quarta-feira, 29 de março de 2017

QUEM É VOCÊ QUANDO NINGUÉM OLHANDO?

A história está repleta de situações em que o poder público entrou em colapso - em casos de guerras ou revoluções, desastres naturais ou até mesmo greves - e as pessoas mostraram seu pior lado. Os saques, depredações e mortes ocorridos em New Orleans (Estados Unidos), depois da passagem do furacão Katrina, e a violência que recentemente aterrorizou o Estado do Espírito Santo, por causa da greve da polícia, são exemplos bem vivos disso.

Quando "ninguém está vigiando" - isto é, quando deixou de haver controle externo, pois o poder público entrou em colapso -, é que o caráter verdadeiro das pessoas aflora. E os exemplos da história comprovam que os resultados não costumam ser bons.

A Bíblia ensina que, se deixadas por conta própria, as pessoas fazem escolhas erradas (pecam). E é por isso que governos são necessários - a Bíblia diz que a ideia de haver um governo veio de Deus (Romanos capítulo 13, versículos 1 a 7). 

Não estou afirmando que todos(as) que governam são de Deus, pois é claro que a história está cheia de exemplos de ditadores violentos e políticos corruptos - a operação Lava Jato provou claramente no caso do Brasil. Também não estou afirmando que todas as regras (leis) são corretas e justas e menos ainda que a age da forma correta. Agora, a sociedade humana seria ainda pior se os governos não existissem - o que aconteceu recentemente no Espírito Santo deixou isso bem evidente.

Mas os governos, mesmo quando bons e sérios, nunca chegam a tempo e a hora para controlar tudo e resolver todos os problemas. É preciso mais: Aí entra o caráter das pessoas - a forma como elas se comportam quando ninguém está olhando.

É isso que Deus busca fazer nas vidas das pessoas (através da ação do Espírito Santo): reformar seu caráter. Ensiná-las a fazer a coisa certa em qualquer circunstância.

E aí está o significado mais profundo do mandamento dado por Jesus de "amar o próximo como a si mesmo". Amor aqui não é um sentimento e sim uma decisão: passar a tratar o próximo como se esse tipo de amor existisse. Trata-se de uma escolha que leva a uma mudança no caráter.

Talvez isso fique mais fácil de entender quando se enxerga esse mesmo mandamento de outra forma, a chamada Regra de Ouro: "faça com a outra pessoa da mesma forma que você gostaria que ela fizesse com você" (veja mais). Isso significa sempre se preocupar com as consequências dos próprios atos sobre o próximo. Assim, se você não quer ser enganado(a), não vai enganar. Se não quer sofrer violência, não será violento(a). Se espera ser tratado(a) com justiça, será justo(a). Se espera receber ajuda, deve ajudar. Se quer ser amado(a), deve amar. E assim por diante. 

Se todo mundo agissem assim, ninguém precisaria ser controlado e o mundo seria um lugar muito melhor para se viver.

O cristianismo é uma religião transformadora exatamente porque investe na mudança do caráter das pessoas - a Bíblia chama esse processo de "santificação". 

E tudo começa na conversão - no momento em que a pessoa aceita Jesus como Salvador. A partir daí, movido pela fé e debaixo da orientação do Espírito Santo, a pessoa vai percebendo o que fazia de errado e sendo incentivada a mudar. Vai assumindo, pouco a pouco, e mais e mais, o caráter do próprio Jesus.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário