domingo, 20 de maio de 2018

E QUANDO A VIDA ESTÁ PESADA DEMAIS PARA CARREGAR?

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus capítulo 11, versículo 28
Hoje vou falar sobre o alívio de Jesus para nossos problemas. E esse tipo de ajuda se torna especialmente necessária naquele dia em que você não quer nem levantar da cama de manhã cedo. E não é por preguiça. É que são tantos os problemas, tantas as lutas, que a vontade é fechar a porta do quarto e ficar na cama, deixando todos os problemas lá fora.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que passaram por esse tipo de aflição. Por exemplo, o profeta Elias, em certo momento do seu ministério, ficou tão deprimido que nem queria comer. Foi preciso que Deus mandasse os anjos darem comida para Ele (1 Reis capítulo 19, versículos 1 a 8). E durante algum tempo, Elias viveu literalmente dependendo em tudo do Pai.

Existe ainda o caso de Ana, que viria a ser a mãe do profeta Samuel. Desesperada por não conseguir ter filhos, foi ao Tabernáculo e ficou ali chorando, na presença de Deus (1 Samuel capítulo 1, versículos 9 a 18). 

Quando me sinto triste assim - e isso já aconteceu algumas vezes na minha vida -, sempre procuro me lembrar do versículo que abre esta postagem. Nele, Jesus aborda a aflição humana com grande sensibilidade e dá uma resposta definitiva para ela. 

E Jesus pôde fazer isso porque Ele entendia exatamente como nos sentimos nesses momentos pois passou pelas mesmas dificuldades que nós passamos - não podemos esquecer que, certa vez, de tão angustiado que estava, Ele chegou a suar sangue. 

O ensinamento de Jesus é que nesses momentos, mais do que em quaisquer outros, você precisa contar com Ele. Precisa ir até Ele e entregar-lhe todos os seus problemas. Mas o que é isso na prática?

Trata-se de orar, confessando a Ele suas dificuldades e entregando nas suas mãos o encaminhamento das soluções. Em outras palavras, buscar o alívio de Jesus, deixando com Ele os problemas que estão fora do seu alcance resolver. Essa é a primeira parte.

A segunda parte é confiar n'Ele e descansar. Passar a agir como uma criança pequena, que tem confiança total e completa no seu pai. E que, quando o pai lhe garante que vai resolver o problema, pára de chorar e se esquece da dificuldade, confiante que a solução virá - afinal, foi seu pai quem prometeu isso. 

Esse é o tipo de confiança necessária para que você consiga descansar em Deus. Mas alguém poderia me perguntar: “Eu não consigo. Até gostaria de ter esse descanso, mas não consigo ter tanta confiança assim. O que preciso fazer?”. E eu respondo: o remédio para isso é mais Jesus ainda.

Há uma passagem na Bíblia em que uma pessoa pediu a Jesus que fizesse um milagre na sua vida e Ele respondeu que, se a pessoa acreditasse, caso tivesse fé suficiente, receberia a graça desejada. E a pessoa respondeu-lhe com sinceridade cativante: “Eu creio, mas me ajude na minha falta de fé”.

Aquela pessoa até acreditava, mas sabia que sua fé não era o bastante. E o que ela fez? Acreditou que Jesus também poderia ajudá-la nessa outra dificuldade. E isso bastou: o milagre aconteceu. 

E é exatamente isso que você deve fazer, se sentir que sua fé não é suficiente: peça ajuda a Deus para aprender a conseguir confiar mais n´Ele! Faça isso e eu garanto, garanto mesmo, que Deus vai responder. 

E quando Deus responder, a sua Paz, que excede toda a compreensão humana, vai invadir seu coração e ali permanecer até o fim dos seus dias. 

Busque sempre o alívio de Jesus. Essa é a grande reposta para os problemas da vida.

Com carinho

2 comentários:

  1. Que maravilha é este blog Vinícius...Estou maravilhada como suas palavras exalam sabedoria, certeza e discernimento...Deus está colocando em sua boca, coisas maravilhosas...Glória à Deus...Que Deus lhe abençoe querido. Em nome de Jesus. Amém...Gostei muito do blog...:)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!Tudo o que você descreve nos impacta de uma maneira intensa porque você usa citações bíblicas, que com certeza nos tocam!Parabéns!

    ResponderExcluir