domingo, 29 de dezembro de 2019

RESOLUÇÕES PARA O ANO NOVO

Resoluções de ano novo são muito comuns. Trata-se de listas de coisas que as pessoas prometem fazer no ano que se inicia para melhorar ou superar problemas. Coisas como emagrecer, fazer ginástica, fazer economia, ler mais, descansar mais, prestar mais atenção no/a esposo/a e filhos/as. E para os cristãos, dedicar-se mais às coisas de Deus.

Infelizmente, essas resoluções, mesmo bem intencionadas, raramente acabam sendo cumpridas - estudos mostram que menos de 10% delas se concretizam. E o regime para emagrecer acaba sendo adiado por qualquer razão, o estudo bíblico fica para quando houver mais tempo, a economia fica para depois da viagem prevista para julho e assim por diante.

Assim como a esperança renasce, com a perspectiva que os problemas irão embora junto com o ano velho, para logo depois ser frustrada pela realidade (os problemas continuam no mesmo lugar), as boas intenções de melhorar a própria vida são pouco a pouco destruídas. Acabam engolidas pelas demandas do dia-a-dia. 

As esperanças geradas na virada do ano se frustram por serem irreais - afinal, a mudança de ano não é um momento mágico que muda tudo na vida da pessoa. E da mesma forma as resoluções de ano novo não vingam porque também são irreais, pois as pessoas querem obter resultados sem atacar a origem do problema. Querem se tornar melhores mesmo sem mudar seu interior. Acham que fazer uma simples lista de resoluções vai mudar sua vida, mas é apenas uma questão de tempo para que os velhos hábitos retornem.

Como mudar de fato
O que fazer para mudar de fato, conseguindo transformar boas intenções em realidade? A resposta é simples e pode surpreender você: reforce sua fé em Jesus e depois procure vivê-la plenamente.

A Bíblia ensina (Tiago capítulo 2, versículo 14 a 17) que a fé verdadeira é aquela que gera obras e isso significa sobretudo mudança interior: adquirir novos valores, novas prioridades de vida, etc. A pessoa se motiva e assume o compromisso de ser melhor porque escolheu seguir a Jesus.

Então, se Jesus ensina a perdoar, a pessoa vai se esforçar para aprender a fazer isso. Se Ele cobra que a pessoa deixe de lado seus vícios, a pessoa vai encontrar na sua fé as forças necessárias para mudar seus hábitos. Se Jesus ensina como conseguir auto-controle, a pessoa vai seguir fielmente essa receita e conseguir mudar. 

Portanto, se entra ano e sai ano e seu comportamento continua enfrentando as mesmas limitações e dificuldades, está faltando fé para você. Simples assim.

A pessoa pode até ir à igreja, ler a Bíblia e se envolver com a obra de Deus e ainda assim não conseguir mudar. Isso ocorre quando a pessoa faz todas essas coisas por pura religiosidade, apenas para "cumprir tabela", mas não entregou de fato sua vida a Jesus e muito menos assumiu compromisso com Ele. 

Aproveite, então, a passagem de ano para fazer duas coisas. A primeira é examinar com sinceridade os frutos da sua vida no ano que passou. Por exemplo, quando Deus chamou, você respondeu ou se deixou vencer pelo comodismo, pela "falta" de tempo ou por outra coisa qualquer? Você mudou aquele vício que tanto prejudicava sua vida? Ajudou a levar alguma pessoa para Jesus? Dividiu a carga das pessoas que sofriam?

Se os resultados obtidos no ano que passou não foram bons, reconheça esse fato em oração e peça perdão a Deus.

É aí que entra a segunda coisa: entregue verdadeiramente sua vida a Jesus e passe a fazer aquilo que Ele lhe pede. E peça ajuda a Deus para conseguir transformar sua boa intenção em prática de vida.

Se você fizer isso, pode ter certeza que o próximo ano vai ser muito especial para você.

Com carinho

Um comentário: