segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

COMO MELHORAR SUA VIDA

Como você pode melhorar sua vida? Para viver uma vida melhor, mais feliz e ajustada, você precisa aprender uma coisa muito importante: distinguir entre o que não pode ser mudado, não importa o quanto você se esforce, e o que pode ser melhorado, com esforço e dedicação. 

Muitas pessoas não conseguem perceber essa diferença fundamental e ficam lutando para mudar aquilo que não está a seu alcance. E acabam não se concentrando nas áreas onde poderiam obter progresso palpável.

O que não pode ser mudado na sua vida inclui um monte de coisas, muito mais do que você provavelmente gostaria que fosse o caso. Mas, essa é a realidade que você precisa aprender a aceitar. Vejamos alguns exemplos:
  • Algumas circunstâncias da sua vida – por exemplo, a economia, o clima, o ambiente social onde você vive, a situação política do seu país. E inclui ainda alguns problemas crônicos de saúde ou mesmo deficiências físicas.
  • O passado - é impressionante como as pessoas gastam tempo e esforço tentando mudar seu passado. Você pode até se arrepender do que fez, mas o que está feito não vai mudar. É preciso aprender a viver com as consequências dos seus atos. 
  • A passagem do tempo - tudo passa na vida, tanto as coisas boas com as ruins. Entender isso ajuda a reduzir o sofrimento quando uma coisa boa passa. Isso vale, por exemplo, para a juventude, para a beleza física e tantas outras coisas.
  • A soberania de Deus - pode parecer estranho incluir isso na lista, mas as pessoas brigam muito contra a soberania de Deus. Muitas acham que Ele poderia e deveria ter feito as coisas de outra forma e não se sentem satisfeitas com aquilo que Deus parece ter reservado para elas. E acabam se revoltando contra Deus, o que é péssimo. Primeiro, porque isso não muda a realidade e, depois, porque isso afasta afasta a pessoa de Deus e lhe tira a única fonte real de ajuda que ela tem na vida. 
Aprender a aceitar aquilo que não se pode mudar é fundamental para alcançar paz de espírito e ter condições de se concentrar naquilo que importa de fato, ou seja, aquilo que pode ser mudado. Não se trata de conformismo, mas sim de ajustar as próprias expectativas. Afinal, ficar brigando contra o inevitável somente traz frustrações.

Agora, a parte mais importante é aprender a identificar e atuar naquilo que pode ser mudado. A Bíblia chama a esse processo de melhoria contínua de "santificação". É aí que você pode fazer diferença, tanto na sua vida, como no mundo que lhe cerca. 

É claro que você nunca pode mudar seu passado - no máximo pode atenuar as consequências do que fez. Mas, sem dúvida, você pode mudar seu futuro para melhor. E pode fazer isso desenvolvendo os seus pontos fortes - a Bíblia chama isso de usar bem os próprios talentos -, bem como reduzindo os pontos fracos. 

Uma das coisas que você pode melhorar na sua vida é a escolha de prioridades melhores. Trata-se de escapar da armadilha estabelecida pela sociedade moderna, para quem o bom é ter cada vez mais: coisas, status, poder, etc. Na verdade, o importante é passar a ser mais bondoso/a, controlado/a, paciente, amoroso/a e assim por diante. Essas são coisas que a Bíblia ensina como fazer.

Outra coisa que você pode mudar e assumir hábitos de vida mais saudáveis, cuidando melhor do seu corpo e da sua mente. 

Concluindo, aprender a aceitar o que não pode ser mudado e investir naquilo que é possível melhorar, esse é um conselho útil para toda a vida.

Com carinho

Um comentário:

  1. Isso se vê necessário em frustrações. Não é questão de conformismo, como você mesmo disse, mas de ajuste. Interessante.

    ResponderExcluir