sábado, 25 de março de 2017

A RAIVA É PECADO?

Felipe Moura é psicanalista e especialista na Bíblia Hebraica (Velho Testamento). Escreve neste site periodicamente, como convidado.

Imagine se uma pessoa, na sua frente, agredisse o seu filho. Você certamente sentiria muita raiva e voaria no pescoço daquela pessoa, para proteger seu filho. Movido pela raiva, você protegeria a criança.

O que quero dizer com esse exemplo é que a raiva é um instinto que não é bom nem ruim. O que pode ser boa ou ruim é a forma de dar vazão a esse instinto.

Revoltar-se contra o mal, contra a injustiça e a opressão são coisas saudáveis. Arrumar briga no engarrafamento de trânsito, porque levou uma fechada, não é assim tão bom, até porque se a outra pessoa estiver armada, você está colocando sua vida em risco.

Muita gente acaba se sentindo mal porque sente raiva. Mas pense bem: Você controla o que sente? Você consegue, por exemplo, controlar sua fome, suas lágrimas, ou mesmo suas risadas? Se nós não conseguimos controlar facilmente nem um bocejo, imagine controlar um sentimento tão intenso e poderoso quanto a raiva.

Você não controla o que sente, mas pode controlar o que faz com o que sente – suas atitudes e ações. O pecado está fazer uma escolha errada a partir do sentimento.

Ou seja, sentir raiva não é pecado. O que você faz com essa raiva é que pode ser ou não pecado.

E o que podemos fazer com a raiva? Veja a lição deixada por Davi nos salmos. Ele disse, falando de seus inimigos:


“FIQUEM ÓRFÃOS OS SEUS FILHOS E A SUA ESPOSA, VIÚVA.” SALMO 109, VERSÍCULO 9

Muita gente fica com vergonha de ler isso na Bíblia, mas na verdade essa passagem é um desabafo de Davi diante do Senhor! E devemos sempre lembrar que os inimigos de Davi não estavam simplesmente fazendo intriga. Eles queriam literalmente matá-lo.

Mas repare que no começo do mesmo Salmo ele disse:


“Ó SENHOR, A QUEM LOUVO, NÃO FIQUES INDIFERENTE!” VERSÍCULO 1

Davi não agiu em cima da raiva. Ele pediu ao Senhor que fizesse justiça. Mesmo sendo rei sobre Israel e general de guerra, Davi não tomou a justiça nas próprias mãos.

Quando você sente raiva, é fundamental desabafar. Guardar a raiva dentro de você e fazer cara de feliz só vai te fazer arrumar uma gastrite ou coisa pior.

Apresento a seguir sete passos que vão ajudar você a lidar com sua raiva. Siga-os, e até sua vida espiritual irá se transformar para melhor:

1) Ore ao Senhor em voz audível. Verbalize o que sente, pois é uma forma de extravasar.

2) Diga a Ele tudo o que está sentindo. Procure não ocultar nada, nem use meias palavras. Fale sobre sua raiva, mágoa, decepção, etc.

3) Diga também o que você tinha vontade de fazer com a pessoa que te ofendeu. O Senhor já sabe mesmo, logo não há porque esconder. E ouvir a si mesmo também ajuda.

4) Diga para o Senhor o que você gostaria que Ele fizesse. Como você gostaria que retribuísse a injustiça, sofrida por você ou o que gostaria que fizesse a seu favor. Mais uma vez: Esconder do Senhor para quê, se Ele já sabe mesmo?

5) Peça ao Senhor para fazer a vontade d´Ele. Diga-lhe que, independente do que sente, você reconhece que a justiça pertence a Ele, e não a você. É importante dizer que abdica do controle da situação.

6) Repita os passos anteriores quantas vezes forem necessárias. A raiva leva um tempo para passar. Até lá, fale com o Senhor sempre que necessário. Se precisar fazer isso várias vezes ao dia, faça.

7) Lembre-se: Raiva guardada gera explosão ou implosão. Não é bom nem que você tenha uma crise de raiva, nem ficar doente porque aguentou tudo calado.

É muito importante verbalizar o que sente em palavras audíveis. E sem medo nem vergonha, pois Ele já sabe como você se sente. E o Senhor sabe das suas razões e do que aconteceu com você.

O importante é não usar a raiva contra o próximo, agora desabafar perante o Criador é fundamental. Vimos acima o exemplo de Davi fazendo isso - e ele fez o mesmo em diversas outras ocasiões.

Se ainda assim tiver dificuldade de lidar com a raiva, por ser algo muito grave, um psicoterapeuta ou psicanalista pode ajudar.

Felipe Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário