jesus já em glória junto ao Pai) para o apóstolo João. Tal visão fala sobre o final dos tempos e a segunda vinda de Cristo e é muito interessante (veja mais). 

O começo do livro contém sete recados para igrejas situadas na Ásia Menor (hoje Turquia) e Grécia. Cada recado foi formatado especificamente para a situação individual da igreja para a qual foi dirigido. Agora, como a situação dessas igrejas é típica do que continua a acontecer nas comunidades cristãs atuais, os recados do Cristo continuam muito atual. 

O versículo citado está no recado específico dirigido para a igreja da cidade de Laodiceia. Essa mensagem foi muito negativa pois aquela igreja era uma comunidade "morna", isto é, seguia o cristianismo mas sem muito empenho e compromisso, coisa que desagrada muito a Deus. 

Como o versículo em questão foi inserido no meio de um recado dado por Deus a determinada igreja, seu público alvo, portanto, é constituído por pessoas já convertidas. Portanto, é meio paradoxal que esse versículo seja tão usado em atividades de evangelização, que buscam converter pessoas. 

A importância desse versículo é que nele Jesus Cristo está falando que há igrejas (como Laodiceia) onde Ele não está presente! É de se ficar de boca aberta de espanto: nessas comunidades cristãs, Jesus continua do lado de fora, batendo à porta, pedindo para entrar. 

As comunidades ditas cristãs que não seguem a doutrina verdadeira, não tem muito compromisso com o Evangelho de Cristo e não concorrem para a implantação do Reino de Deus na terra, deixam Jesus do lado de fora. 

E é fácil entender a razão pela qual Jesus não está presente nessas comunidades. Será que Ele poderia estar presente em igrejas que exploram os fiéis, arrancando-lhes dinheiro com base em falsas promessas? Ou onde sacerdotes usam da sua autoridade espiritual para abusar sexualmente de crianças e adolescentes? Ou ainda, em comunidades onde milagres são forjados apenas para dar fama ao pastor? Com certeza Jesus não se faz presente nesses lugares. E nem poderia. 

Jesus só vai se fazer presente nessas comunidades quando elas mudarem suas práticas. Quando assumirem compromisso verdadeiro com o Evangelho, quando seus líderes se arrependerem e corrigirem seus caminhos e assim por diante. 

Alguns de vocês poderiam me perguntar: e aquelas pessoas que frequentam tais igrejas, mas são sinceras, embora se deixem enganar? Será que Deus não vai levar isso em conta? Certamente que sim. 

Pessoas de coração sincero mas que sejam enganadas por práticas erradas serão aceitas por Jesus por causa da sinceridade dos seus corações e por terem uma fé verdadeira. Por isso suas orações são recebidas por Deus e respondidas por Ele. Por causa disso acontecem milagres mesmo nos locais onde Jesus continua do lado de fora. 

Leia mais sobre esse tema aqui

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário