sábado, 11 de março de 2017

FIQUE LIVRE DAS SUPERSTIÇÔES

Felipe Moura, autor desta postagem, é psicanalista e especialista em Bíblia Hebraica (Velho Testamento). Passará a escrever regularmente para este site. 

Superstição é uma praga que parece erva daninha: Nasce em todo lugar!

Quantos evangélicos você conhece que sentem a necessidade de dizer “tá amarrado” quando passam na frente de um despacho? Quantos católicos ficam apavorados com a ideia de um filho morrer “pagão” porque não foi batizado a tempo? Quantos judeus você já viu ficarem muito apreensivos se alguma letra apagar no pergaminho da mezuzá, colocada no batente da sua porta? 

Os exemplos acima são para mostrar que a superstição não escolhe religião. Aliás, também não escolhe raça, ideologia, nem mesmo posição social. E quanto mais simples a superstição, mais popular. Quantas pessoas evitam passar debaixo de escada? Não custa nada dar um passinho e se desviar. Afinal, como dizem os espanhóis: Não creio nas bruxas, mas que elas existem, existem...

O Senhor sabe que a superstição pode ser escravizadora. Quantas pessoas não deixam de fazer coisas importantes por pura superstição? Por isso a Bíblia diz:


"ASSIM DIZ O ETERNO: “NÃO APRENDAM AS PRÁTICAS DAS NAÇÕES NEM SE ASSUSTEM COM OS SINAIS NO CÉU, EMBORA AS NAÇÕES SE ASSUSTEM COM ELES. OS COSTUMES RELIGIOSOS DAS NAÇÕES SÃO INÚTEIS: CORTA-SE UMA ÁRVORE DA FLORESTA, UM ARTESÃO A MODELA COM SEU FORMÃO; ENFEITAM-NA COM PRATA E OURO, PRENDENDO TUDO COM MARTELO E PREGOS PARA QUE NÃO BALANCE. COMO UM ESPANTALHO NUMA PLANTAÇÃO DE PEPINOS, OS ÍDOLOS SÃO INCAPAZES DE FALAR, E TÊM QUE SER TRANSPORTADOS PORQUE NÃO CONSEGUEM ANDAR. NÃO TENHAM MEDO DELES, POIS NÃO PODEM FAZER NEM MAL NEM BEM.” JEREMIAS CAPÍTULO 10, VERSÍCULOS 2 A 5

Você não precisa ter medo de uma imagem num despacho. Nem precisa se preocupar se o seu horóscopo diz que o seu dia será terrível. Muito menos ainda deve ter medo de ter feito a oração errada, ou ter saído sem levar sua Bíblia.

Nada disso tem poder sobre você. Cada segundo da sua vida está nas mãos do Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E que poder poderia tirar você das mãos d´Ele?

Repare que a Bíblia não diz: Os costumes religiosos das nações são terríveis pois abrem portais para demônios! A Bíblia diz que esses costumes são inúteis, incapazes de nos fazer qualquer mal. Pois o Senhor assim o disse.

Quando a superstição não é muito racional, como por exemplo acender a luz e apagar três vezes ao sair de casa, ou quando chega ao ponto de nos paralisar de medo, chamamos isso de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

A maioria das pessoas tem algum sintoma assim. Isso só se torna um problema quando prejudica a vida da pessoa. Nesse caso, recomenda-se uma análise ou psicoterapia para poder aprender a lidar melhor com a questão.

Porém, quando é um caso menor, ou é mesmo superstição religiosa, um pequeno exercício pode ajudar: Se um medo vier à sua mente, faça a seguinte oração:


“SENHOR, SEI QUE MINHA VIDA ESTÁ NAS TUAS MÃOS E SEI QUE TU CUIDAS DE MIM. MEU CORAÇÃO TEM FÉ EM TI, MAS MINHA MENTE ÀS VEZES É TOMADA POR MEDOS QUE EU NÃO CONTROLO. AJUDA-ME E FORTALECE MINHA CONFIANÇA EM TI.”

Além disso, procure enfrentar a situação. Por exemplo, se alguém veio te dizer que, segundo seu horóscopo, hoje é um dia ruim para comer fora, vá a uma pizzaria, e diga:


“SENHOR, VOU ENFRENTAR ESSE MEDO IRRACIONAL POR MEIO DA FÉ EM TI.”

A fé não é ausência de medo. Fé é um exercício de confiar apesar do medo.

Felipe Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário