sábado, 26 de maio de 2018

A FALTA QUE UM PROFETA FAZ

Profetas fazem falta, muita falta nos dias de hoje. E vou explicar o porquê. 

O povo de Israel, nos tempos do Velho Testamento, contava com três figuras de autoridade: o rei (o líder civil), o sumo-sacerdote (o líder religiosos) e o profeta. Eram pessoas com papéis distintos. 

Ao rei cabia o governo civil, a liderança do povo durante as guerras, a administração da justiça e a manutenção da ordem pública. Normalmente, era uma pessoa apontada por Deus para essa função. A partir de certo momento da história de Israel, o rei passou a ser um posto hereditário, normalmente com os filhos sucedendo seus pais, exceto alguns poucos casos.

Os sacerdotes eram homens que pertenciam ao clã de Levi - um dos doze filhos de Jacó -, descendendo de determinadas famílias dentro desse clã. O sumo-sacerdote tinha uma linhagem ainda mais estrita e era escolhido com base em vários critérios (ficaria muito longo explicitar eles todos aqui). Ele era o líder de todo aparato religioso de Israel - algumas cerimônias religiosas eram feitas exclusivamente por ele, como entrar no local onde ficava a Arca da Aliança, durante a festa anual do Yom Kippur. 

A terceira figura de autoridade para o povo de Israel era o profeta, pessoa escolhida por Deus especificamente para transmitir sua vontade. Muitas vezes cabia a esse homem falar palavras incômodas, como críticas aos poderosos de plantão, com grande risco pessoal. 

Deus escolheu diferentes tipos de pessoas, ao longo da história para exercer o papel de profeta, como pastores de ovelhas, sacerdotes e agricultores. O papel de profeta nunca passou de pai para filho - era um ministério individual, pessoal. 

É fácil entender porque reis não podiam ser profetas: eles estavam mais preocupados com a manutenção do poder e assim frequentemente não faziam a vontade de Deus - bem parecido com os/as políticos/as no Brasil hoje em dia. 

Mas é surpreendente perceber que os profetas normalmente também não pertenciam à classe sacerdotal, ou seja não eram líderes religiosos. Isso quer dizer que os sacerdotes , naquela época, também não eram muito bons em entender e pregar a real vontade de Deus. Talvez porque ficavam preocupados demais com os aspectos materiais da religião - administração do Templo, execução correta das cerimônias religiosas e manutenção dos próprios privilégios - para se preocupar em ouvir a Deus. 

A falta de profetas
Conforme já disse antes, penso que temos falta de profetas hoje em dia. Profetas reais, não aqueles/as que ficam por aí nas igrejas dizendo a toda hora: "o Senhor me faz saber isso ou aquilo". Quase sempre essas pessoas não conhecem de fato a vontade de Deus e expressam apenas os desejos dos seus próprios corações (mesmo quando estão bem intencionados). 

E acho que há duas razões para a falta de profetas verdadeiros hoje em dia. A primeira é que eles/as frequentemente são procurados no lugar errado. As pessoas pensam que vão encontrar nos seus líderes religiosos - pastores, padres, bispos, etc - as palavras de profecia de que precisam. 

Sacerdotes até podem ser profetas também, mas a experiência dos relatos do Velho Testamento indicam que isso não é garantido, nem muito frequente. Líderes religiosos muitas vezes não têm esse tipo de chamado de Deus ou até lhes falta estatura moral para cumprir esses papel (p. ex. aí se enquadram padres pedófilos ou pastores/as que exploram financeiramente os fiéis).

A segunda razão para a falta de profetas decorre do desinteresse das pessoas em exercerem esse papel nos moldes estabelecidos no Velho Testamento. Aliás, já era assim naquela época e tanto isso é verdade que, ao serem chamados para serem profetas, diversos homens escolhidos por Deus não ficaram satisfeitos - alguns até recusavam, como foi o caso de Moisés. Esses homens sabiam das dificuldades que os esperavam no cumprimento desse tipo de ministério.

Talvez você se surpreenda com o que acabei de dizer, pois o dom da profecia é muito procurado hoje em dia. Mas o dom que as pessoas querem não é o dom que a Bíblia descreve, mas sim uma ideia meio fantasiosa que elas construíram nas suas cabeças. Elas imaginam que ser profeta é ter poder para fazer revelações sobre o que vai acontecer no futuro. E como conhecer o futuro é um desejo sempre presente nas pessoas, esse tipo de poder coloca o profeta em evidência. 

Na verdade, uma profecia até pode conter revelações sobre o que vai acontecer no futuro, mas esse não é seu objetivo principal. Conhecer eventos futuros, digamos assim, é o lado bom de ser profeta, mas isso frequentemente nem se faz presente. Normalmente profecia é algo bem diferente: uma mensagem difícil de transmitir, especialmente porque quase sempre envolve críticas ao comportamento de outras pessoas ou até de toda uma comunidade.

Em outras palavras, muitas pessoas nas igrejas desejam ser profetas, mas não profetas de verdade, conforme a Bíblia descreve. Elas querem mesmo é ser futurólogos/as e gozar da notoriedade que isso gera. Quase ninguém busca ser profeta para exortar, consolar e ensinar as pessoas, coisa difícil e desconfortável.

É por isso que profetas verdadeiros/as são escassos e eles/as fazem muita falta. Se eles/as fossem mais comuns, líderes políticos advertidos/as publicamente quando suas políticas fossem erradas aos olhos de Deus. Líderes religiosos/as ouviriam o que precisariam fazer para conduzir melhor seus rebanhos e fazer com que as pessoas se aproximassem mais de Deus. E as pessoas comuns também tirariam muito proveito da presença de profetas verdadeiros/as, pois veriam seus/suas líderes sendo colocados no devido lugar, sob influência de palavras fortes, emanadas diretamente de Deus. E também aprenderiam a conhecer melhor aquilo que Deus deseja delas, para poder corrigir seus caminhos.

Profetas verdadeiros/as fazem falta. Muita falta.

Com carinho

4 comentários:

  1. Olá Vinicius! Estive alguns dias sem acessar o seu blog , mas já estou de volta para me atualizar nos seus posts. Então, hoje eu queria lhe perguntar e comentar um pouco sobre o profeta David Owuor, se você já ouviu falar, se conhece um pouco da estória dele, se já assistiu vídeos???? Dias atrás eu entrei por acaso em um site que dizia ser Cristão, só que quando entrei lá tinha ''sou cristã'' acredito em ''DEUS'' mas quero morrer! pasmei!!!! nossa fiquei muito triste então fui ler um pouco o que tinha ali; E pude observar vários comentários de jovens de 18 ,20 anos e até menos idade dizendo que queria morrer e não conseguia tirar a própria vida que queria logo que ''DEUS'' visse lhe buscar. Então fui deixar o meu comentário, dar uma palavra de apoio, falar do amor de ''DEUS'' verdadeiro. e logo mas abaixo tinha um comentário de uma moça pedindo para que assistissem David Owuor, então por curiosidade eu quis assistir também. E o que posso lhe dizer é que eu fiquei impressionada com o que vi, tão impressionada que tive medo, e tenho até agora. assisti a entrevista dele completa falando como ''DEUS'' o chamou, assisti vídeos onde ele dizia dias antes que em tal cidade ''DEUS'' mandava dizer a seu povo que iria derramar chuva, e chovia mesmo, e muitos outros sinais eu vi naqueles vídeos, muitos mesmo. Pelo que eu pude observar ele é uma pessoa simples que era medico e largou a profissão para o chamado de ''DEUS'' não pede ofertas nas suas pregações que ajuntam multidões enfim é muita coisa, não da pra comentar sobre tudo o que vi. O que eu queria era que você me falasse sobre o que você acha de David Owuor, o seu ponto de vista individual, entende, porque estamos aqui para aprendermos, e eu já aprendi muito lendo seus posts, então se você puder me ajudar, porque sabemos que muitos virão em nome de ''JESUS'' para enganar o povo de ''DEUS'' já conversei com o ''SENHOR'' para que eu não me engane. e estou procurando respostas antes de passar esses vídeos para muitas pessoas que creio que se converteriam pela palavra , pelas pregações do profeta em vários países. Ele estará no Brasil a partir do dia 20. Criaram uma pagina no facebook com o tema arrepende-te Brasil. e algumas pessoas colocam legendas em português nos vídeos do you tube, e eu venho acompanhando isso a alguns dias. Espero que eu não tenha me excedido demais , nem tenha ficado difícil para você interpretar as minhas palavras. fique na Paz de ''CRISTO''!!! Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Camila

      Confesso a você que nada sei sobre David Owuor. O seu relato me interessou e vou procurer me informar a respeito.

      Sendo assim, não tenho com ajudar você nesse momento, pois não posso falar daquilo que não conheço. Mas gostaria de lembrar algumas coisas que a Bíblia diz sobre profetas:
      1) Eles falam somente a vontade de Deus. Se algo for dito pelo profeta que contraria a Bíblia, pode ter certeza que não se trata de profeta verdadeiro.
      2) Os milagres que acompanham um profeta existem apenas para autenticar o ministério dele - até com Jesus foi assim. Os milagres não devem ser usados para engrandecer o nome do profeta, para dar-lhe fama ou dinheiro.
      3) O apóstolo Paulo nos recomendou provar de tudo, mas reter apenas aquilo que é bom. Assim, acompanhe o que essa pessoa diz ou faz, mas exerça seu julgamento critic, para detetar abusos e desvios de conduta.

      Espero ter ajudado.
      Vinicius

      Excluir
  2. Vinicius, obrigada por responder tão rápido ao meu questionamento, eu posso garantir que dentre muitos vídeos que assisti de David Owuor em nenhum momento ele pede dinheiro por sua pregação, ou para o seu ministério, em umm dos vídeos ele ate faz uma explicação de como iniciou , do nada ,simplesmente largou sua carreira de medico e sem dinheiro e sem nada, ele saiu para dizer para as igrejas o que ''DEUS'' lhe pedia. em nenhum dos milagres que assisti.o vi engrandecer-se a si mesmo nem observei ele pedir dinheiro para isto, ele até fala que os falsos profetas que recebem para levar a palavra a multidões, esses cairão por terra,porque o ''SENHOR'' não admite isso. Que a palavra do ''SENHOR'' deve ser pregada de graça e não por pedidos de ofertas na hora das curas, Quero muito que você assista, já que não conhece ainda. procure ''entrevista completa do profeta David Owuor'' onde um pastor o entrevista, e ele fala como tudo iniciou quando ''DEUS'' o chamou... E outros vídeos onde milagres acontecem no momento da pregação, e em outros vídeos , Existe muito Glória durante as pregações onde chove, onde a seca. enfim, se você assistir ao menos 03 vídeos , já terá muita informação. Estarei aguardando o seu comentário. O que posso lhe dizer é que em tudo o que vejo naquele homem, me faz acreditar que tudo é real, e santo... Só em não pedir dinheiro para as multidões para que ele prega em todo o mundo , já o torna diferente dos muitos que se dizem profetas de ''DEUS''. Abraços , aguardo sua resposta... Camila

    ResponderExcluir
  3. Vinicius , agora atarde assisti um dos vídeos do profeta, só que este não tem legenda em português, mas se trata da gloria do ''SENHOR'' que iria descer creio durante a pregação do profeta em determinado dia e local, e ele diz dias antes no radio que isso iria acontecer que o ''SENHOR'' teria falado com ele, e essa gloria desceria como uma nuvem espessa, e você poderá ver nesse video a nuvem descendo com um redemoinho ou furacão ate tocar no chão. the shekinah glory descends upon the prophet of the lord descends upon his servant newest..... também no you tube tem um canal que é www.youtube.com/arrependetebrasil também tem outro onde ele diz muitos dias antes que o ''SENHOR'' PROMETEU MANDAR CHUVA DO CÉU durante uma regação e multidões de todos os lugares viajaram para aquele local, para ver a grande chuva que realmente ocorreu após ele pregar a palavra e dizer, agora estamos prontos já pode descer a chuva.... e dentre outros onde ele cura pessoas com aids e ninguém no inicio acredita então ele pede para que essas pessoas que tinha o vírus retorne ao mesmo medico e faça novos exames, e essas pessoas e os seus médicos relatam que os enfermos foram curados... nesta pagina do you tube lá tem acho que todos os vídeos que tem legenda em português, porem indico você pelo menos ver e traduzir alguns trechos de outros que não tenha legenda em português. você vai se surpreender. Boa noite. ''A PAZ DO SENHOR''

    ResponderExcluir