quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Hoje comemoramos o dia mundial de Ação de Graças. Essa é uma tradição que começou nos Estados Unidos e acabou se espalhando por muitos países. No Brasil, apenas as igrejas evangélicas/protestantes comemoram de fato essa data, pois ela não consta da tradição católica. 

Nos Estados Unidos, o "Thanksgiving" é o dia em que a família come junta um farto almoço, onde não pode faltar peru assado, e depois as pessoas ficam na frente da televisão acompanhando as programações especiais. Bebe-se muito e come-se mais ainda. 

E no dia seguinte, o chamado "Black Friday", o comércio faz grandes promoções, dando descontos gigantescos, que atraem multidões às lojas e aos sites da Internet. 

Assim, como acontece no Natal e na Páscoa, a grande questão no dia de Ação de Graças é preservar o significado espiritual da data, quase sempre abafado pelas comemorações e promoções do comércio. 

Esse é um dia dedicado a mostrar gratidão a Deus pelas inúmeras bênçãos que recebemos ao longo do ano, a começar pelo dom da vida. E gratidão é algo que agrada muito a Deus.

Um exemplo de gratidão na Bíblia
A Bíblia conta que, certo dia, Jesus ia passando e ouviu o chamado desesperado de dez leprosos, pedindo para serem curados. 

Naquela época, eram consideradas leprosas todas as pessoas que sofressem de doença na pele, como a psoríase - não era necessário ter lepra (hanseníase) de fato para ser taxado de leproso/a. 

O problema para os/as leprosos/as era a exclusão da sociedade. Essas pessoas viviam totalmente segregadas do convívio social, inclusive das suas famílias, por causa do possível contágio da lepra. Como não podiam trabalhar, elas eram sustentadas, de forma muito precária, pela caridade pública. Era uma vida terrível, por isso é perfeitamente compreensível o pedido desesperado daqueles dez homens a Jesus (Lucas capítulo 17, versículos 11 a 19). 

E Jesus atendeu o pedido e disse para aqueles homens se apresentarem aos sacerdotes, a quem, de acordo com a Lei Mosaica, cabia atestar a cura e reintegrar as pessoas à sociedade. Os ex-leprosos foram falar com os sacerdotes e foram considerados curados.

Agora, o que surpreende nesse relato é o que aconteceu depois: apenas um dentre eles voltou para agradecer a Jesus. Somente um homem mostrou gratidão, enquanto os demais, preocupados em comemorar sua restauração, se esqueceram do que Jesus tinha feito. 

E somente para quem foi grato, Jesus reservou a benção maior: a cura espiritual e a salvação (versículo 19). Os outros tiveram a saúde física restaurada, mas perderam o mais importante.

Experimentando a gratidão
Gratidão é o reconhecimento explícito de termos experimentado a Graça de Deus, na forma de alguma benção derramada nas nossas vidas. 

E também o reconhecimento de que somos totalmente dependentes d´Ele. Afinal, é por causa da sua Graça que o sol continua a nos aquecer e dar luz, a chuva cai na medida correta, a Terra não é destruída pelo impacto de um asteroide, a vida se multiplica e por aí vai. 

Tudo que existe é mantido em funcionamento pelo poder de Deus. É simples assim. E quando reconhecemos isso, de forma sincera, e nos curvamos diante d´Ele, em gratidão, aprofundamos nosso relacionamento com Deus e a vida passa a ter mais sentido.

E um coração reconhecido atrai mais bênçãos de Deus, como aconteceu com o único ex-leproso que voltou para agradecer. Portanto, gratidão é sentimento que precisamos enfatizar hoje. Precisamos ser gratos/as por tudo aquilo que Deus já fez, vem fazendo e ainda fará em nossas vidas. 

Feliz dia de Ação de Graças.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário