sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

TEVE SUCESSO NO TRABALHO MAS FRACASSOU NA FAMÍLIA

Há pessoas que apresentam uma história de vida com resultados distintos nas diferentes áreas. Por exemplo, é comum encontrar quem alcance grande sucesso na profissão, enquanto fracassa fragorosamente nas relações pessoais e familiares.

Há vários exemplos na Bíblia de pessoas exatamente assim e o melhor deles talvez seja o rei Davi.

A história de Davi
Davi foi o maior rei da história de Israel, um político habilidoso, general invencível e um líder carismático. Pegou o reino de Israel semi-destruído, depois do reinado desastroso do rei Saul e deixou para seu filho (Salomão) uma nação rica e poderosa.

Além de tudo, ainda era um grande poeta e músico talentoso - escreveu a maior parte do livro de Salmos, onde existem textos maravilhosos que nos inspiram até hoje. 

Finalmente, a Bíblia conta ainda que ele era um homem "segundo o coração de Deus" (Atos capítulo 13, versículo 22), ou seja Davi tinha sintonia total com Deus. 

Davi teve grande sucesso como rei e por isso é reverenciado até hoje. Agora, na vida familiar, foi péssimo, um autêntico fracasso. E alguns exemplos servem para comprovar isso. 

Os problemas familiares de Davi começaram quando ele cometeu adultério com Bate-Seba, a esposa de um dos seus oficiais (Urias). Como a mulher engravidou, Davi bolou um plano para forçar a morte de Urias em batalha e poder, então, se casar com a viúva, escondendo o mal feito. Naturalmente, isso gerou um grande escândalo e nunca mais houve paz na família de Davi. 

Outro caso grave aconteceu quando um dos seus filhos (Amnon) estuprou uma meio-irmã (Tamar) e Davi nada fez para punir esse ato terrível, que destruiu a vida da moça. Outro irmão da mesma moça (Absalão) fez justiça com as próprias mãos e matou o ofensor (2 Samuel capítulo 13), gerando uma enorme crise familiar. 

Mais adiante, o mesmo Absalão, que era o filho preferido de Davi e seu herdeiro, revoltou-se contra o pai e tentou tomar-lhe o trono. Absalão acabou morto por um dos generais de Davi.

A partir da morte de Absalão, a sucessão de Davi ficou em aberto e as intrigas palacianas se multiplicaram, sem que Davi fizesse qualquer coisa para pacificar a situação. O segundo filho de Bate-Seba com Davi (Salomão) acabou herdando o trono e precisou matar alguns dos seus meio-irmãos para conseguir se consolidar no poder. 

Em resumo, a vida familiar de Davi foi um desastre completo, mesmo ele tendo sido um grande rei. E essa situação guarda um grande ensinamento para todos/as nós.

A necessidade de alcançar o equilíbrio 
Sucesso absoluto numa área, fracasso completo na outra, o que pensar de Davi? E essa mesma pergunta se aplicaria há muitos artistas, empresários, políticos, etc, que tem o mesmo perfil de vida. 

Há duas explicações possíveis para esse tipo de desequilíbrio. A primeira delas é a má distribuição do tempo - as pessoas tendem a gostar mais daquilo que fazem bem feito e acabam por dedicar uma parte muito grande do seu tempo e atenção às coisas onde alcançam sucesso, pois se sentem vitoriosas naquela área da vida.

Com isso, acabam tendo menos tempo para as áreas onde não costumam se sair tão bem, agravando suas dificuldades ali. 

Conheci um grande pastor que simplesmente não tinha tempo para sua família. Vivia meio "flutuando", somente pensando nas coisas de Deus e do seu ministério, deixando para sua mulher a pesada tarefa de educar um monte de filhos/as. 

Somando a essa situação as dificuldades financeiras naturais na vida de qualquer pastor realmente comprometido com o Reino de Deus, a vida da esposa dele tornou-se muito difícil e sacrificada. O resultado é que ela se tornou uma mulher muito amarga e difícil de se lidar, tornando a vida familiar desse pastou numa "zona de guerra".

Como tinha dificuldades no tratamento das relações familiares, aquele pastor se escondeu atrás do seu ministério e só tinha tempo para as coisas de Deus, negligenciando totalmente sua família, o que só fez tornar as coisas piores. 

Penso que esse também foi o caso de Davi - simplesmente não investiu tempo suficiente na sua família e deixava as coisas ali correrem ao sabor dos acontecimentos e deu no que deu.

A outra razão para algumas pessoas terem grande sucesso numa área da vida e simplesmente fracassarem na outra é que tentam usar as técnicas de resolução de problemas que funcionam muito bem na área onde são competentes nas outras áreas e isso nunca dá muito certo. 

O filme "A noviça rebelde", um belíssimo musical que encantou a minha infância, retrata a história real de uma família liderada por um viúvo, oficial do Exército aposentado. Ele tentou liderar seu bando de filhos/as como tinha feito com seus soldados no quartel, usando o mesmo tipo de disciplina e rigor e o resultado naturalmente foi desastroso. Somente com a chegada de uma governanta, que passou a funcionar como "mãe" para as crianças, o problema foi superado.

As pessoas que aplicam numa área da vida as técnicas que somente se aplicam a outras áreas, normalmente têm dificuldade de aceitar que estão errando e insistem no mesmo caminho, achando que vão obter resultados melhores, se fizerem um esforço maior.

Conheci um outro pastor, também muito bem sucedido no ministério, que passou a vida tentando pastorear os/as filhos/as, quando seu papel com eles/as deveria ter sido exclusivamente de pai. Ele acabou não sendo um bom pastor para os/as filhos, pois tinha demasiado envolvimento emocional com eles/as, e nunca conseguiu ser o pai que os/as filhos/as precisavam. 

E quando as reclamações dos/as filhos/as chegavam até esse pastor, ele tentava ser um pastor melhor para eles/as, fazendo mais do mesmo, quando não era isso que a família precisava.

Como corrigir esse tipo de situação
Uma vida cristã plena pressupõe equilíbrio em todos os seus campos: trabalho, família, lazer, espiritual, etc. Desequilíbrios são sempre ruins, mesmo quando o campo espiritual é aquele privilegiado. É preciso, portanto, investir na correção dos eventuais desequilíbrios. 

Isso passa, em primeiro lugar, pela percepção do problema - saber que alguma coisa está errada e que há um desequilíbrio. Davi nunca teve essa percepção, como também não a teve o pastor que só cuidava das coisas de Deus, deixando a esposa sozinha cuidar dos/as filhos/as. 

Percebido o desequilíbrio, a coisa a fazer é passar a dedicar muito mais atenção naquela área onde as coisas não vão indo bem. Por exemplo, se há problemas com filhos/as adolescentes, é preciso ter tempo disponível para eles/as e até, se for o caso, fazer uma terapia familiar. 

É preciso ainda ter em conta que as necessidades de atenção das diversas áreas da vida mudam com o tempo - por exemplo, filhos/as tomam mais tempo quando pequenos/as ou se alguém fica doente, essa pessoa vai ser objeto de maior atenção. 

A segunda coisa é ver se os métodos de ação adotados em cada área são adequados. Por exemplo, não é certo tentar tratar empregados/as como filhos/as e filhos/as como empregados/as - são coisas totalmente diferentes. O que dá certo num caso, não vai dar no outro. 

Finalmente, procure ajuda do/a pastor/a, de um /a amigo/a com mais experiência ou de um/a terapeuta se você perceber que não consegue agir bem em determinada área da sua vida. Há profissionais muito competentes que podem ajudar você a lidar com essas situações e lembre-se que não há vergonha nenhuma em buscar esse tipo de ajuda.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário