sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CONVERSANDO SOBRE DONS ESPIRITUAIS

Já comentei em diversos outros textos  que existem muitos dons espirituais, cada um deles necessário para determinado tipo de tarefa (ou ministério) que o cristão desempenha na obra de Deus. Os dons espirituais destinam-se a revestir quem trabalha na obra de Deus do poder necessário para realizar as atividades sob sua responsabilidade.

Será que os dons permanecem presentes?
Há uma dúvida que aparece com frequência quando se discute esses dons: será que eles permanecem presentes hoje em dia, da mesma forma que nos tempos bíblicos? Em outras palavras, temos acesso hoje ao mesmo tipo de poder que os primeiros cristãos?

A resposta a essa dúvida me parece relativamente simples. Enfrentamos hoje desafios importantes para realizar a obra de Deus. Portanto, a necessidade de contar com poder dado pelo Espírito Santo (dons espirituais) permanece a mesma. Assim, esses espirituais continuam hoje como eram no passado.

Em João capítulo 14, versículo 12, Jesus disse que "...aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço e outras maiores fará". Ele quis dizer que seus seguidores teriam à disposição o mesmo poder usado por Ele. E Ele usou o Espírito Santo para realizar sua missão aqui na terra. E repare que Jesus não estabeleceu por quanto tempo esse poder estaria disponível - isso ficou em aberto. Assim, é razoável supor que essa promessa continue válida.
Os dons são muitos porque as necessidades da obra de Deus são variadas. E não seria possível discuti-los todos aqui. Vou me concentrar nos seis dons mais conhecidos, ou seja, aqueles com os quais provavelmente você vai se deparar ao longo da sua vida espiritual:
Profecia 
Trata-se da capacidade de transmitir mensagens de Deus para as pessoas, com o objetivo de exortá-las, ensiná-las e/ou consolá-las. Por exemplo, quando o rei Davi adulterou com Bate-Seba, foi o profeta Natã que teve a tarefa de alertá-lo para o tamanho do seu pecado (2 Samuel capítulo 12).

E por ter que falar para as pessoas o que elas não desejam ouvir, os profetas não costumam ter vida fácil. Vários dos profetas da Bíblia tiveram problemas com os poderosos de plantão naquela época.

É importante deixar claro que essas mensagens de Deus podem incluir informações sobre o que vai ocorrer no futuro das pessoas, mas essa não é a principal razão de ser de uma profecia. Mas, conhecer o próprio futuro acaba sendo o principal motivo para as pessoas se interessarem pelas profecias e por isso esse dom acaba sendo muito valorizado nas igrejas.

E por causa disso ele costuma sendo muito abusado - eu mesmo já fui várias vezes abordado por pessoas que começavam o diálogo dizendo “o Senhor me faz saber isso ou aquilo a seu respeito", para depois me passar uma mensagem sem pé nem cabeça.
Ensino
Esse dom é importante para que as pessoas possam ser esclarecidas sobre a doutrina cristã e também sobre a forma de viver o cristianismo. O ministério correspondente a esse dom é normalmente desenvolvido através das escolas bíblicas e dos grupos de discipulado. Mas, também podem ser incluídas outras iniciativas, como, por exemplo, este site.
Os mestres têm grande responsabilidade pois podem desencaminhar , com um eventual ensino errado, as pessoas sinceramente interessadas em seguir Jesus Cristo (1 Timóteo capítulo 6, versículos 3 a 6).

Línguas
Há dois tipos de dons relacionados com línguas. O primeiro deles se fez presente no evento do Pentecoste, em Jerusalém, quando Pedro fez uma pregação (provavelmente em aramaico) e pessoas de diferentes nacionalidades ouviram o discurso dele como se tivesse sido feito na língua materna de cada uma.

Agora, quando as pessoas se referem ao "dom de línguas" normalmente estão falando de outra coisa: a capacidade de falar a língua dos anjos - muitos teólogos acham que seja o hebraico antigo. Nesse caso, o dom de línguas tem por objetivo estreitar o relacionamento da pessoa com Deus, ou seja, trata-se de um forma elevada de louvor e adoração.

Infelizmente, como se trata de dom valorizado por muitas comunidades, há muita mistificação no seu uso, sendo frequente pessoas ficarem repetindo interminavelmente certas palavras estranhas que aprenderam aqui ou ali.

Cura
É um dos dons mais procurados porque gera grande visibilidade. E nunca devemos esquecer que, quando as curas aparecem nos relatos bíblicos, elas sempre tiveram um propósito claro, como, por exemplo, recompensar a fé extraordinária de uma pessoa ou mesmo dar credenciais espirituais para os apóstolos, provando que seu ministério vinha mesmo de Deus.

Esse é outro dom frequentemente abusado e já vi muita mistificação acontecer - pessoas se dizerem curadas quando não o foram. 

Apostolado
A palavra apóstolo quer dizer testemunha. Ou seja, a pessoa que tem esse dom torna-se testemunha do Evangelho de Cristo. E ela precisa fazer isso não só com a sua pregação, mas também com sua vida.

Infelizmente, hoje em dia o título de apóstolo tornou-se corriqueiro e serve apenas para dar status e alimentar o ego inchado de alguns líderes religiosos, o que é muito ruim. 

Pastoreio
Trata-se do dom voltado para o cuidado com a vida espiritual das “ovelhas", ou seja, dos membros de uma comunidade cristã. Nada tem a ver com o título de "pastor" que as igrejas evangélicas dão aos seus sacerdotes.

É claro que um sacerdote deve ter o dom de pastoreio para poder desempenhar bem sua função, mas há pessoas que tem esse dom e não são sacerdotes. Por exemplo, Nelson Mandela pastoreou o povo da África do Sul e era um político.

O mau uso dos dons espirituais
Já falei acima sobre alguns abusos do uso de dons. E gostaria de aprofundar essa discussão falando de mais dois problemas muito comuns.

Um deles é o uso do dom espiritual para obter ganhos pessoais. Há uma passagem no livro de Atos dos Apóstolos (capítulo 8, versículos 14 a 20) onde uma pessoa tenta comprar dons espirituais. E ele ofereceu dinheiro para o apóstolo Pedro e acabou sendo amaldiçoado.

Os dons espirituais são dados de graça e de graça devem ser exercidos. Ninguém deve cobrar ou obter vantagens materiais pelo uso desses dons.

Outro problema é o fato que as pessoas exercem alguns desses dons - como profecia ou cura - adquirem status mais elevado dentro das comunidades que frequentam. A importância na obra de Deus, segundo Jesus ensinou, não vem dos dons exibidos por ela e sim da capacidade de servir os outros. Em outras palavras, o maior é aquele que se faz menor, por servir mais, fazendo isso de forma humilde.

Com carinho

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Sempre trazendo ensinamentos importantes. Que Deus te abençoe para que continue escrevendo, seus textos são sempre bem pensados e fáceis de entender. Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir