segunda-feira, 27 de novembro de 2017

AS PESSOAS QUE AMO VÃO PARA O CÉU?

Perder uma pessoa querida é uma coisa devastadora - sei disso por experiência própria. O sofrimento é grande, mas pode ficar ainda pior quando há dúvida a pessoa que morreu foi mesmo para o céu.

Se você estiver com essa dúvida, esta postagem é para você. Vou tentar esclarecer essa questão em duas etapas. Primeiro, discuto quem será salvo/a, de acordo com o ensinamento da Bíblia. Depois, mostro para você como analisar a situação do seu ente querido.

Quem será salvo/a?
A Bíblia é clara sobre a condição para salvação:
Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos capítulo 10, versículo 9
Repare que há duas coisas incluídas aí: Acreditar (ter fé) que Jesus é o salvador e assumir essa fé abertamente.

Agora, há algumas coisas adicionais a considerar. Primeiro, nem toda a pessoa que se declara cristã entrará de fato no céu, conforme o próprio Jesus alertou (Mateus capítulo 7, versículos 21 a 24). 

E a razão é simples: A fé que salva é viva. Em outras palavras, ela não pode ser uma simples crença que não gera qualquer consequência, pois não transforma a vida da pessoa (Tiago capítulo 2, versículos 14 a 17). A fé precisa gerar resultado (obras).

Depois, nosso julgamento a respeito dessa questão é sempre imperfeito. Nós sempre julgamos as aparências, o exterior das pessoas com quem convivemos, e só Deus conhece o interior delas. 

E um bom exemplo disso é o ladrão, crucificado ao lado de Jesus. Ele aceitou Cristo como seu salvador nos minutos finais da sua vida e recebeu a garantia de ir para o céu (Lucas capítulo 23, versículo 43). Repare, esse homem nada fez de bom - ele mesmo admitiu isso - e ainda assim foi salvo. 

A explicação é que uma fé verdadeira tomou conta dele nos minutos finais da sua vida. Essa fé teria gerado mudanças nele, caso ele tivesse sobrevivido. E Deus sabia disso. 

A forma como a pessoa vive e os resultados que produz são boas pistas sobre a fé de determinada pessoa, mas nossa percepção sempre é limitada e pode falhar. Só Deus vê o quadro completo. Portanto, nunca acredite quando alguém, mesmo que seja pastor/a, afirme que determinada pessoa vai para o inferno, pois ninguém pode ter tal tipo de garantia.

A terceira coisa a considerar é o tamanho da misericórdia de Deus. Ele é muito mais misericordioso do que você ou eu. Por exemplo, eu nunca teria aceito a conversão do ladrão ao lado de Jesus e Deus fez isso. Eu pensaria que aquele homem queria apenas escapar da justa punição, mas Deus viu nele o que eu nunca conseguiria ter visto. 

E como fica a pessoa que amo
Acho que já deu para você perceber que ninguém pode ter certeza quanto à salvação ou não de outra pessoa. Simplesmente porque não temos informação suficiente e nosso julgamento é falho. 

A pessoa pode parecer ser um/a crente verdadeiro/a, mas seus problemas podem estar mascarados pela hipocrisia que engana a todo mundo. Ou a pessoa pode ter sido grande pecadora, mas se converteu no último minuto, como o ladrão ao lado de Jesus. Quem pode garantir uma coisa ou outra? Simplesmente, ninguém.

E nunca deixe de levar em conta a enorme misericórdia de Deus, conforme comentei acima. Onde você ou eu não vemos esperança, Deus pode operar e mudar as coisas.

Concluindo, meu conselho para você é apenas confie em Deus! Exerça sua fé, aceitando que Ele é justo, amoroso e misericordioso. Portanto, Ele fará o melhor e o certo.

A pessoa que você ama está nas melhores mãos possíveis, tenha certeza disso. E descanse em Deus.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário