segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

OS TRÊS REIS MAGOS

Os presépios de Natal trazem a figura dos três reis magos - Baltasar, Gaspar e Melquior - oferecendo presentes para o bebê Jesus, ainda deitado numa manjedoura. Será que essa imagem linda e tão popular representa um fato real? Será que foi isso mesmo que aconteceu?
Antes de responder, transcrevo abaixo o que a Bíblia fala a respeito da visita dos reis magos a Jesus (Mateus capítulo 2, versículos 1 a 12):
E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Messias. E eles lhe disseram: Em Belém de Judeia porque assim está escrito pelo profeta... 

Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E... disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo para que também eu vá e o adore. tendo eles ouvido o rei, partiram e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que se deteve sobre o lugar onde estava o menino... 

Entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram e abrindo seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho.
 É só isso que a Bíblia relato. Nela não há, portanto, a indicação do nome desses homens, quantos eram  e nem quem eram de fato. Essas informações vêm de outros documentos antigos - como Evangelho da Infância de Jesus - que trazem algumas informações históricas, que podem ser mais ou menos confiáveis dependendo da origem desses textos. Mas esses documentos complementares não podem ter para nós, cristãos, o mesmo peso do que está contido na Bíblia.
Os reis magos vieram de alguma região a oeste (oriente) da Palestina, provavelmente Babilônia e/ou Pérsia e/ou Índia. Eram homens versados em astronomia e astrologia, daí serem conhecidos como "magos". E conheciam alguma profecia sobre o nascimento de um rei para os judeus, que também reinaria sobre toda a humanidade. E isso é surpreendente pois eles nem eram judeus e não conheciam a Bíblia Hebraica (o Velho Testamento).
Eles viram no céu um sinal - a "estrela de Belém" - e entenderam que a criança tinham nascido. E saíram de suas terras para adorar o recém-nascido, fazendo uma longa viagem. Chegaram até Jerusalém e foram perguntar onde estava o bebê. Evidentemente, eles não podiam imaginar que um rei tão importante tivesse nascido numa estrebaria.

Os reis magos eram pessoas ricas e certamente levaram com eles uma comitiva grande e imponente, daí atraírem a atenção do rei Herodes. Os magos acabaram por se encontrar com Herodes e conversaram com ele, contando-lhe sobre a profecia do nascimento do rei dos judeus. E também sobre a estrela que anunciava a chegada de Jesus.

Naturalmente, Herodes ficou amedrontado ao perceber que acabara de nascer um possível rival dele. E convocou os sacerdotes e escribas judeus para perguntar-lhes onde a criança deveria ter nascido. Foi informado que a Bíblia continha uma profecia que isso se daria em Belém da Judeia (Miqueias capítulo 5, versículo 1).

Herodes encaminhou os magos para Belém e pediu-lhes que, na volta, passassem em Jerusalém, para informá-lo sobre o que tivessem visto. Na verdade, Herodes queria matar Jesus, o que tentou fazer mais adiante (Mateus capítulo 2, versículos 16 a 18). Por causa desse perigo, os magos foram avisados em sonho para nada falar para Herodes e eles voltaram para suas casas por outro caminho.
Ao chegarem em Belém, os magos foram guiados pela estrela até o local onde a criança estava. Adoraram o recém-nascido e lhe deram três presentes: ouro, incenso e mirra. Ouro era a dádiva adequada para um rei, o incenso era apropriado para um sacerdote e a mirra (usada para embalsamar corpos) representava sofrimento, o que tinha muito a ver com o papel de profeta. Assim, essas oferendas indicavam o reconhecimento dos três papéis que Jesus haveria de ter. Ao longo do seu ministério, ele haveria de ser rei, sacerdote e profeta, conforme afirma a doutrina cristã.
Repare que o texto conta que os magos encontraram o bebê numa casa e não na estrebaria onde Jesus nasceu. Não são citados no relato o pai adotivo de Jesus, José (provavelmente estava fora), nem pastores ou animais. Em outras palavras, os magos não estavam presentes na cena da manjedoura, no momento do nascimento. Eles chegaram lá depois, quando a família de Jesus já estava hospedada numa casa. Portanto, os presépios estão errados em incluí-los na cena do nascimento.

O texto da Bíblia não afirma que eram três homens e nem cita os seus nomes. Só sabemos essas informações por outros textos. Portanto, não podemos ter certeza absoluta quanto a essa tradição.

A Bíblia também não fala que eram reis - chama-os apenas de magos. A indicação de que eram reis parte da interpretação do Salmo 72, versículo 11, onde é dito que os reis de toda a terra iriam adorar Jesus, bem como os já citados textos paralelos. Essa, então, é outra tradição da qual não podemos ter certeza absoluta.

A visita dos magos a Jesus tem diversos significados teológicos. O primeiro é que o Rei (Jesus) foi rejeitado desde o seu nascimento pelos poderes constituídos (Herodes e os principais sacerdotes judeus). Mas, foi imediatamente reconhecido por aqueles que viviam à margem desse poder e tinham conhecimento espiritual, como os pastores ou os magos.
Indica, também, que as profecias relacionadas com Jesus eram conhecidas não apenas pelos judeus. Em outras palavras, Deus deu outras revelações para povos que não eram Israel.

Finalmente, esse episódio demonstra que as profecias especificavam com clareza os papéis que Jesus haveria de desempenhar na história humana, daí os presentes que os magos lhe deram.

Com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário