quarta-feira, 30 de maio de 2018

QUEM VOCÊ DIZ QUE JESUS É?

Certa vez Jesus perguntou aos seus discípulos quem as pessoas diziam que Ele era (Mateus capítulo 16, versículo 13). Jesus queria saber qual a interpretação que o público dava ao seu ministério. 

Ora, sabemos que Jesus não era uma pessoa vaidosa e nem se preocupava com a imagem que projetava. Por que então Ele fez essa pergunta? Vou tentar explicar qual foi o objetivo d´Ele.

Jesus era diferente de todos os demais líderes religiosos que viviam na Palestina naquela época - a Bíblia traz depoimentos de diferentes pessoas atestando isso. E, como seria natural esperar, as pessoas acabaram construindo diversas teorias para explicar quem Jesus era e o que queria alcançar como fruto do seu ministério. 

Havia quem dissesse que Jesus era um rabino. Outras pessoas achavam que Ele era um profeta. E houve até quem pensasse que Jesus era a re-encarnação de um profeta já morto, como Elias, João Batista ou Jeremias (Mateus capítulo 16, versículo 14). E foi isso que os discípulos relataram para Jesus. 

É interessante perceber que nenhuma dessas teorias deu a resposta certa, pois ninguém reconheceu Jesus como o Salvador da humanidade. 

Jesus fez, então, outra pergunta: Quis saber o que os próprios discípulos pensavam a esse respeito (Mateus capítulo 16, versículo 15). Ora, ninguém estava em posição melhor do que os discípulos para saber quem Jesus de fato era, pois conviviam diariamente com Ele. 

Mas os relatos dos Evangelhos indicam que os discípulos não conseguiram chegar a uma conclusão objetiva sobre quem Jesus era de fato - só fizerem isso depois da ressurreição d´Ele. 

E como ficaram em dúvida sobre o que dizer e não querendo passar vergonha diante do seu mestre, ficaram calados. É interessante perceber que, em outras passagens dos Evangelhos, quando Jesus fazia perguntas, normalmente vários discípulos tentavam respondê-las para "mostrar serviço". Mas não foi isso que aconteceu naquele momento. 

Finalmente, Pedro se atreveu a falar e conseguiu dar a resposta certa: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" (Mateus capítulo 16, versículo 16). E surpreende que Jesus não tenha parabenizado Pedro por ter acertado.

E a razão para isso é simples: Jesus lembrou que a resposta certa não ocorreu por mérito de Pedro e sim por causa de uma revelação do Espírito Santo (Mateus capítulo 16, versículo 17). 

Penso que há dois ensinamentos importantes nesse relato. Primeiro, cada pessoa precisa se definir quanto ao significado que Jesus tem para sua vida. Ela precisa assumir isso claramente, tanto para si mesma, como para quem a cerca. Não é possível ficar em "cima do muro" em relação a Jesus. 

O segundo ensinamento dessa passagem é que somente o Espírito Santo pode dar ao ser humano uma perspectiva plena de quem Jesus é. Foi assim com Pedro e é assim com cada um/a de nós. 

Você pode ler muitos textos aqui neste site ou em outras fontes, melhores e mais sofisticadas, e se sentir inspirado/a e instruído/a pelo que leu. Pode ouvir pregações que o/a levem às lágrimas. E assim por diante. 

Você vai aprender com cada uma dessas experiências - vai poder tirar suas dúvidas, entender melhor o que deve ou não fazer para ser um/a discípulo/a verdadeiro/a de Jesus. Mas apenas isso não vai dar a você a dimensão completa do significado que Jesus tem para sua vida - só o Espírito Santo pode fazer isso. Exatamente como aconteceu com Pedro.

Portanto, busque o Espírito Santo e coloque-se à sua disposição. Use todos os recursos disponíveis para se aproximar mais d´Ele: oração, meditação, louvor, estudo da Bíblia, etc. E pode ter certeza que Ele vai responder e lhe revelar o que você precisa saber para viver plenamente sua fé em Jesus. 

Com carinho

Um comentário:

  1. Amém eu confio nisso!! "ESPÌRITO SANTO" habite em mim, na minha vida.. Aleluias!! Louvado seja o nome do "SENHOR"
    Camila

    ResponderExcluir