segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O TRIÂNGULO DA LIBERDADE

A ideia da liberdade está sob ataque no Brasil. Vivemos tempos difíceis - corrupção generalizada, grande violência, injustiça social muito presente, desgaste dos valores familiares e outras coisas assim -, quadro que vem gerando profundo "mal-estar" na sociedade. Hoje ninguém parece estar satisfeito. 

E estão começando a aparecer "salvadores/as da pátria", líderes que garantem ter soluções rápidas e fáceis para todos os problemas brasileiros. Mas as ideias apresentadas ferem de morte a democracia e a noção de liberdade - ideias como intervenção militar, grande repressão policial, censura, maciça intervenção do governo nas atividades da sociedade e por aí vai.

Ora, liberdade individual e democracia são muito importantes, essenciais para a vida e esses direitos foram a duras penas no Brasil, depois de cerca de 20 anos de ditadura. E posso garantir que não é nada bom viver numa ditadura - sou testemunha disso.

O que fazer então? É preciso entender onde está o problema, senão vamos ficar atirando em todas as direções, sem nunca acertar o alvo. E o ponto de partida é analisar o que sustenta a ideia da liberdade. 

O autor cristão Os Guiness criou o conceito do "triângulo da liberdade" que ajuda muito nessa reflexão. Cada vértice desse "triângulo" trata de um conceito diferente e os três conceitos se apoiam mutuamente. 

O primeiro vértice é justamente a liberdade individual: Direito de crer livremente no que se desejar, de ir e vir como se quiser e agir segundo a própria vontade, naturalmente respeitando o direito das outras pessoas. Vamos aos outros vértices.

Liberdade requer virtude
O segundo vértice do triângulo é a virtude, ou seja, a ideia que as pessoas precisam ter princípios morais governando suas vidas. São esses princípios que caracterizam "quem você é quando ninguém está olhando" (veja mais). 

Ora, só é possível uma sociedade administrar bem a ideia de liberdade individual quando as pessoas tem virtude, ou seja, seguem padrões morais adequados. Só aí elas irão se comportar da forma correta mesmo quando não forem obrigadas a isso. 

Liberdade individual sem virtude (princípios morais) gera bagunça, desrespeito, a ideia de cada um por si.
 
Virtude requer fé
A virtude requer um processo para estabelecer os princípios morais, ensiná-los às pessoas e cobrar delas o compromisso de se submeter ao que tiver sido estabelecido. E é preciso ter fé (confiança) na integridade de todo esse processo. 

Portanto, a fé é o terceiro vértice do triângulo e, sem ela, a virtude nunca prospera.

Fé requer liberdade
Fechando o ciclo, precisamos lembrar que a fé requer liberdade de escolha e crença. E é preciso que a sociedade reconheça tal direito. 

É claro que, havendo tal tipo de liberdade, irão florescer crenças absurdas e estranhas, inclusive aquelas que promovem o mal, mas esse é o preço a pagar. 

O que está acontecendo com o Brasil
Resumindo, o "triângulo da liberdade" começa na liberdade. O segundo vértice é a virtude (a aceitação e o cumprimento de regras morais), sem o que a sociedade caminha para o caos. E para aceitar o processo que estabelece e faz cumprir esses princípios morais é preciso fé. Fechando o triângulo, sabemos que a fé só pode florescer num meio onde haja liberdade.

E onde o Brasil está falhando? Por que esse esse "triângulo está se rompendo entre nós? Acho que a resposta é evidente: O problema nasce na falta virtude, isto é na presença de princípios morais adequados. 

A sociedade brasileira é caracterizada pela ambiguidade no aspecto moral. Somos adeptos do "jeitinho", da ideia que é sempre bom levar vantagem em tudo e de outras pequenas espertezas. Os princípios morais no Brasil são frágeis e muita gente pensa ser possível viver assim. 

E o Brasil fez, em 1988, uma Constituição bastante liberal, garantindo a liberdade. Mas nada foi feito quanto à virtude, quanto à falta de princípios morias. O resultado é aquele que estamos vendo. 

Sentido na pele os efeitos dessa situação meio caótica, os/as brasileiros/as começaram a perder a fé no processo como um todo e aí passaram a aparecer as ideias de acabar com a liberdade, que parece ser a causa de tudo. Essa é a origem das ideias de um governo forte, de restringir a liberdade individuais, de aumentar a repressão, etc. 

Mas a raiz de todo o problema é a falta de virtude., de princípios morais adequados presentes e governando a vida das pessoas. E os/as cristãos/ãs têm papel muito importante nessa missão. 

Sabemos que os princípios morais nos quais acreditamos, dados por Deus, são os melhores. Portanto, temos total confiança neles. E precisamos passar isso para sociedade. Primeiro, dando o exemplo daquilo que pregamos e depois ensinando e mostrando que essa é a única saída. 

Enquanto isso não for alcançado, o "triângulo da liberdade" continuará instável e o Brasil sempre estará correndo o risco de aventuras políticas.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário