quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O PECADO SEM POSSIBILIDADE DE PERDÃO

Várias pessoas que escrevem para este site fazem uma pergunta comum: será que podem não ter sido perdoadas por algum dos seus pecados cometidos antes da conversão a Jesus? E a maioria delas se mostra apavorada com essa possibilidade. 

Será que existe razão para tal tipo de medo? À primeira vista parece que não, pois mediante o sangue derramado por Jesus na cruz, nossos pecados são perdoados (1 João capítulo 2, versículos 1 e 2 e Colossenses capítulo 2, versículos 13 e 14). 

Mas, a Bíblia fala sim de um pecado para o qual não há perdão. E quem alertou para esse tipo de situação foi o próprio Jesus. Veja o que Ele falou (Marcos capítulo 3, versículos 28 e 29):
...tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno
O fato é que Deus pode perdoar todo e qualquer pecado, independentemente da sua natureza, duração e alcance, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não pode ser perdoada e, confesso, isso não deixa de ser assustador. 
Portanto, parece existir alguma razão para muitas pessoas ficarem aflitas. Mas que pecado é esse, para o qual não há possibilidade de perdão?

Explicando o "pecado sem perdão"
Blasfemar significa "falar de forma injuriosa sobre alguém". Portanto, será que o pecado sem perdão seria injuriar o Espírito Santo?

É importante lembrar que a Bíblia relata vários casos de pessoas que falaram injuriosamente contra Deus Pai ou Deus Filho e foram perdoadas (por exemplo, Mateus capítulo 12, versículos 24 a 29). Não teria sentido, portanto, a injúria contra Deus Pai ou Deus Filho ser perdoada e somente a injúria contra o Espírito Santo não. O tal pecado sem perdão deve ser diferente disso. Deve ter outra natureza.

Ao longo da história, muito teólogos tentaram esclarecer essa dúvida, e deram diferentes interpretações à natureza do pecado sem perdão. Uma dessas interpretações afirma que esse pecado se refere à rejeição do povo judeu a Jesus, como o Messias. Tratar-se-ia, portanto, de um pecado coletivo. 

Mas, é importante observar que, no alerta dado pelo próprio Jesus, Ele usou as palavras “aquele/a que blasfemar”, ou seja, falou claramente de um pecado de cunho individual, cometido tanto no passado, como no presente, quanto no futuro. A explicação de relacionar o pecado sem perdão ao povo judeu, portanto, não é correta. Eu diria até que tem um sabor de anti-semitismo.

Uma segunda possibilidade é que o pecado sem perdão ocorra quando alguém atribuir a Satanás uma ação que a pessoa saiba ter sido inspirada pelo Espírito Santo. 

Acontece que a própria Bíblia ensina que devemos testar o que está por trás de cada manifestação espiritual (1 João capítulo 4, versículo 1). E parece absurdo pensar que, se a pessoa se confundir quanto a determinada ação ser devida ao Espírito Santo ou a Satanás, ela acabe condenada para sempre. 

A simples falta de discernimento espiritual poderia levar a pessoa à perdição eterna e isso não faz qualquer sentido, porque Deus sabe que nossa caminhada espiritual é um processo evolutivo, com avanços e recuos e o discernimento espiritual é uma das coisas mais difíceis de conseguir.
Outra possível explicação é que esse pecado se refira à falta de fé em Jesus, como Salvador. E a menção ao Espírito Santo, nesse caso, deve-se ao fato que cabe a Ele convencer o ser humano do pecado e da justiça divina (João capítulo 16, versículos 7 a 11). Portanto, quando alguém rejeita Jesus é porque rejeitou também a ação do Espírito na sua vida. 

Agora, parece um exagero chamar esse tipo de descrença de "blasfêmia". E a simples resistência à ação do Espírito Santo, mesmo por muito tempo, não parece fazer com que a pessoa perca a possibilidade de ser perdoada A Bíblia tem exemplos de pessoas que aceitaram Jesus só no final da sua vida e foram salvas, como o ladrão crucificado ao lado de Jesus, que inclusive reconheceu ter tido uma vida pecaminosa. Portanto, essa explicação também não faz sentido.

Finalmente, existe a possibilidade da pessoa não apenas resistir à ação do Espírito Santo, como na alternativa anterior, mas se voltar contra Ele, exigindo ser "deixada em paz". E quase sempre isso é feito com ódio e revolta, pois os esforços do Espírito Santo incomodam - eu já vi isso acontecer e a pessoa à qual me refiro chegou a desafiar Deus a fulminá-la naquele instante e, quando isso não aconteceu, afastou-se com um sorriso vitorioso nos lábios. 

O resultado desse tipo de escolha é que o Espírito Santo pode desistindo de tentar convencer a mudar e a deixa à sua própria sorte. E sem a ação do Espírito Santo, nunca essa pessoa vai ter consciência dos seus pecados e irá se converter, aceitando Jesus. E nunca será perdoada por Deus, pois a aceitação de Jesus é a chave para o perdão d´Ele.

E faz todo sentido que, nesse caso, não haja perdão e a condenação seja eterna. Afinal, quem se volta contra o Espírito Santo e o expulsa da sua vida, fica sem possibilidade de perdão.

E quem se converteu? 
A conclusão lógica disso é que quem aceitou Jesus no seu coração não cometeu e nem poderá cometer o tal pecado sem perdão. E a razão para isso é simples: se houve conversão e desenvolvimento espiritual, é porque há atuação do Espírito Santo na vida da pessoa. 

Assim, as pessoas que me escrevem preocupadas não precisam ter medo, apesar do passado bem complicado de algumas delas. Se alguém se converte, o Espírito Santo está agindo na vida dessa pessoa. Simples assim.

E há um paradoxo interessante aí: quem fica preocupado em ter cometido o pecado sem perdão com certeza não o cometeu. A simples preocupação comprova que o Espírito Santo continua atuando na vida da pessoa. 

Quem comete o pecado sem perdão nunca tem consciência da sua situação. Nunca se preocupa com isso. 

Com carinho

22 comentários:

  1. Olá, Me sinto até envergonhada de perguntar isso... Mas estou procurando entender tudo o que me for possivel desde o inicio de todas as coisas. Vinicius por favor, me fale uim pouco mas sobre o Espirito Santo! "DEUS'' Pai e nosso "SENHOR JESUS CRISTO" se tornaram um só após a ressureição de "CRISTO''?! certo? Sendo assim as vezes durante os cultos por exemplo os pastores nos dizem Sintam a presença do Espirito Santo em nosso meio! O espirito santo Também é o Espirito de "JESUS e "DEUS" juntos. ao nosso redor. Obg. desculpe se ficou meio ruim de ser entendido. aguardo retorno. Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a falta de acentos e pontuacao, pois estou sem acesso a computador.

      Nao tenha vergonhas de ter duvidas, pois isso eh parte do crescimento na fe.

      Nosso Deus eh composto por tres pessoas, que tem a mesma natureza e unicidade de propositos. Refiro-me ao Pai, Filho (Jesus Cristo) e o Espirito Santo. Cada um tem sua missao. Por exemplo, o Pai eh o Criador, o Filho o Salvador e o Espirito Santo o Consolador.

      Vc pode orar em nome de qualquer um deles, pois eles sao tres mas tambem um. Por isso nos referimos a eles como a Santissima Trindade. Agora, como isso eh possivel nos nao sabemos. Trata-se de um misterio para nos.

      Excluir
    2. Olá! Vinicius; A paz do ''SENHOR''... muito obrigada por responder as minhas duvidas. Fico agradecida, continuarei estudando e aprendendo com você aqui no blog

      Excluir
  2. Olá boa noite, blasfemar contra o espírito santo é o único pecado sem perdão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Bíblia, sim. E a razão fica clara pela própria natureza do pecado.

      Excluir
  3. Bom dia
    Sou cristã e estou depressiva porque acho que blasfemei contra o Espírito Santo.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é cristã de fato, não existe possibilidade de ter cometido esse pecado. Pode ficar tranquila a esse respeito.

      Leia de novo meu post pois explico isso em detalhe.

      Excluir
  4. Oi boa tarde Vinicius! Gostaria de tirar uma duvida quanto ao batismo do Espirito Santo! Ja vi um caso de algumas pessoas em Espirito e outras comentarem que elas estavam recebendo espirito do engano. As pessoas q falaram estariam comentendo uma blasfêmia contra o Espirito Santo por fazer esse julgamento sem ter certeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim haver confusão sobre um fenômeno espiritual e as pessoas chegarem ao diagnóstico errado do que aconteceu por falta de discernimento. Mas isso não é o pecado contra o Espírito Santo.

      E nem seria razoável imaginar que tal tipo de engano fosse um pecado sem possibilidade de perdão.

      Excluir
  5. Boa Tarde,
    eu estou meio confuso, quando garoto ( por volta dos meus 13 a 15 anos) em diversas vezes recebia broncas e surras dos meus pais pelo comportamento que eu tinha, e muitas vezes blasfemei contra e diretamente ao espírito santo, e hoje me sinto aflito com relação a isso, como posso saber se cometi o pecado sem perdão? será que eu já cometi esse pecado sem perdão? desculpe a minha ignorância, creio em Deus ACIMA de tudo nessa vida, e vivi alguns momentos aterradores em minha vida, muitos recebi livramentos e mesmo assim não consigo discernir bênçãos em minha vida... sinceramente estou meio confuso ate mesmo em escrever tudo isso... como posso receber o chamado? muitas vezes orei pedindo pra que Deus me chamasse a obra dele, e ainda não sinto a presença dele na minha vida, ou não consigo identificar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marlon

      Peço que leia de novo, com calma, o que escrevi acima. Pelo que você escreve, fica claro para mim que você não cometeu o pecado sem perdão.

      O que ocorre é que dois pecados diferentes - invectivar contra Deus e/ou o Espírito Santo e blasfemar contra Ele - têm no português a mesma tradução. E ficam parecendo a mesma coisa. Mas não são.

      O que a Bíblia chama de blasfêmia contra o Espírito Santo não é a ofensa contra Ele ou Deus. É sim a rejeição total do que Ele tem a oferecer. E isso você não fez, caso contrário nunca teria se convertido. É simples assim.

      Portanto, tenha paz com Deus e siga com sua vida espiritual.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  6. Preciso de ajuda estou tendo pensamentos horriveis contra o espirito santo, esses dias tive um.pensamentos que ate o falar em linguas nao era de Deus, e varios outros. Ate quando estou orando vem pensamentos ruins eu tenho que repreender e depois mal consigo orar.
    Ai as vezes vem pensamentos que blasfemei e fico pensando sera? Sera que esses pensamentos sao meus? Fico mal triste e penso todos serao salvos menos eu. Ai depois vem pensamentos que nao cometi isso, fico alegre.
    Nao tem sido facil pra mim, parece que minhas orações nao passam do teto. Sentimento horrivel.
    Pensametos horriveis que Deus sabe que nao quero pensar. E todos me falam renova sua mente em Cristo, eu tento, leia a palavra, ouço louvor e vou ao culto. Mas os dias em que estou em consagraçao a luta na mente piora.
    Todos me dizem que estou passando por uma guerra espiritual.
    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema que você descreve nada tem a ver com o pecado contra o Espírito Santo. Trata-se de outra situação.

      Pelo que você fala, parece-me que você vem passando pelo que se chama "opressão espiritual", ou seja o Inimigo encontra meios e formas de atrapalhar sua vida emocional e espiritual. Ele consegue fazer isso de várias formas, que não vem ao caso agora ficar detalhando aqui - tenho um post que fala apenas sobre isso.

      Você precisa encontrar alguém que ore com você, repreenda essas manifestações na sua vida e lhe dê apoio espiritual. Se você tiver a ajuda certa, tudo isso vai desaparecer.

      Vinicius

      Excluir
  7. Olá. Uma vez eu tava jogando videogame e fiquei nervoso aí fui mandar o videogame se ferrar, mas a palavra que veio na minha mente foi "Espírito Santo", mas não pronunciei pq eu não queria ofender o Espírito Santo e na mesma hora eu já desmenti meu pensamento. Mas parece que fica um peso na consciência todo vez que lembro desse pensamento. Mas eu não blasfemei né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você leia de novo o meu texto.

      O que aconteceu com você nada tem a ver com a blasfêmia contra o Espírito Santo.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  8. Estou muito aflita pois passei e ainda passo por isso.
    Uma vez quando adolescente tive um pensamento ruim contra o Espírito e me senti perdida. Vários pensamentos piores povoaram minha mente e até hoje voltam a me atormentar. Nesse momento estou passando por isso e na minha mente sinto que digo e tenho vontade de dizer coisas ruins contra o Espírito. Ao mesmo tempo tenho consciência disso e me sinto péssima em ter feito, o que parece ser contraditório. Estou muito confusa, perdida, sem saber o que fazer. Por favor, me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte a ler meu texto. O que você descreve não é o pecado contra o Espírito Santo. É outra coisa bem diferente.

      Não há razão para você ficar aflita assim.

      Abs
      Vinicius

      Excluir
  9. se mastubar execivamente sem conseguir para, mesmo vendo que er pecado e tentando parar, sem conseguir é o pecado contra o espirito santo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão

      Essa questão nada tem a ver com o pecado contra o Espírito Santo. Por favor leia de novo meu texto para entender melhor.

      Abs

      Excluir
  10. Olá tenho muitos pensamentos Orriveis msm do ES tou com medo de ter blasfemado ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parta do seguinte princípio: quem tem receio de ter blasfemado contra o Espírito Santo certamente não cometeu esse tipo de pecado. Quem comete esse pecado não tem qualquer preocupação e consciência do que fez.

      Excluir