sexta-feira, 4 de outubro de 2019

AS CRENÇAS MÍNIMAS DE UM CRISTÃO

Há doutrinas que são fundamentais para o cristianismo. É o que estou chamando de crenças mínimas de um cristão. E ninguém deveria poder se auto-intitular cristão sem aceitá-las integralmente. O melhor exemplo é a crença que Jesus é o Salvador do ser humano. 

Esse conjunto de doutrinas constitui o cerne do cristianismo. Agora, existem outras doutrinas que também fazem parte do conjunto de crenças da maioria dos cristãos, mas que podem ser ou não aceitas e ainda assim a pessoa continuará a ser qualificada como cristã. Um bom exemplo é a forma como o batismo deve ser conduzido (aspersão, derramamento ou imersão em água). As denominações cristãs usam formas diferentes umas das outras e algumas (como os metodistas) chegam a praticar as três formas de batismo. Mas isso não está no centro da doutrina cristã. É importante, sem dúvida, mas não é um dos fundamentos da crença cristã.

Essas doutrinas complementares, na prática, simplesmente vão caracterizar os diferentes grupos (denominações) existentes dentro do universo do cristianismo. É por conta dessas crenças complementares que a pessoa é rotulada como presbiteriana, metodista, batista, católica romana e assim por diante.  
As doutrinas essenciais do cristianismo
A maior parte dos teólogos cristãs aceita que os nove pontos abaixo resumem a crença fundamental de quem é cristão:
  1. Deus Pai é um ser com vontade própria, inteligente, onipotente e onisciente, que criou tudo o que existe a partir do nada.
  2. Jesus Cristo é o único Filho de Deus, tendo a mesma natureza de Deus Pai.
  3. O Espírito Santo, "o Deus que habita em nós", é a terceira pessoa da Trindade Santa.
  4. O Filho se fez humano, por ação do Espírito Santo, e nasceu de uma virgem, Maria. Viveu entre nós sem pecado algum. Foi morto na cruz e sepultado. Ressurgiu dentre os mortos, ao terceiro dia, por ação do Espirito Santo, e voltou para junto do Pai.
  5. Jesus é o único Salvador do ser humano: sua morte ocorreu para que todos aqueles que nele creem tenham seus pecados perdoados mediante a graça de Deus.
  6. Jesus vai voltar, no final dos tempos, quando os seres humanos já mortos vão ressurgir, em corpos novos, diferentes daqueles que tiveram em vida. Os que estiverem vivos também terão seus corpos igualmente transformados. 
  7. Todos os seres humanos serão julgados e apenas aqueles que tiveram seus pecados perdoados (item 5) terão acesso à vida eterna. 
  8. A igreja cristã foi instituída por Jesus e sua missão é pregar o Evangelho de Cristo e implantar o Reino de Deus aqui na terra. 
  9. A Bíblia é a revelação de Deus para o ser humano, onde todas essas coisas são contadas.
Agora, analise cada essas doutrinas - as crenças mínimas do cristão - com calma. Se você crer nelas, sem dúvida é um cristão. Se tiver dúvida sobre o que significam, consulte outras postagens aqui no site, pois falamos sobre cada uma, em alguns casos, mais de uma vez. Você também pode enviar alguma pergunta, caso a dúvida persista, que vamos responder. 

Com carinho 

Um comentário: